A música do Guns N' Roses da qual Slash muito se orgulha, apesar de não ser tão técnica
Por Bruce William
Postado em 31 de janeiro de 2025
Lançada em "Use Your Illusion I" (1991), "Coma" é a faixa mais longa do Guns N’ Roses, ultrapassando 10 minutos. Escrita por Axl Rose e Slash, a música tem uma estrutura diferente do restante do álbum e explora temas de colapso emocional e fuga da realidade. Conforme o letras.mus.br: "É uma viagem intensa e sombria pela mente de alguém que está lutando contra seus próprios demônios internos. A letra sugere uma experiência quase de morte ou um estado de inconsciência, onde o eu lírico se encontra em um 'coma' e paradoxalmente encontra paz nesse estado, longe das pressões e do caos do mundo real."
Guns N' Roses - Mais Novidades

Axl revelou que a letra foi inspirada em uma overdose que sofreu por estresse, quando ingeriu uma grande quantidade de pílulas durante uma discussão, relata o Songfacts. No hospital, percebeu que seu primeiro pensamento foi sobre a carreira e o trabalho que ainda tinha a fazer. E apesar do peso do tema, Slash sempre demonstrou orgulho pela canção, que ele diz também ter participado da letra [wikipedia].
Em entrevista à Guitar Magazine em 2011, Slash afirmou: "Escrevi 'Coma' no meu delírio de heroína. É uma música da qual ainda me orgulho. Não há muita 'técnica' - é um estilo bem direto, característico meu. Mas o que a torna interessante é a parte final, um ciclo de acordes giratório que nunca termina: a mesma progressão de acordes repetida, mas mudando de tom a cada vez. Foi minha descoberta matemática musical. Simplesmente tropecei nisso e é algo muito meu... mas funcionou."
Apesar de não ser uma das músicas mais populares do Guns N' Roses, a canção se tornou uma das favoritas de muitos fãs por sua complexidade e intensidade, apesar da banda raramente tocar ao vivo, o que aumenta o status da música como uma peça única no repertório do grupo. Em algumas entrevistas, Axl mencionou que a execução da faixa ao vivo exige muito dele fisicamente e mentalmente, o que pode explicar sua ausência frequente nos setlists.
O Guns N’ Roses experimentou diferentes estilos ao longo dos anos, mas "Coma" se destaca como um momento raro em que a banda explorou uma estrutura musical mais elaborada. Slash pode não a considerar tecnicamente desafiadora, mas vê nela um dos trabalhos mais interessantes que já fez.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
Liquidação do Banco Master adiou quase 50 shows de produtora especializada em metal
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater


A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
As músicas em que Slash mandou indiretas para Axl Rose, na época seu parceiro no Guns N' Roses
Guns N' Roses, Melania Trump e a "música linda" que não foi liberada
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
Axl Rose queria "o guitarrista mais maluco de todos", e Joe Satriani sabia onde achar
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que brasileiros adoram, mas que Malcolm Young não queria que o AC/DC se parecesse


