Kurt Cobain, do Nirvana, cuspiu no piano de Elton John pensando ser de Axl Rose
Por Leandro Lopes Gomes
Postado em 14 de janeiro de 2021
Quando o Nirvana estourou, no início dos anos 1990, dando início à "era Grunge", eles incomodaram muitas bandas de Hard Rock, que, até então, dominavam a cena e o mercado. Isso criou uma rivalidade entre os dois gêneros, que quase acabou em quebra pau generalizado entre os membros do Nirvana e do Guns N' Roses no VMA Awards, da MTV, em 1992.
Os detalhes desta história foram relembrados por algumas das pessoas que testemunharam os eventos, na matéria de Johnny Black, veiculada na Classic Rock e na Loudersound.com.
O mal estar entre os membros das duas bandas provavelmente teve início quando o Nirvana esnobou o convite de Axl Rose para participarem de uma turnê junto com o GN´R, conforme relembrou Matt Sorum, ex-baterista do GN’R: "Nós os convidamos para fazerem a turnê com a gente, mas eles recusaram. Disseram que éramos uma ‘banda comercial’."
Axl Rose, então no auge de seu estrelato com o GN’R e, aparentemente, com seu ego ferido, revidou, se referindo ao vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, e à sua esposa, Kurtney Love, como: "o drogado e sua esposa drogada", durante show em Orlando na Flórida, e fez o seguinte comentário: "Se o bebê [Frances Bean, filha de Kurt Cobain e Kurtney Love, recém-nascida na época] nascer com deformidades, eu acho que ambos devem ser presos". Para piorar ainda mais a situação, na semana seguinte, as bandas se encontraram para a cerimônia do VMA Awards e, durante os ensaios para as apresentações, Axl Rose bateu boca com Kurtney Love depois que ela lhe provocou, dizendo em tom sarcástico: "Axl, Axl, você quer ser o padrinho de nossa filha? - conforme relatou Amy Finnerty, diretora de programação musical da MTV, que estava presente no momento. A resposta de Axl à provocação não foi das mais educadas. A partir daí, a tensão só aumentou.
Durante a cerimônia, quando os membros do Nirvana se encaminhavam ao palco para a sua apresentação, Krist Novoselic, baixista do Nirvana, foi confrontado por Duff McKagan, baixista do GN’R, acompanhado de três seguranças, conforme relatou: "Eu estava me encaminhando para o palco quando Duff McKagan veio em minha direção. Acho que o Duff também estava alcoolizado. Ele deve ter ouvido o Axl falar algo e queria ‘trocar uma ideia’ comigo. O cara queria brigar e estava com três seguranças me empurrando. O pessoal da produção que me tirou dali."
Com toda essa tensão no ar, a apresentação do Nirvana teve um desfecho caótico: Krist Novoselic se feriu ao jogar seu contrabaixo para cima, que caiu em sua própria cabeça; Kurt Cobain e Dave Grohl, baterista do Nirvana na época, promoveram um quebra-quebra no palco à la The Who. Dave, além disso, foi ao microfone e chamou por Axl, diversas vezes, em tom de deboche.
Em meio a todo esse clima tenso, houve um episódio relativamente cômico: ao sair do palco, Kurt Cobain se deparou com os pianos de Axl Rose e Elton John - que iriam se apresentar juntos na sequência -, e não perdeu a oportunidade de descarregar toda a sua raiva, dando uma bela cusparada nas teclas do piano do Axl, como relembrou Earnie Bailey, guitar tech do Nirvana: "O Kurt chegou às gargalhadas. Ele me disse que tinha cuspido nas teclas do piano do Axl quando estava saindo do palco. Ainda estávamos rindo disso e assistindo à cerimônia pela TV quando Kurt viu os dois pianos no palco e disse: "Cacete! Eu cuspi no piano do Elton John por engano!" Eu não sei o que foi mais engraçado: a cara de pavor do Kurt ao perceber o que havia feito; ou ver o Elton John mandando ver no piano."
FONTE: Loudersound.com
https://www.loudersound.com/features/the-story-of-axl-rose-and-kurt-cobains-mtv-bust-up-by-those-who-were-there
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps