AC/DC: Steve Burton, o cantor que quase substituiu Bon Scott em 1980
Por Igor Miranda
Fonte: Rock Candy Magazine
Postado em 31 de março de 2021
O AC/DC deu sequência às suas atividades após a morte do vocalista Bon Scott, em fevereiro de 1980, de forma relativamente rápida. Eles trouxeram Brian Johnson e lançaram o álbum "Back in Black" em junho daquele ano - e, curiosamente, chegaram a testar outro cantor que quase ficou com a vaga.
A nova edição da revista britânica Rock Candy Magazine conversou com esse vocalista que quase entrou para o AC/DC em 1980. Trata-se de Steve Burton, que residia em Birmingham, na Inglaterra, e trabalhava anteriormente como roadie de várias bandas, como o Judas Priest.
Burton foi indicado para a vaga deixada por Bon Scott através de outros dois roadies amigos: Terry Lee e Keith Evans, que trabalhavam para o AC/DC. O vocalista chegou a fazer uma audição, em Londres.
"Eu me dei bem com todos e achei que tinha me saído bem no teste, mas por alguma razão eu não consegui o trabalho, que ficou com Brian Johnson, claro", afirmou, inicialmente.
Apesar disso, Steve Burton acredita que seu desempenho no teste não deve ter sido ruim, pois ofereceram outro trabalho para ele. "Eu devo ter causado uma boa impressão, pois logo depois, me ligaram perguntando se eu teria interesse em trabalhar com o sobrinho de Angus e Malcolm Young (guitarristas do AC/DC), Stevie. Ele estava formando uma banda nova e Malcolm me recomendou", disse.
"Burtie", como o vocalista era apelidado, montou junto de Stevie Young a banda Starfighters, que logo teve a oportunidade de abrir shows para o AC/DC, na turnê de "Back in Black". Os irmãos Young deram a maior força para o grupo - Malcolm chegou a trabalhar com eles em uma demo que rendeu um contrato com a gravadora Jive Records.
"Fizemos o último show da turnê no Victoria Apollo Theatre, em Londres. Assim que o AC/DC terminou, Malcolm saiu do palco, se enxugou, colocou uma jaqueta e veio conosco no miniônibus. Fomos até o Morgan Studios em Willesden. Das 23h até 9h da manhã do dia seguinte, gravamos com a ajuda de Malcolm", relembrou.
O Starfighters chegou a lançar dois álbuns, o homônimo "Starfighters" (1981) e "In-Flight Movie" (1982). Infelizmente, o projeto não seguiu adiante.
"Desisti de tudo pela banda. Você sabe como é. Você está a caminho do estrelato, busca se estabelecer na América. Acabei trabalhando na lanchonete do meu amigo por dois anos fritando hambúrgueres", disse "Burtie".
Apesar disso, o vocalista não guarda ressentimentos e não tem ciúmes do sucesso alheio - nem mesmo de Stevie Young, que, após décadas, passou a trabalhar com o AC/DC ocupando a vaga deixada por Malcolm Young, afastado em 2014 e falecido em 2017. "Você precisa seguir em frente, seja tocando em uma banda ou recolhendo m*rda o dia todo", concluiu.
A edição atual da Rock Candy Magazine pode ser conferida, de forma digital e em inglês, no site oficial da revista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps