Morre David Donato, vocalista que teve passagem relâmpago pelo Black Sabbath
Por Igor Miranda
Postado em 11 de março de 2021
Morreu aos 66 anos o vocalista David Donato, conhecido especialmente por sua breve passagem pelo Black Sabbath entre 1984 e 1985.
Black Sabbath - Mais Novidades
A informação foi confirmada ao Whiplash.Net pelo jornalista Marcelo Vieira, em contato com uma fonte próxima ao cantor. A causa não foi divulgada.
Ao que tudo indica, David Donato faleceu no início do mês de fevereiro - a página na Wikipédia aponta que ele nos deixou no dia 2 do mês em questão. Porém, a informação não foi divulgada de forma ampla porque o vocalista deixou a vida pública no início da década de 1990.
O cantor foi testado para ser o substituto de Ian Gillan, que, em 1984, deixou o Black Sabbath para retornar ao Deep Purple. Na época, as baquetas do Sabbath também mudaram de dono: Bev Bevan voltou ao ELO, dando lugar para o membro original Bill Ward. O guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler seguiram envolvidos com o grupo.
O produtor Bob Ezrin foi contratado para trabalhar no que seria um novo álbum do Black Sabbath. David Donato chegou a gravar demos com a banda - uma delas, "No Way Out", que circula como bootleg, é uma versão inicial do que se tornaria "The Shining", gravada com outros músicos no álbum "The Eternal Idol" (1987).
Porém, a nova formação acabou não vingando: David Donato acabou demitido. A versão oficial aponta que os músicos não haviam gostado do resultado das sessões com Bob Ezrin. Por fora, diz-se que uma entrevista que Donato concedeu à Kerrang! desagradou a banda. Os integrantes teriam considerado como "horríveis" as declarações do cantor.
Desiludidos, os músicos do Black Sabbath optaram por encerrar suas atividades naquele período. Tony Iommi começou a trabalhar em um álbum solo, "Seventh Star", que acabou sendo lançado em 1986 com o nome do Sabbath, devido a pressão da gravadora.
David Donato, por sua vez, entrou para o White Tiger, banda montada pelo guitarrista Mark St. John após ter sido dispensado do Kiss. O projeto durou apenas um disco, autointitulado e lançado em 1986, embora um registro de demos daquele período, chamado "Raw", tenha sido disponibilizado em 1999.
Os dois trabalharam juntos posteriormente com o The Keep, banda que também trazia um ex-membro do Kiss, o baterista Peter Criss, em 1990. O grupo fez apenas um show e gravou demos antes de também se desfazer. Desde então, Donato seguiu fora do ramo musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps