AC/DC: Steve Burton, o cantor que quase substituiu Bon Scott em 1980
Por Igor Miranda
Fonte: Rock Candy Magazine
Postado em 31 de março de 2021
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
O AC/DC deu sequência às suas atividades após a morte do vocalista Bon Scott, em fevereiro de 1980, de forma relativamente rápida. Eles trouxeram Brian Johnson e lançaram o álbum "Back in Black" em junho daquele ano - e, curiosamente, chegaram a testar outro cantor que quase ficou com a vaga.
A nova edição da revista britânica Rock Candy Magazine conversou com esse vocalista que quase entrou para o AC/DC em 1980. Trata-se de Steve Burton, que residia em Birmingham, na Inglaterra, e trabalhava anteriormente como roadie de várias bandas, como o Judas Priest.
Burton foi indicado para a vaga deixada por Bon Scott através de outros dois roadies amigos: Terry Lee e Keith Evans, que trabalhavam para o AC/DC. O vocalista chegou a fazer uma audição, em Londres.
"Eu me dei bem com todos e achei que tinha me saído bem no teste, mas por alguma razão eu não consegui o trabalho, que ficou com Brian Johnson, claro", afirmou, inicialmente.
Apesar disso, Steve Burton acredita que seu desempenho no teste não deve ter sido ruim, pois ofereceram outro trabalho para ele. "Eu devo ter causado uma boa impressão, pois logo depois, me ligaram perguntando se eu teria interesse em trabalhar com o sobrinho de Angus e Malcolm Young (guitarristas do AC/DC), Stevie. Ele estava formando uma banda nova e Malcolm me recomendou", disse.
"Burtie", como o vocalista era apelidado, montou junto de Stevie Young a banda Starfighters, que logo teve a oportunidade de abrir shows para o AC/DC, na turnê de "Back in Black". Os irmãos Young deram a maior força para o grupo - Malcolm chegou a trabalhar com eles em uma demo que rendeu um contrato com a gravadora Jive Records.
"Fizemos o último show da turnê no Victoria Apollo Theatre, em Londres. Assim que o AC/DC terminou, Malcolm saiu do palco, se enxugou, colocou uma jaqueta e veio conosco no miniônibus. Fomos até o Morgan Studios em Willesden. Das 23h até 9h da manhã do dia seguinte, gravamos com a ajuda de Malcolm", relembrou.
O Starfighters chegou a lançar dois álbuns, o homônimo "Starfighters" (1981) e "In-Flight Movie" (1982). Infelizmente, o projeto não seguiu adiante.
"Desisti de tudo pela banda. Você sabe como é. Você está a caminho do estrelato, busca se estabelecer na América. Acabei trabalhando na lanchonete do meu amigo por dois anos fritando hambúrgueres", disse "Burtie".
Apesar disso, o vocalista não guarda ressentimentos e não tem ciúmes do sucesso alheio - nem mesmo de Stevie Young, que, após décadas, passou a trabalhar com o AC/DC ocupando a vaga deixada por Malcolm Young, afastado em 2014 e falecido em 2017. "Você precisa seguir em frente, seja tocando em uma banda ou recolhendo m*rda o dia todo", concluiu.
A edição atual da Rock Candy Magazine pode ser conferida, de forma digital e em inglês, no site oficial da revista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Stevie Ray Vaughan tocou como um monstro, mas a plateia simplesmente ignorou
Edu Falaschi desabafa sobre impacto do meme "Falasquito" em sua saúde mental
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
A melhor música de "Virtual XI", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
O melhor show do Rock in Rio 2019, segundo Mayara Puertas do Torture Squad
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Regis Tadeu explica o que está acontecendo com a voz de Brian Johnson
Nasce Ozzy Osbourne, neta de Ozzy Osbourne
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire

10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A música do AC/DC que Angus Young disse que preferia que nunca tivesse sido lançada
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A música que "virou a chave" e colocou Brian Johnson no AC/DC: "Foi mágico"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
Escritor publica foto da mulher que inspirou "Whole Lotta Rosie", clássico do AC/DC
5 álbuns que salvaram carreiras: Artistas em declínio que ressurgiram das cinzas


