Brian Johnson sofreu com surdez em vários shows do AC/DC e não conseguia acertar tons
Por Igor Miranda
Postado em 06 de outubro de 2020
O diagnóstico de surdez de Brian Johnson foi bastante sério. O vocalista do AC/DC abriu o jogo sobre o problema em entrevista à "Rolling Stone", onde o guitarrista Angus Young e o baixista Cliff Williams também falaram sobre o assunto.
A perda de audição começou a se apresentar de forma mais séria durante a turnê "Rock or Bust", realizada entre 2015 e 2016. Brian precisou ser afastado no meio da tour para buscar tratamento, caso contrário, a surdez seria definitiva. Ele acabou sendo substituído por Axl Rose, do Guns N' Roses.
"Foi muito sério. Eu não conseguia ouvir o som das guitarras de forma alguma. Eu estava seguindo literalmente com base na memória muscular e leitura labial. Ficava muito mal com aquela situação nos shows. Não há nada pior do que ficar parado lá e não ter certeza do que está fazendo", afirmou Johnson.
Cliff Williams complementou: "Brian tirava seus monitores de retorno in-ear e ficava apenas balançando a cabeça. Ele não conseguia acertar os tons. Estava assando por um momento muito difícil".
Os médicos precisaram interferir e pediram que Brian Johnson deixasse a estrada. "Brian corria o risco de ficar surdo permanentemente. Tivemos alguns dias para avisar a todos e divulgar a mensagem. Não queríamos que as pessoas chegassem e ficassem descontentes ao descobrir no último minuto (que Brian Johnson não estaria nos shows seguintes)", comentou Angus Young.
O AC/DC, que já estava com o baterista Chris Slade no lugar de Phil Rudd, seguiu com Axl Rose no vocal ao longo da turnê. "Quando você passa por vários cenários, nenhum deles é a melhor opção. Você pensa em cancelar, aí tem as questões legais. Tivemos sugestões dos nossos empresários. Havia uma lista de candidatos para cantar. Do nada, Axl Rose entrou em contato e disse que poderia ajudar, o que foi ótimo", disse o guitarrista.
Brian Johnson acabou fazendo um tratamento experimental, sobre o qual revelou apenas alguns detalhes. "Um expert em audição trouxe uma coisa que parecia uma bateria de carro. Falou que iriam transformar aquilo em miniatura. Levou dois anos e meio. Ele vinha todo mês. Era chato demais ficar com aqueles fios, telas de computador, barulhos. Mas valeu a pena. Ele usou a estrutura óssea do crânio como receptor de som. É tudo o que posso te dizer", afirmou.
Dessa forma, o vocalista finalmente pôde voltar a cantar. A banda acompanhou cada passo da recuperação.
Todavia, por conta do problema, o AC/DC ainda não sabe como fará a turnê para divulgar seu próximo álbum, intitulado "PWR/UP" - ou "Power Up". "Pensamos em fazer alguns shows pequenos para começar. Foi o mais longe que chegamos. Dois dias depois de uma reunião que tivemos, a m*rda foi jogada no ventilador. (O coronavírus) Foi na China, depois Europa e aí começou a se espalhar. Não parecia mais possível", afirmou Johnson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Vocalista do Nevermore fala sobre influência de Warrel Dane e recepção dos fãs
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Ex-vocalista do Slipknot revela se considera "Mate. Feed. Kill. Repeat." um disco ou demo
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Brent Hinds odiava entrevistas, revistas e fumaça de cigarro
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Lacrimosa em seu primeiro show com Orquestra
O megahit de 1973 que Rod Stewart levou 25 anos para gostar: "Você deveria cantar isso"

Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
As 3 melhores músicas do AC/DC de todos os tempos, segundo Brian Johnson
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
Os 50 melhores discos lançados em 2020, segundo a Louder
O guitarrista que Angus Young acha muito melhor que Eric Clapton
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
O cantor considerado o "Led Zeppelin dos anos 50" por Angus Young
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire


