A reação de um compositor erudito à sofisticada "Empire of the Clouds", do Iron Maiden
Por Igor Miranda
Postado em 17 de março de 2021
O compositor erudito Doug Helvering, dos Estados Unidos, divulgou um vídeo onde apresenta sua reação à música "Empire of the Clouds", do Iron Maiden. Presente no álbum "The Book of Souls" (2015), a faixa é a mais longa da discografia da banda, com 18 minutos de duração.
Além de ser consideravelmente extensa, "Empire of the Clouds" chama atenção por ser uma das poucas músicas do Iron Maiden a ser composta apenas pelo vocalista Bruce Dickinson. Aqui, nem mesmo o baixista e líder Steve Harris trouxe colaborações na parte criativa.
Enquanto ouvia a faixa e degustava cerveja, Doug Helvering destacou, conforme transcrito pelo Whiplash.Net, alguns pontos interessantes. A introdução, segundo ele, apresenta timbragens e solos muito limpos, onde todos os instrumentos parecem trabalhar muito bem juntos.
No meio de "Empire of the Clouds", o compositor se mostrou curioso para saber quem havia gravado o piano. Como as linhas eram relativamente simples, ele chutou que seria o próprio Bruce Dickinson no instrumento - e acertou.
Por ter gravado um vídeo de reação anteriormente à música "Rime of the Ancient Marineer", Helvering destacou que, em determinado momento, as duas canções trazem a mesma progressão melódica.
Quando a parte mais pesada da faixa entra, o compositor não esconde sua expressão facial de satisfação. Ele parece descobrir que, no fundo, é um legítimo metalhead - só não sabia disso até então.
Considerações finais
Quando "Empire of the Clouds" chegou ao fim, Doug Helvering pontuou suas considerações finais. "Que música interessante! Iron Maiden! Não que eu não pensasse que vocês tinham isso dentro de vocês, mas essa foi a minha favorita até agora das que ouvi", iniciou.
Foram feitos elogios específicos a Bruce Dickinson e ao baterista Nicko McBrain. "Adorei o storytelling, pude entender toda a letra sem ter que olhar para o encarte - o que é sempre bom. Adorei a presença da orquestra. Ouvi algumas técnicas interessantes na percussão, com algumas batidas adicionais", afirmou.
O trabalho do produtor Kevin Shirley e de sua equipe de estúdio também foi exaltado. "Tudo está muito bem mixado, você ouve todos os instrumentos. Às vezes, eu não gostava de metal porque a guitarra estava tão alta, tudo estava tão alto, que você não ouve as nuances. Nessa, você ouve tudo trabalhando junto. Adoraria vê-los tocando essa música com uma orquestra", concluiu.
Assista ao vídeo de react, na íntegra, em inglês e sem legendas, no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset


O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Kerry King conta quais são os seus vocalistas preferidos (e nenhum canta thrash metal)


