Quando Van Halen tocou "Jump" desastrosamente fora do tom em 2007
Por Igor Miranda
Postado em 25 de fevereiro de 2021
Em 2007, um dos shows da turnê de reunião do Van Halen com o vocalista David Lee Roth foi marcado por uma performance ruim do hit "Jump". O vídeo da canção, retirado da apresentação em Greensboro, Califórnia do Norte, Estados Unidos, viralizou no YouTube naquela época e segue sendo bastante acessado até hoje.
O que realmente aconteceu naquela ocasião? Muitos internautas "culparam" o sample de teclado, que estaria supostamente fora da taxa de amostragem (sample rate), frequência medida em Hertz. Porém, o técnico de guitarra de Eddie Van Halen, Tom Weber, revelou que o problema foi um pouco mais simples do que parece.
Em entrevista ao podcast de Mitch Lafon e Jeremy White, transcrita pela Guitar World, Weber contou que, na verdade, o problema estava na própria guitarra de Eddie Van Halen. Sim: o instrumento do lendário músico estava desafinado.
"Não foi a sample rate do teclado, não teve nada a ver com teclado. Eu não pude lidar com isso porque era um ponto delicado para Ed. Durante o momento solo dele, que aconteceu algumas músicas antes de 'Jump', sabemos que Ed adora fazer barulhos com a guitarra. [...] Em dado momento, ele literalmente enfiou o headstock da guitarra no palco por diversas vezes", contou Weber, inicialmente.
De fato, a área do headstock de uma guitarra é bastante sensível, pois é neste ponto em que o instrumento é afinado. Dessa forma, qualquer impacto causado nessa região pode complicar a vida do músico. A imagem abaixo mostra o componente em questão, citado por Tom Weber.
O técnico de guitarra continuou: "Normalmente, se há alguma guitarra desafinada, obviamente, meu trabalho é ter outra guitarra pronta para ele - e eu tinha. Só que ele acabou afinando um pouco, ali na hora, e continuou tocando, enquanto eu segurava a guitarra reserva e acenava para ele".
O problema é que o show continuou com aquela guitarra que não estava perfeitamente afinada - e isso atrapalhou até mesmo o baixista Wolfgang Van Halen. "Eles entraram em 'Ain't Talkin' 'Bout Love', a próxima música. Wolfgang começou a tocar e percebeu que não estava com a mesma afinação da guitarra, então Wolfgang mexeu na afinação dele", disse.
A banda também tocou "Panama" até chegar a "Jump", que era a última música do repertório. Geralmente, antes de "Jump", independentemente de desafinações, Eddie Van Halen deixava o palco rapidamente e trocava sua guitarra. Justo naquela noite, isso não aconteceu.
"Dessa vez, eles ficaram no palco. [...] Ed não saiu para pegar outra guitarra. Então, tínhamos Wolfgang no baixo, Ed com sua guitarra desafinada e uma música com um teclado que está de fato afinado. Ed não tinha retorno de áudio dos teclados, então ele não conseguia ouvir que estava desafinado. Foi isso", revelou Tom Weber.
A reação de Eddie Van Halen
No fim das contas, Eddie Van Halen só descobriu o pequeno vexame algumas semanas depois, quando algum fã que estava no show abordou o guitarrista e mostrou o trágico vídeo para ele. Ed, é claro, culpou seu técnico.
"Ele me chamou no meio do camarim, cheio de gente, e falou: 'você me deu uma guitarra desafinada'. Eu falei que não e disse: 'se você se lembra, você bateu o headstock da guitarra no palco várias vezes e não saiu do palco para pegar uma outra guitarra afinada'. Ele falou que isso não faria diferença", contou.
Para provar seu ponto, Eddie pegou uma guitarra, naquele camarim cheio de gente e começou a bater o headstock no chão daquele lugar. Acontece que o gênio, desta vez, estava errado. "Eu apenas falei: 'eu avisei'. E foi a última vez que falamos sobre isso", concluiu.
Apesar do pequeno desentendimento, Tom Weber seguiu trabalhando com Eddie Van Halen. A entrevista pode ser assistida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O pior disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Guns N' Roses explica por que Axl Rose deu chilique em show na Argentina
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"

A melhor música do pior disco do Van Halen, segundo o Heavy Consequence
Wolfgang comemora que base de fãs do Mammoth não seja apenas "fãs quarentões de Van Halen"
O cara que, se fosse mais novo, rivalizaria com Van Halen, segundo Justin Hawkins
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
Os dois estilos distintos de tapping criados por Eddie Van halen, segundo seu filho
Gene Simmons elege o melhor frontman de todos os tempos na história da música
As 10 maiores estreias do rock na década de 70, de acordo com a Classic Rock
Engenheiro de som de Michael Jackson relembra solo de Eddie Van Halen em "Beat It"
O guitarrista que idolatrava Eric Clapton, mas a paixão esfriou depois de ter sido rejeitado
Frontman: quando o original não é a melhor opção


