Fender: apagando post considerado machista sobre guitarras e mulheres brasileiras
Por Igor Miranda
Fonte: Guitarload
Postado em 03 de março de 2021
Uma publicação feita pela página da Fender, lendária fabricante de guitarras, nas redes sociais gerou polêmica e acabou sendo apagada. O conteúdo trazia um comentário considerado machista sobre mulheres brasileiras.
Conforme revela a Guitarload, a situação envolveu uma repostagem (repost) a partir do conteúdo de um luthier da Fender Custom Shop, fabricante de guitarras customizadas da empresa, chamado Dennis Galuszka. O profissional divulgou, em janeiro, uma foto de duas guitarras Jazzmaster com braços feitos a partir da madeira jaracandá, em sua versão do Brasil.
A legenda escrita por Galuszka e compartilhada na última semana pela Fender não caiu bem. O texto dizia: "Um par de brasileiras. Prontas para ficarem penduradas em seu pescoço ou sentadas em seu joelho. Elas tocam honestamente e soam incríveis".
Os internautas receberam a postagem com opiniões divididas. Um dos comentários que mais se destacou em meio ao debate foi o de Camilla Charlesworth, baixista da banda de Donna Missal e da The Veronicas, que disse: "Ótimas guitarras, como sempre, Fender. Sinto, porém, que essa legenda foi desnecessária. Sente o mesmo?".
Outros usuários, incluindo mulheres brasileiras, também expressaram reprovação à legenda do post divulgado. "Como mulher brasileira, essa legenda me soa um pouco estranha", afirmou uma. "Amo a Fender, mas não essa legenda machista", disse outra.
Em seu perfil, numa sequência de Stories no Instagram captados pela Guitar Magazine, Camilla Charlesworth explicou por que sentiu-se incomodada com a postagem da Fender. A musicista destacou que nem mulheres, nem brasileiros gostam de serem retratados dessa forma.
"Referem-se aos instrumentos como mulheres brasileiras que estão prontas para serem penduradas em seu pescoço e sentarem em seus joelhos. Mulheres, brasileiros, pessoas em geral não querem ser representados dessa forma e definitivamente isso indica uma ideia de que pessoas de outras etnias ou mulheres de outras etnias são submissas, exóticas e sexualizadas", declarou a baixista.
Diante da repercussão negativa, a Fender apagou a publicação horas após colocá-la no ar. A empresa não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana


A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Os melhores bateristas de hair metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Site americano elege os melhores baixistas do rock progressivo de todos os tempos
Distorção: os oito melhores pedais para tocar Heavy Metal
Dimebag Darrell: esboços da guitarra Razorback


