Gilby Clarke revela a diferença entre ele e Izzy Stradlin nos shows do Guns N' Roses
Por Igor Miranda
Fonte: Guitar World
Postado em 14 de setembro de 2020
Gilby Clarke chegou ao Guns N' Roses no fim de 1991 com uma função ingrata: substituir Izzy Stradlin, que havia deixado a banda em meio à turnê dos álbuns "Use Your Illusion". Stradlin é mencionado como um dos principais compositores dos discos clássicos da banda.
Guns N' Roses - Mais Novidades
No fim das contas, Clarke não teve a oportunidade de mostrar sua criatividade em estúdio. Com a banda, ele gravou apenas o álbum de covers "The Spaghetti Incident?" (1993), além dos registros ao vivo "Use Your Illusion World Tour 1992 in Tokyo" (1992) e, parcialmente, "Live Era '87-'93" (1999).
Considerando que não é possível comparar Izzy e Gilby de forma completa no Guns N' Roses, dá para traçar um paralelo entre os dois em cima do palco. Foi o que Clarke fez, em recente entrevista à Guitar World.
Inicialmente, o músico comentou sobre a química que seu antecessor tinha com Slash, responsável pela guitarra solo do Guns N' Roses. "Eu adorava o que Izzy e Slash fizeram, especialmente em 'Appetite for Destruction' (1987). Eles tocavam um para o outro, se completavam. Era como o Aerosmith, que é uma versão mais alta dos Rolling Stones", afirmou.
Em seguida, foi feita a comparação entre os dois estilos de se tocar ao vivo. "Eu tentava pegar o que Izzy começou e apenas acrescentar algo àquilo. Eu não uso tanto ganho na distorção como Slash, mas eu utilizava mais ganho do que Izzy", disse Clarke, comentando que sua guitarra, nos shows, soava um pouco mais pesada que a de Stradlin.
Ainda durante o bate-papo, Gilby destacou que a evolução de Slash naqueles tempos era perceptível. "Slash evoluiu muito desde o 'Appetite' até o início da turnê dos 'Illusion'. Ele deixava uma guitarra no quarto de hotel e ficava praticando sempre", afirmou.
Ele pontuou, ainda, que os tempos de farra não representavam falta de musicalidade e técnica por parte do Guns N' Roses. "Havia muita festa rolando nos shows e nós estávamos aproveitando o que estava ali, mas uma coisa sobre a banda era que todos levavam a música muito a sério. Ninguém queria decepcionar o outro", disse.
Por fim, Gilby Clarke citou que o Guns N' Roses era "obviamente a banda de Axl (Rose, vocalista) e Slash", mas "ainda passava a sensação de que era uma banda". "Slash me perguntava o que eu achava de algumas coisas, assim como Axl. Eu sabia meu lugar e sabia que estava há pouco tempo na formação, mas realmente parecia que também era a minha banda", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
King Diamond conta como se deu parceria com Gus G
Último show do Sepultura sofre mudança de local
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
King Diamond fala sobre saída do guitarrista e produtor Andy LaRocque
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom

A letra cruel que Slash tentou fazer Axl Rose mudar antes de sair no disco do Guns N' Roses
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A música que o Guns N' Roses escreveu antes da fama e guardou por seis anos
Gene Simmons acha que a década de 1980 foi um período "terrível" para a música
O dia que um show do Guns N' Roses terminou em uma competição de cusparadas com a plateia
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
Gene Simmons explica por que um álbum do Guns N' Roses é um de seus favoritos
O álbum de covers que Slash considera um dos maiores de todos os tempos


