Spotify: após compra do Locker Room aplicativo terá lives e salas de chat
Por Emanuel Seagal
Postado em 31 de março de 2021
O Spotify investiu pesado em conteúdo pré-gravado de podcasts e agora a empresa está procurando hospedar conversas de áudio ao vivo. A plataforma anunciou dia 30 de março que está adquirindo a Betty Labs, a empresa por trás do Locker Room, um aplicativo com salas de áudio ao vivo com foco em esportes. O Spotify não divulgou quanto gastou na compra.

Como resultado da aquisição, o Locker Room permanecerá ativo na App Store mas terá um nome diferente no futuro no iOS e, eventualmente no Android com um foco mais amplo em música, cultura e conteúdo esportivo. O Spotify diz que vê o áudio ao vivo como ideal para criadores que desejam se conectar com o público em tempo real, seja para a estreia de um álbum, hospedar uma sessão de perguntas e respostas ou mesmo tocar ao vivo.
Gustav Söderström, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Spotify, disse ao The Verge que a plataforma permitirá que qualquer pessoa hospede conversas - não apenas criadores pré-aprovados - o que significa que o Spotify vai competir diretamente com todos os vários aplicativos de áudio ao vivo que estão atualmente no mercado, incluindo Twitter Spaces, Clubhouse, e Discord. Embora ele diga que os criadores empregados pelo Spotify não serão obrigados a ir ao ar apenas no aplicativo do Spotify, ele acha que será um "ótimo complemento" para seus públicos existentes na plataforma. Ainda assim, os dois aplicativos permanecerão separados.

"Mas quem sabe, talvez nós integremos alguns desses recursos, ou todos esses recursos no futuro", disse Gustav Söderström. O Spotify também vai experimentar diferentes recursos de monetização, disse ele. Alguns chats podem ser acessador gratuitamente, por exemplo, enquanto outros serão pagos.
Claro, o áudio ao vivo do aplicativo se tornará então um funil direto para o ecossistema de podcasts do Spotify. Gustav Söderström disse que as pessoas já gravam seus chats no Spaces e Clubhouse e os enviam como arquivos MP3 para o Anchor, o software de hospedagem e criação de podcast do Spotify. "Podemos querer tornar isso mais uniforme", disse ele. É fácil imaginar a empresa permitindo que as pessoas gravem nativamente suas conversas e apertem um botão para distribuí-las diretamente para o Spotify.

De um modo geral o conteúdo de áudio se tornou extremamente popular no espaço tecnológico enquanto que os maiores nomes do setor procuram investir em conteúdo pré-gravado de podcast assim como de áudio ao vivo. A Amazon adquiriu a rede de podcasts Wondery no ano passado, por exemplo, enquanto o Clubhouse e o Spaces foram lançados no ano passado também. Até o Facebook está procurando construir uma opção de áudio ao vivo. O Spotify, embora esteja principalmente focado em podcasts, está mostrando que as empresas podem ter acesso aos dois mundos: a gravação de áudio ao vivo pode aumentar seu catálogo de podcasts e ao mesmo tempo promover a música que vive em seu aplicativo. Não precisa se limitar a apenas um formato.

FONTE: The Verge
https://www.theverge.com/2021/3/30/22356993/spotify-locker-room-clubhouse-launch-acquisition
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps