Morre David Donato, vocalista que teve passagem relâmpago pelo Black Sabbath
Por Igor Miranda
Postado em 11 de março de 2021
Morreu aos 66 anos o vocalista David Donato, conhecido especialmente por sua breve passagem pelo Black Sabbath entre 1984 e 1985.
Black Sabbath - Mais Novidades
A informação foi confirmada ao Whiplash.Net pelo jornalista Marcelo Vieira, em contato com uma fonte próxima ao cantor. A causa não foi divulgada.
Ao que tudo indica, David Donato faleceu no início do mês de fevereiro - a página na Wikipédia aponta que ele nos deixou no dia 2 do mês em questão. Porém, a informação não foi divulgada de forma ampla porque o vocalista deixou a vida pública no início da década de 1990.
O cantor foi testado para ser o substituto de Ian Gillan, que, em 1984, deixou o Black Sabbath para retornar ao Deep Purple. Na época, as baquetas do Sabbath também mudaram de dono: Bev Bevan voltou ao ELO, dando lugar para o membro original Bill Ward. O guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler seguiram envolvidos com o grupo.
O produtor Bob Ezrin foi contratado para trabalhar no que seria um novo álbum do Black Sabbath. David Donato chegou a gravar demos com a banda - uma delas, "No Way Out", que circula como bootleg, é uma versão inicial do que se tornaria "The Shining", gravada com outros músicos no álbum "The Eternal Idol" (1987).
Porém, a nova formação acabou não vingando: David Donato acabou demitido. A versão oficial aponta que os músicos não haviam gostado do resultado das sessões com Bob Ezrin. Por fora, diz-se que uma entrevista que Donato concedeu à Kerrang! desagradou a banda. Os integrantes teriam considerado como "horríveis" as declarações do cantor.
Desiludidos, os músicos do Black Sabbath optaram por encerrar suas atividades naquele período. Tony Iommi começou a trabalhar em um álbum solo, "Seventh Star", que acabou sendo lançado em 1986 com o nome do Sabbath, devido a pressão da gravadora.
David Donato, por sua vez, entrou para o White Tiger, banda montada pelo guitarrista Mark St. John após ter sido dispensado do Kiss. O projeto durou apenas um disco, autointitulado e lançado em 1986, embora um registro de demos daquele período, chamado "Raw", tenha sido disponibilizado em 1999.
Os dois trabalharam juntos posteriormente com o The Keep, banda que também trazia um ex-membro do Kiss, o baterista Peter Criss, em 1990. O grupo fez apenas um show e gravou demos antes de também se desfazer. Desde então, Donato seguiu fora do ramo musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
A música do Black Sabbath que merecia maior reconhecimento, segundo Vernon Reid
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
Tony Iommi relembra Lemmy Kilmister, que faleceu há exatos 10 anos
Por que Charles Gavin levava discos do Black Sabbath para todos os lados
Rob Halford diz que Black Sabbath e Judas Priest inventaram o heavy metal
Em 24/11/1991: Eric Carr morre em decorrência de câncer
Em 15/04/2001: Joey Ramone morre aos 49 anos de idade


