Metallica: Kirk Hammett sentia-se deprimido nas gravações de "Ride the Lightning"
Por Igor Miranda
Postado em 29 de dezembro de 2020
O guitarrista Kirk Hammett revelou sentir-se deprimido durante as gravações do segundo álbum do Metallica, "Ride the Lightning". Lançado em 1984, o disco é citado como um dos melhores da banda, tendo músicas como "For Whom the Bell Tolls", "Creeping Death" e a balada "Fade to Black".
Em entrevista ao canal da Gibson no YouTube, com trecho transcrito pelo Ultimate Guitar, Hammett refletiu sobre todo o contexto por trás de "Ride the Lightning". O guitarrista contou que o trabalho em torno do álbum o ajudou a não ficar mais deprimido.
Inicialmente, o músico apontou que o álbum foi gravado em Copenhague, na Dinamarca, país natal do baterista Lars Ulrich. "Tínhamos um orçamento limitado e trabalhamos pouco antes das gravações. Fizemos um acordo com o estúdio para gravar por mais tempo, mas não tínhamos onde ficar, então, ficamos morando no sótão onde ficavam as fitas. Dormíamos em três sacos no chão - como Lars era de Copenhague, ele arrumava algum lugar para dormir, mas nós não", disse.
Por um lado, "Ride the Lightning" representou um avanço em comparação ao primeiro álbum, "Kill 'Em All" (1983). "Sabíamos que teríamos mais tempo para explorar certos timbres de guitarra e que ter um bom timbre de bateria era primordial. Todos os grandes álbuns têm grandes sons de bateria. E saía mais barato gravar lá do que nos Estados Unidos. Além de ser Copenhague, terra natal de Lars", afirmou.
Entretanto, com o passar do tempo, aquele contexto chateou os músicos. "Achávamos que seria bom ficar longe da Bay Area, mas não sabíamos que seria tanto tempo: foram uns 5 a 6 meses e ficamos com saudades de casa. Vários desses sentimentos estão na letra de 'Fade to Black', que lidava muito com sentir saudades de casa", declarou.
Hammett declarou que ele, em particular, sentiu-se deprimido durante as gravações do disco. "Lembro de estar deprimido, desejar estar em casa. Quando chegou minha vez de fazer os solos, lembro de pensar: 'tenho toda essa energia, mas estou chateado ao mesmo tempo'", disse.
Por fim, o músico apontou que conseguiu canalizar todo aquele sentimento em um bom trabalho artístico. "Coloquei as emoções inteiras em meus solos de guitarra. Aquilo foi como uma terapia para mim", concluiu.
"Ride the Lightning" foi gravado de forma rápida, entre 20 de fevereiro e 14 de março de 1984. A banda tinha shows marcados para 29 dias após o início das sessões. Entretanto, ao citar que ficou "uns 5 a 6 meses" fora de casa, Kirk provavelmente se refere ao período em que o grupo passou em turnê antes disso, já que eles faziam muitos shows.
A entrevista pode ser assistida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
Slash revela o que realmente agravou briga com Axl Rose: "Era superficial e estúpido"
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
O vazio deixado pelo Edguy
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
A música que Bob Dylan considera sua maior composição sobre coração partido
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas

Como Metallica foi acusado de "se vender" por causa de "Fade to Black"

Exodus "homenageou" Kirk Hammett em primeiro show do guitarrista no Metallica
Os 10 melhores discos de heavy metal lançados em 2016, segundo a Louder
O show do Metallica que terminou com Lars Ulrich levando um soco de James Hetfield
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
Dave Mustaine gostaria de entrar para o Rock and Roll Hall of Fame
As 10 piores músicas de metal do mundo, segundo inteligência artificial ChatGPT
Ozzy Osbourne revela o único integrante de sua banda que saiu "do jeito certo"


