Black Sabbath: "Vocês não podem ter esse anão do Dio na banda", dizia Don Arden
Por Igor Miranda
Postado em 08 de fevereiro de 2021
Ronnie James Dio já era um respeitado vocalista quando se juntou ao Black Sabbath, em 1979, na vaga deixada por Ozzy Osborune. Nem isso foi capaz de convencer o empresário Don Arden, que questionou as habilidades do recém-saído cantor do Rainbow.
Black Sabbath - Mais Novidades
A revelação foi feita pelo guitarrista Tony Iommi, que, entrevista ao Loudwire, detalhou os estágios iniciais da parceria com o saudoso Dio, que nos deixou em 2010. O músico revelou que Don Arden acabou sendo dispensado do gerenciamento do Sabbath por não acreditar no novo direcionamento, agora com Ronnie no microfone principal.
Inicialmente, Iommi revelou que ouviu Dio pela primeira vez no álbum de estreia do Rainbow, "Ritchie Blackmore's Rainbow", lançado em 1975. "Achei que aquilo era muito bom e que Ronnie tinha uma grande voz", disse.
Em seguida, o guitarrista contou que sugeriu o nome do novo cantor após ter problemas com o anterior, Ozzy Osbourne. "Antes de Ronnie se juntar a nós, eu estava desanimado. Estava frustrado e queria trabalhar. Conheci Ronnie em uma festa e falamos sobre termos um projeto juntos. Eu estava prestes a fazer algo com ele, daí quando Ozzy saiu, falei para os outros caras: 'por que não tentamos Ronnie?'. Ele veio para um ensaio e funcionou", afirmou.
De acordo com Tony, algumas barreiras surgiram assim que o nome de Ronnie foi cogitado para o Black Sabbath. Além da origem do cantor - que era americano, enquanto a banda era britânica -, havia a forte imagem construída pelo grupo ao lado de Ozzy Osbourne. Até mesmo a altura do artista foi questionada. E justo por Don Arden, que era o empresário deles na época.
"Tínhamos muitas barreiras para superar com Ronnie. Todos conheciam Ozzy e nós nunca havíamos trabalhado com outro vocalista, então trazer outra pessoa era um grande desafio. Esperar que os fãs aceitassem Ronnie era uma grande barreira. Don Arden, que era nosso empresário, era contra Ronnie. Ele disse: 'vocês não podem ter esse anão cantando no Black Sabbath'. Eu falei: 'ele tem uma grande voz, está funcionando'. Foi por isso que rompemos com Don", contou.
Black Sabbath sem Geezer Butler
Nem todos sabem, mas pouco tempo após a entrada de Ronnie James Dio, o Black Sabbath sofreu outra baixa: o baixista Geezer Butler, que estava com problemas pessoais causados especialmente por seu recente divórcio, deixou a formação. O substituto seria Geoff Nicholls, que chegou a ensaiar com a banda assumindo o instrumento de quatro cordas.
Butler acabou retornando pouco tempo depois, para as gravações do álbum "Heaven and Hell" (1980), e Nicholls foi mantido como tecladista. Porém, Tony Iommi não considerou encerrar as atividades do Black Sabbath nem mesmo com as perdas de Ozzy e Geezer.
"Apenas seguimos com o Sabbath. Bill Ward (baterista) e eu sabíamos que queríamos seguir em frente. Gostávamos do que fazíamos quando Ronnie entrou. Isso nos fez trabalhar mais, para nos provarmos novamente. Houve conversas para mudar o nome da banda, mas não lembro de muito desse período. Obviamente, mantivemos o nome (risos)", disse.
O guitarrista concluiu: "Foi difícil para Ronnie substituir outra pessoa e ser o frontman do Black Sabbath, especialmente considerando que Ozzy era um showman. Ronnie era um vocalista profissional, Ozzy era mais um artista".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire

Tony Iommi explica a diferença entre Dio e Ozzy no Black Sabbath
O que Iommi sente ao ouvir as músicas do Black Sabbath com Dio tantos anos depois
Por que Iommi geralmente não toparia uma reunião do Black Sabbath como do Live Aid

Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
O clássico do Black Sabbath que fala sobre o fim do mundo e apresenta um herói que fracassa
Cinco formações que duraram pouco tempo, mas gravaram bons discos


