A Claque: banda disponibiliza três singles e prepara álbum de estréia
Por Érico Fernando de Oliveira
Postado em 16 de outubro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Já em 1968 Mick Jagger cantava "what can a poor boy do except to sing for a rock'n'roll band?" Não são mais garotos, é verdade. Estão mais para três senhores, meio gordos, meio carecas, que ainda acreditam no Rock’n’Roll. Esta é A Claque, trio paulistano que insiste em acompanhar o Velho Dinossauro. Érico Oliveira (baixo) e André Carvalho (bateria) precisaram de muitas tentativas ao longo dos anos para fazer algo musicalmente interessante, mas quando Júlio Oliveira (guitarra) embarcou no passeio as coisas começaram a desencantar. Esta formação conseguiu organizar palavras e acordes em canções, e agora elas começam a ser lançadas.
A primeira música lançada é "Herói de Facebook", uma contundente observação sobre o comportamento social do brasileiro atual. Debaixo de um instrumental irreverente, meio anos 60, meio brega, a música denuncia o pensamento retrógrado e reacionário que, ironicamente, encontra seu principal megafone nos meios digitais.
"Caixa Dois" é uma recorrência. Composta em 2005, a música fala de "toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer" (que o Cazuza já denunciava em 1988, e que é bem anterior ao Velho Dinossauro). O mais triste é que continua atual. A letra foi atualizada para esta versão, aproveitando tantas palavras novas inclusas ao nosso vocabulário político.
Para algo completamente diferente, "Todo ouvidos" é uma canção sentimental. Todo mundo já precisou se encontrar ou falar com um(a) ex em alguma situação qualquer. Esta é a oportunidade para a catarse, e esta canção é uma realização possível. Um pouco de punk, um pouco de anos 70, e pronto: um tapa na orelha!
Estes três singles são a introdução ao álbum "Aporia", uma coleção de canções a ser lançada no primeiro semestre de 2021, falando de tantos sentimentos tão conflitantes e tão inconclusos quanto os que experimentamos. Diante de alguns deles, só podemos rir. O que salva A Claque é a observação de Giorgio Agamben: não existe humor a favor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps