Por que ex-guitarrista do Guns N' Roses errou "Welcome to the Jungle" no Rock in Rio
Por Igor Miranda
Postado em 22 de janeiro de 2021
Após ficar 9 anos sem tocar no Brasil, o Guns N' Roses se apresentou em cinco capitais no ano de 2010 - e retornou em 2011 para uma performance no festival Rock in Rio. O show no festival carioca estava cercado de expectativas, em meio a uma forte chuva e um longo atraso para começar, mas logo na segunda música do repertório, "Welcome to the Jungle", o guitarrista Ron "Bumblefoot" Thal errou o solo de forma bizarra e deixou alguns fãs desanimados.
Guns N' Roses - Mais Novidades
O que rolou com Bumblefoot, um músico tão técnico e habilidoso, naquela situação? Em entrevista ao canal de YouTube "No Guitar Is Safe", com transcrição via Ultimate Guitar, ele se recordou da ocasião e explicou o que deu errado.
Ron Thal revelou que não foi culpa só do capacete de Stormtrooper, personagem da franquia "Star Wars", que ele resolveu usar no momento sabe-se lá por qual motivo. No vídeo, é possível ver que ele parece tentar deixar o acessório no topo da cabeça, mas é atrapalhado quando seu rosto é tampado completamente pelo objeto.
Assista abaixo.
"Aquele foi meu primeiro show após um acidente de carro. Eu estava muito drogado. Médicos injetaram esteroides na minha coluna e me deram esteroides orais. [...] E usar uma guitarra de dois braços, pesando 13 quilos, por 3 horas... meu técnico precisou colocar e tirar a guitarra de mim, pois eu nem conseguia levantar meus braços devido aos danos causados pelo acidente. Fora que eu havia sofrido uma concussão", relembrou.
O músico reconhece que não deveria ter aceitado fazer aquela turnê. "Porém, você sabe, eu era levado a pensar que o mundo iria acabar se eu não fizesse a turnê e que eu iria salvar o universo ao fazer aquilo, então, eu fiz", disse.
Afetado por seus problemas de saúde e pelas condições adversas no palco, Bumblefoot deu de cara com o capacete. "Havia uma fã na primeira fila que tinha um capacete de Stormtrooper. Ela era tão legal. Então, peguei o capacete e coloquei. E estava chovendo muito, com a água alagando o palco em um nível acima dos nossos pedais de guitarra. Muitas poças no palco, pessoas passando rodo, a água causando falhas na pirotecnia. Minha guitarra estava encharcada e eu uso fretless (sem trastes), então meus dedos não deslizavam", afirmou.
Todo esse cenário convergiu de vez quando o guitarrista decidiu colocar o capacete. "Assim que eu o coloquei, senti como se a pele do meu rosto estivesse grudado nele. O capacete ficou embaçado, fiquei sem visão, e o capacete grudou na minha cara. Não conseguia tirar com uma mão e o solo de 'Welcome to the Jungle' chegava. Da forma como eu toco, eu precisava olhar para a guitarra, pois não me ouvia", comentou.
Ele decidiu parar o solo e tirar o capacete com a mão direita, o deixando apenas no topo da cabeça, como se fosse um chapéu. Não deu certo. "Mexi um pouco a cabeça e ele encaixou de novo no meu rosto. F*deu. Embaçou de novo, fiquei sem poder ver", disse.
Por fim, Bumblefoot precisou realmente parar de tocar o solo para tirar o capacete com as duas mãos e jogar no chão. "E o tempo todo com uma dor indescritível, meio drogado. Só parei para tirar o capacete", revelou.
Até hoje, ele recebe fotos e vídeos daquele momento ligeiramente constrangedor por meio das redes sociais. "E no dia seguinte ao show, recebi centenas de e-mails de fãs raivosos dizendo que eu destruí a vida deles e estraguei a música. Segundo eles, estraguei tudo porque deixei de tocar algumas notas do solo - um solo que eu toco perfeitamente em todos os shows", concluiu.
Veja, abaixo, a performance completa de "Welcome to the Jungle" no Rock in Rio 2011.
A entrevista de Bumblefoot pode ser ouvida na íntegra via Soundcloud.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps