Quando Van Halen tocou "Jump" desastrosamente fora do tom em 2007
Por Igor Miranda
Postado em 25 de fevereiro de 2021
Em 2007, um dos shows da turnê de reunião do Van Halen com o vocalista David Lee Roth foi marcado por uma performance ruim do hit "Jump". O vídeo da canção, retirado da apresentação em Greensboro, Califórnia do Norte, Estados Unidos, viralizou no YouTube naquela época e segue sendo bastante acessado até hoje.
O que realmente aconteceu naquela ocasião? Muitos internautas "culparam" o sample de teclado, que estaria supostamente fora da taxa de amostragem (sample rate), frequência medida em Hertz. Porém, o técnico de guitarra de Eddie Van Halen, Tom Weber, revelou que o problema foi um pouco mais simples do que parece.
Em entrevista ao podcast de Mitch Lafon e Jeremy White, transcrita pela Guitar World, Weber contou que, na verdade, o problema estava na própria guitarra de Eddie Van Halen. Sim: o instrumento do lendário músico estava desafinado.
"Não foi a sample rate do teclado, não teve nada a ver com teclado. Eu não pude lidar com isso porque era um ponto delicado para Ed. Durante o momento solo dele, que aconteceu algumas músicas antes de 'Jump', sabemos que Ed adora fazer barulhos com a guitarra. [...] Em dado momento, ele literalmente enfiou o headstock da guitarra no palco por diversas vezes", contou Weber, inicialmente.
De fato, a área do headstock de uma guitarra é bastante sensível, pois é neste ponto em que o instrumento é afinado. Dessa forma, qualquer impacto causado nessa região pode complicar a vida do músico. A imagem abaixo mostra o componente em questão, citado por Tom Weber.
O técnico de guitarra continuou: "Normalmente, se há alguma guitarra desafinada, obviamente, meu trabalho é ter outra guitarra pronta para ele - e eu tinha. Só que ele acabou afinando um pouco, ali na hora, e continuou tocando, enquanto eu segurava a guitarra reserva e acenava para ele".
O problema é que o show continuou com aquela guitarra que não estava perfeitamente afinada - e isso atrapalhou até mesmo o baixista Wolfgang Van Halen. "Eles entraram em 'Ain't Talkin' 'Bout Love', a próxima música. Wolfgang começou a tocar e percebeu que não estava com a mesma afinação da guitarra, então Wolfgang mexeu na afinação dele", disse.
A banda também tocou "Panama" até chegar a "Jump", que era a última música do repertório. Geralmente, antes de "Jump", independentemente de desafinações, Eddie Van Halen deixava o palco rapidamente e trocava sua guitarra. Justo naquela noite, isso não aconteceu.
"Dessa vez, eles ficaram no palco. [...] Ed não saiu para pegar outra guitarra. Então, tínhamos Wolfgang no baixo, Ed com sua guitarra desafinada e uma música com um teclado que está de fato afinado. Ed não tinha retorno de áudio dos teclados, então ele não conseguia ouvir que estava desafinado. Foi isso", revelou Tom Weber.
A reação de Eddie Van Halen
No fim das contas, Eddie Van Halen só descobriu o pequeno vexame algumas semanas depois, quando algum fã que estava no show abordou o guitarrista e mostrou o trágico vídeo para ele. Ed, é claro, culpou seu técnico.
"Ele me chamou no meio do camarim, cheio de gente, e falou: 'você me deu uma guitarra desafinada'. Eu falei que não e disse: 'se você se lembra, você bateu o headstock da guitarra no palco várias vezes e não saiu do palco para pegar uma outra guitarra afinada'. Ele falou que isso não faria diferença", contou.
Para provar seu ponto, Eddie pegou uma guitarra, naquele camarim cheio de gente e começou a bater o headstock no chão daquele lugar. Acontece que o gênio, desta vez, estava errado. "Eu apenas falei: 'eu avisei'. E foi a última vez que falamos sobre isso", concluiu.
Apesar do pequeno desentendimento, Tom Weber seguiu trabalhando com Eddie Van Halen. A entrevista pode ser assistida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins


A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
A música ao vivo que Eddie Van Halen chamou de "uma das melhores já gravadas"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Wolfgang não se sente à vontade em improvisar; "É difícil quando seu pai é Eddie Van Halen"
Wolfgang Van Halen se tornou menos espiritual após a morte de Eddie
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
A música considerada por Sammy Hagar como sendo a "Stairway to Heaven" do Van Halen
A opinião de Ritchie Blackmore sobre Eddie Van Halen e sua técnica de tapping


