Black Sabbath: gravação de "Sabotage" foi terrível, por conta de problemas em tribunais
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de fevereiro de 2021
Em 1975, o BLACK SABBATH lançou "Sabotage", seu quinto trabalho de estúdio e um dos mais pesados da discografia da lendária banda. O álbum apresenta alguns dos temas mais insanos do quarteto, como "Symptom Of The Universe" (que possui um dos riffs mais macabros da história do metal), "Hole In The Sky", "The Writ" e a sensacional "Megalomania".
Black Sabbath - Mais Novidades
A impressão que se tem ouvindo o disco é que Tony Iommi e sua turma estavam putos da vida quando o gravaram. E de fato, estavam, como o guitarrista relatou em uma entrevista concedida ao jornalista Dave Everley em 2019 e publicada no site da revista Metal Hammer. Durante a conversa, o dono do bigode mais imponente do metal relembrou que as gravações de "Sabotage" foram terríveis, por conta de problemas com a Justiça.
"Foi um pesadelo. Nós tivemos um caso no tribunal com Patrick Meehan, nosso ex-empresário, enquanto estávamos fazendo o álbum. Tínhamos um mandado de segurança e nós íamos ao maldito tribunal pela manhã, todos bem vestidos, para tentar voltar ao estúdio depois para continuar trabalhando. Era difícil criar coisas. Você tinha que ter duas cabeças", disse Iommi.
Ao menos, toda a raiva que a banda passou foi convertida em músicas cheias de raiva, caso da faixa que encerra o disco, "The Writ". De acordo com Iommi, a música foi inspirada em um advogado que apareceu do nada no estúdio, para entregar papéis que certamente apresentavam problemas para a banda. "Foi exatamente isso que aconteceu. Eles costumavam aparecer o tempo todo. Nunca soubemos que eles estavam vindo. Se soubéssemos, teríamos desaparecido rapidamente. Acho que a agressão definitivamente apareceu nesta música quando tocamos juntos. Há algumas coisas realmente pesadas nesse disco".
Apesar de toda a dificuldade que o BLACK SABBATH passou na época, em nenhum momento Tony Iommi cogitou desistir. Além disso, o período terrível deixou a banda mais unida ainda, de acordo com as palavras do maior criador de riffs do Planeta Terra. "Nós sempre lutamos contra o que quer que possa aparecer. Sem a música, todos nós teríamos ficado loucos. Eu acho que [a dificuldade] realmente nos uniu como uma banda. Sempre que passávamos por problemas, apenas lutávamos juntos", finalizou.
Na mesma entrevista, Tony Iommi falou um pouco sobre a terrível capa do disco, que mostra os músicos vestindo trajes pra lá de esquisitos. Leia mais no link a seguir.
FONTE: Metal Hammer
https://www.loudersound.com/features/tony-iommi-how-i-wrote-the-riff-to-symptom-of-the-universe
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Nervosa anuncia turnê como atração principal na América do Norte para 2027
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
Amon Amarth anuncia novo álbum de estúdio, "The Allfather Awakens"
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
O dia que Rob Halford viu clipe do Pantera e foi até estúdio de TV para conhecer Dimebag Darrell
"Sinto falta de quem eu era antes da morte do meu pai", declara Kelly Osbourne

Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
Tony Iommi relembra Ozzy Osbourne; "Parece que ele ainda está aqui conosco"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
Sharon Osbourne relembra Ozzy Osbourne, falecido há um ano; "Ele era genuíno"
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
Dez álbuns lançados nos anos 80 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez
De 1970 a 2025: uma música de cada ano gravada por bandas de heavy metal


