System of a Down: trecho de "Chop Suey!" tem passagens aleatórias de livros, diz Serj
Por Igor Miranda
Postado em 22 de fevereiro de 2021
A letra de "Chop Suey!" ainda gera confusão e curiosidade entre os fãs de System of a Down. A música, lançada em 2001 no álbum "Toxicity", é um dos grandes hits da carreira da banda, e chama atenção por trechos líricos que podem parecer desconexos.
System Of a Down - Mais Novidades
Antes, o baixista Shavo Odadjian disse ao Loudwire que "Chop Suey!" fazia menção a suicídio. O título original da música seria "Self-Righteous Suicide", algo como "Suicídio justificado" em tradução livre, e o termo "chop suey" é uma referência à palavra "suicide" ("suicídio") cortada ao meio ("chop").
Agora, em entrevista à rádio 93X transcrita pelo Ultimate Guitar, o vocalista Serj Tankian contou que a letra de "Chop Suey", na verdade, não faz sentido por completo. O cantor disse que alguns versos da composição foram feitos com base em trechos aleatórios de livros.
Inicialmente, ele conta: "Com nosso produtor Rick Rubin no processo lírico de 'Chop Suey', eu tinha o refrão e nós tínhamos os versos. Então, eu pensava na parte de 'breakdown', aquela espécie de 'ponte'. Estava tentando algumas coisas e fiquei travado, então Rick falou para darmos uma pausa e irmos à casa dele".
Foi aí que, segundo Tankian, surgiu a ideia de explorar trechos de livros. "Fomos à casa dele e ele tinha uma livraria enorme. Ele falou para eu pegar qualquer livro e abrir em qualquer página. Coloquei o dedo nessa página e aquilo era a 'ponte' da música", disse.
O vocalista destacou que foi "incrível" a ideia de "usar o universo para guiar" a composição. "A forma como aquilo funcionou com o restante das letras foi o que me surpreendeu", afirmou.
Serj não especificou os trechos, mas o Ultimate Guitar apontou que uma dessas passagens estaria mais ao fim da música. O site destacou que o verso ser "Father, into your hands I commend my spirit" ("Pai, em suas mãos eu entrego meu espírito") teria saído da Bíblia: "E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou" (Lucas 23:46).
A entrevista pode ser ouvida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Daron Malakian discorda
Após o Ultimate Guitar ter publicado a transcrição da entrevista de Serj Tankian à rádio 93X, o guitarrista Daron Malakian se manifestou na seção de comentários da página do site no Facebook. O músico afirmou que a declaração de Serj "não conta a história completa da música".
"Isso não conta a história completa do assunto da música. O refrão foi composto por mim e é sobre como as pessoas julgam a morte de outras pessoas. Como elas morrem. Não tem nada a ver com a Bíblia. Só quero esclarecer", disse. O Ultimate Guitar atualizou a matéria com o comentário feito por Malakian.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps