Morre David Donato, vocalista que teve passagem relâmpago pelo Black Sabbath
Por Igor Miranda
Postado em 11 de março de 2021
Morreu aos 66 anos o vocalista David Donato, conhecido especialmente por sua breve passagem pelo Black Sabbath entre 1984 e 1985.
Black Sabbath - Mais Novidades
A informação foi confirmada ao Whiplash.Net pelo jornalista Marcelo Vieira, em contato com uma fonte próxima ao cantor. A causa não foi divulgada.
Ao que tudo indica, David Donato faleceu no início do mês de fevereiro - a página na Wikipédia aponta que ele nos deixou no dia 2 do mês em questão. Porém, a informação não foi divulgada de forma ampla porque o vocalista deixou a vida pública no início da década de 1990.
O cantor foi testado para ser o substituto de Ian Gillan, que, em 1984, deixou o Black Sabbath para retornar ao Deep Purple. Na época, as baquetas do Sabbath também mudaram de dono: Bev Bevan voltou ao ELO, dando lugar para o membro original Bill Ward. O guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler seguiram envolvidos com o grupo.
O produtor Bob Ezrin foi contratado para trabalhar no que seria um novo álbum do Black Sabbath. David Donato chegou a gravar demos com a banda - uma delas, "No Way Out", que circula como bootleg, é uma versão inicial do que se tornaria "The Shining", gravada com outros músicos no álbum "The Eternal Idol" (1987).
Porém, a nova formação acabou não vingando: David Donato acabou demitido. A versão oficial aponta que os músicos não haviam gostado do resultado das sessões com Bob Ezrin. Por fora, diz-se que uma entrevista que Donato concedeu à Kerrang! desagradou a banda. Os integrantes teriam considerado como "horríveis" as declarações do cantor.
Desiludidos, os músicos do Black Sabbath optaram por encerrar suas atividades naquele período. Tony Iommi começou a trabalhar em um álbum solo, "Seventh Star", que acabou sendo lançado em 1986 com o nome do Sabbath, devido a pressão da gravadora.
David Donato, por sua vez, entrou para o White Tiger, banda montada pelo guitarrista Mark St. John após ter sido dispensado do Kiss. O projeto durou apenas um disco, autointitulado e lançado em 1986, embora um registro de demos daquele período, chamado "Raw", tenha sido disponibilizado em 1999.
Os dois trabalharam juntos posteriormente com o The Keep, banda que também trazia um ex-membro do Kiss, o baterista Peter Criss, em 1990. O grupo fez apenas um show e gravou demos antes de também se desfazer. Desde então, Donato seguiu fora do ramo musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Rolling Stones parece ter divulgado capa e título do novo álbum
Vídeo misterioso do Greta Van Fleet assusta fãs, que já cogitam até separação
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Dave Mustaine afirma que o Megadeth retornará ao Brasil
O músico que é a "voz do rock progressivo", segundo o Loudwire
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
Dave Mustaine desmente boato sobre Pepeu Gomes no Megadeth; "É uma mentira"
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Morre o lendário Phil "Animal" Taylor, do Motörhead


