Listas: 10 álbuns interessantes lançados em 2020
Por Guilherme Cardoso
Postado em 02 de dezembro de 2020
Mais um ano acabando e, assim, chegamos na época das famosas listas de final de ano. Essa lista não tem a pretensão de eleger os 10 melhores álbuns do ano, algo que é bem subjetivo, mas apenas de elencar 10 álbuns interessantes lançados por bandas de metal menos conhecidas. Vamos a elas então (em ordem alfabética).
Alguns dos textos dessa matéria foram copiados parcial ou integralmente de 1CDpordia.
Burden of Life – The Makeshift Conquerer
The Makeshift Conquerer é apenas o quarto álbum dessa banda alemã formada em 2004. Com quase 1 hora de duração, é um belo e expansivo álbum de prog metal, com partes sinfônicas (vide a grandiosa "Geisteblitz"), vocais variados (do gutural ao limpo) e bastante emoção.
Destaques: "Geisteblitz" e "Anthem of the Unbeloved".
Mnemocide – Feeding the Vultures
Debut da banda suíça Mnemocide, Feeding the Vultures é death metal sem rodeios: vocal gutural grave e riffs e mais riffs.
Destaques: "In Pain" e "Revolution Required"
Pull Down the Sun – Of Valleys and Mountains
Outra banda novata da lista, Pull Down the Sun é um trio da Nova Zelândia cujas letras inspiram-se na natureza e cultura de seu país. Musicalmente, o grupo caminha entre o groove metal e o metal alternativo, algo como um encontro entre Gojira e Deftones. Apesar da faixa-título ser praticamente um cover de Gojira, o resto do álbum não é uma mera imitação de suas influências. A banda consegue adicionar grandes melodias e sonoridades eletrônicas, que dão um tom inesperadamente bacana nas suas músicas.
Destaques: "Utu" e "Ngaro".
Radiant Knife – The Ghost
A dupla Radiant Knife lançou dois EPs "irmãos" em 2020, The Body e The Ghost. Enquanto o primeiro é pesado e imprevisível (suas músicas não tem uma estrutura muito definida e usam poucos vocais) o segundo é um trabalho mais coeso e focado. Apesar de ser um EP, The Ghost tem 36 minutos de duração, com apenas duas músicas abaixo de 6 minutos. A banda mistura sludge, rock progressivo e psicodélico, algo que lembra Mastodon nos seus momentos mais "leves". Ainda assim, o Radiant Knife tem um clima bem mais etéreo e delicado nas suas músicas. The Ghost é o tipo do álbum que exige do ouvinte uma imersão sonora para "fazer efeito".
Destaques: "True Believers" e "Dark Horizon"
Revolted Masses – Rise
Direto da Grécia, o Revolted Masses lançou seu terceiro álbum de estúdio com Rise. A mistura de thrash metal, death metal, groove metal, boas melodias e muita técnica é perfeita para agradar fãs de Lamb of God, Sylosis, Trivium e semelhantes.
Destaques: "Drown in Apathy" e "Lydian Colours"
Sinistral King – Serpent Uncoiling
Sinistral King é um trio formado por membros de bandas conhecidas de metal extremo da Noruega, Alemanha e Suiça. As 5 faixas de Serpent Uncoiling apresentam um death/black metal cheio de pompa e com uma grande produção, não faltam coros e ambientações para dar um tom super oculto e sombrio ao álbum. Indicadíssimo para fãs de Behemoth, Rotting Christ, Septic Flesh e por aí vai.
Destaques: "Serpent Uncoiling" e "Isheth Zenunim"
SpiritWorld – Pagan Rhythms
Pagan Rhythms é o primeiro álbum do SpiritWorld, projeto de Stu Folsom. A fórmula é bem parecida com a qual o Power Trip conquistou o mundo: thrash metal/hardcore com muita influência de Slayer e Sepultura. Os riffs são o carro-chefe de Pagan Rhythms mas vale a menção do conceito por trás do álbum: é o acompanhamento musical para uma coletânea de curtas histórias faroestes de terror escritas por Stu. Por isso, o álbum tem um clima bem peculiar, com vários samples espalhados que remetem ao velho oeste.
Destaques: "Pagan Rhythms" e "Unholy Passages"
The Black Moods – Sunshine
Esse é o único álbum da lista que foge do gênero metal mas, por ser hard rock, acho que vale a inclusão. Em seu terceiro álbum, The Black Moods conseguiu fazer um hard rock bem acessível (quase um AOR) com refrões obscenamente grudentos. A faixa-título tem um dos refrões mais legais de 2020 na opinião desse que vos escreve.
Destaques: "Sunshine" e "Throwing Shade"
Transcend – Balance I
Balance I é o segundo álbum do trio canadense Transcend. Ao longo das 4 faixas, o grupo apresenta um prog metal moderno influenciado por Devin Townsend, Leprous, Haken entre outros, com o balanço certo entre sofisticação e emoção. Para completar, a produção cristalina do álbum dá um ar grandioso mas orgânico às músicas, o que talvez seja outra influência do Devin Townsend.
Destaques: "Disillusion" e "A Parallel Reflection I"
Video Nasties – Dominion
Direto da Inglaterra, Video Nasties misturou black metal, heavy metal, thrash metal, punk rock e o gosto por filmes de terror em seu álbum de estreia. Dominion tem o melhor de cada mundo: o vocal cortante do black metal, riffs galopantes e gang vocals de thrash metal, guitarras gêmeas de heavy metal tradicional e a energia e velocidade do punk rock.
Destaques: "Transvoltum" e "They Rise"
FONTE: 1cdpordia
https://www.instagram.com/1cdpordia/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
The Cult ganha cover brasileiro; veja o clipe de "Brother Wolf, Sister Moon"
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder

Top 40: os músicos mais ricos do hard rock e metal
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
Monica Santhiago: O Excelente gosto - musical - da musa pornô BR
O dia que Ney Matogrosso e Caetano constrangeram Renato Russo na casa de Regina Casé
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos


