As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Por Bruce William
Postado em 16 de novembro de 2025
Ronnie James Dio deixou clássicos em várias fases: Elf, Rainbow, Black Sabbath e Dio. Entre tributos e eventos beneficentes, o legado segue ativo e atraindo fãs novos. A Loudwire pediu a cinco nomes do rock e do metal que escolhessem suas favoritas de Ronnie James Dio, e as respostas seguem abaixo, juntamente com as razões que cada um dá, o que dizem muito sobre a força dessas composições.
Rudy Sarzo escolhe "Gates of Babylon" (Rainbow). Ele conta: "Minha composição favorita do Ronnie James Dio é 'Gates of Babylon'. Quando entrei no Dio em 2004, perguntei ao Ronnie se podíamos colocá-la no setlist. Ele me disse que já tinham tentado tocar antes, mas não tinha ficado satisfeito com o som. Então, pedi à banda para aprendermos e tocarmos para o Ronnie. E fizemos. Quando a música acabou, ele olhou para mim e disse: 'Bem, acho que a música fica no set'. Tocamos 'Gates of Babylon' por algumas turnês e ela está no DVD e no disco 'Holy Diver Live'. Uma lembrança realmente inesquecível."

Tom Morello vai de "The Mob Rules" (Black Sabbath): "Embora existam músicas demais do Ronnie James Dio para escolher, eu fico com 'The Mob Rules'. É um petardo absolutamente esmagador, o riff é de todos os tempos, a seção rítmica é pulverizante e, claro, o vocal e a letra espetaculares, assustadoras do Dio fazem dessa faixa um momento de ápice no metal."
Eddie Trunk não se contenta com uma só fase e aponta três: "Rainbow: tem que ser 'Stargazer'. Épica com E maiúsculo! Toda a execução é brilhante e o vocal do Ronnie é absurdo! No final, quando ele canta 'My eyes are bleeding', sempre me dá arrepios. É triste pensar que três dos músicos disso já não estão entre nós - Ronnie, Cozy Powell e Jimmy Bain. Atemporal."
Prossegue o radialista: "Black Sabbath: tem que ser a faixa-título de 'Heaven and Hell'. A era Dio foi quando fui apresentado ao Sabbath. Esse álbum saiu quando eu estava no colegial. Depois voltei e ouvi as coisas com o Ozzy. Uma obra-prima em todos os sentidos!". Por último, ele fala sobre a carreira solo do vocalista: "Dio: tem que ser a faixa-título de 'Holy Diver'. Tem tudo e, de certa forma, é parecida, em alguns aspectos, com 'Heaven and Hell'. Riff massivo que o Dio escreveu no baixo - e que banda!"
Lita Ford também escolhe a mesma música do Rainbow e liga ao próprio começo: "Antes de mais nada, deixe-me dizer que cresci ouvindo 'Rainbow Rising'. Meu cantor favorito (Ronnie James Dio), meu guitarrista favorito (Ritchie Blackmore) e meu baterista favorito (Cozy Powell). Esse álbum é fora da curva e me ajudou a atravessar tempos bem difíceis enquanto eu viajava com as Runaways quando tinha apenas 18 anos. 'Stargazer' é uma música que eu ouço agora em 2025 e lá em 1976, porque nunca parece envelhecer. Quando eu aqueço a voz antes de um show, eu simplesmente canto junto com o Ronnie James Dio nessa música - a performance vocal incrível dele me ajuda a entrar no clima do rock! Você sabe que está aquecida se consegue chegar perto de cantar junto com os vocais arrebatadores do Ronnie em 'Stargazer'!!"
Brendon Small fica com "Sign of the Southern Cross" (Black Sabbath): "Pra mim, 'Sign of the Southern Cross', da era Dio no Sabbath, é uma das maiores músicas de todos os tempos. É uma peça lindamente escrita. Eu amo porque mostra a linda amplitude dinâmica da voz do Dio. O pesado e o dramático encontrando o falsete controlado e suave. Totalmente brutal. Totalmente belo. Incontestável."
Cinco olhares, cinco portas de entrada para o mesmo repertório. Entre a grandiosidade orquestral de "Stargazer", o ataque de "The Mob Rules", a vibração mística de "Sign of the Southern Cross" e os hinos de "Heaven and Hell"/"Holy Diver", o que aparece em comum é simples: a voz, a escrita e a presença que Ronnie James Dio levou para cada banda por onde passou, e que seguem acendendo novas audições, décadas depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Quem é o homem carregando o feixe de galhos que está na capa do "Led Zeppelin IV"
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
As lembranças que John Petrucci guarda dos primeiros shows do Dream Theater no Brasil


Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
A música desconhecida que deu origem a um dos maiores clássicos do heavy metal
Regis Tadeu aponta quem é o Frank Sinatra do heavy metal: "É Indiscutível"
Metal Rules: Os 100 melhores discos da História do Metal


