Rush: qual é o melhor álbum da banda, na opinião de Alex Lifeson
Por Igor Miranda
Postado em 09 de fevereiro de 2021
O Rush tem uma discografia de respeito, com vários álbuns de muita qualidade. Porém, um deles se destaca na visão do guitarrista Alex Lifeson.
Trata-se de "Moving Pictures", clássico disco lançado em 1981, com músicas do porte de "Tom Sawyer", "Limelight", "Red Barchetta" e a instrumental "YYZ", entre outras. Em entrevista ao canal de YouTube "Make Weird Music", com transcrição via Ultimate Guitar, Lifeson falou sobre sua predileção por esse trabalho.
"'Moving Pictures' foi, de longe, o melhor álbum que fizemos. De nossa perspectiva, nos divertimos muito trabalhando nele. Estávamos em um ótimo espaço, trabalhamos compondo no verão muito próximos de Toronto, nossa casa. No estúdio, tudo se encaixou e realmente curtimos a experiência", afirmou.
O guitarrista destacou que "Moving Pictures" traz um "material forte" e que o processo de gravação em si foi "muito divertido", rolando de forma "suave". "Isso não acontece tão frequentemente. Posso te contar as histórias de terror sobre 'Grace Under Pressure' (1984) e 'Vapor Trails' (2002) terem sido tão difíceis de se fazer. Já 'Moving Pictures' foi algo delicioso", disse.
Em seguida, Alex Lifeson mencionou que músicas como "YYZ", "Tom Sawyer" e "Limelight" eram "grandiosas" e "tipicamente rock", porém, "um pouco mais concisas" que as composições de álbuns anteriores. "Estávamos seguindo por um caminho de composições mais econômicas no fim da década de 1970", afirmou.
Uma música foi citada como destaque pelo guitarrista: "Vital Signs", cuja abordagem na gravação foi comentada por ele. "A forma como a arranjamos e a compomos foi muito diferente. Começando com o sequenciador e tendo aquela parte, chegando à guitarra acima dela. Neil (Peart, baterista) estava curtindo aquela abordagem de bateria mais ska, mais reggae. Ele também estava mexendo com bateria eletrônica na época, então tudo vem dessa pequena exploração", disse.
A entrevista pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps