Duff McKagan: ele não curtia hardcore, com carecas que agrediam e faziam sieg heil
Por Igor Miranda
Postado em 21 de abril de 2021
O baixista Duff McKagan nunca tentou esconder suas origens punk rock. Mesmo fazendo parte do Guns N' Roses, banda notória dentro do hard rock da década de 1980, o músico sempre deixou claro suas referências punk em termos de sonoridade e visual.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em recente entrevista ao podcast de Allison Hagendorf para o Spotify, transcrita pelo Blabbermouth, o músico se recordou dessas origens enquanto falava sobre o álbum de uma de suas primeiras bandas em Seattle, o The Living. O material, que traz Duff na guitarra, foi gravado em 1982 e lançado só agora.
Ao refletir sobre suas influências, Duff relembrou que descobriu o guitarrista Slash e o baterista Steven Adler, seus colegas de Guns N' Roses, em um anúncio de jornal. Por uma série de motivos, ele pensou que seriam dois músicos punk, mas longe disso: eles curtiam mais o hard rock e queriam fazer um som típico da cena oitentista de Los Angeles.
"Eu conheci Slash e Steven Adler na Canter's (loja de conveniência), um restaurante (em Los Angeles) que eu nunca tinha ido. Marc Canter (um dos donos) era amigo de infância de Slash, cresceram juntos em Los Angeles. Era tão estranho para mim. Eu tinha saído (de Seattle) e fiz shows de punk rock (em Los Angeles), mas eu não conhecia ninguém em Hollywood, e lá estava eu", afirmou.
Naqueles tempos, McKagan estava se distanciando um pouco de suas referências punk. Além do estilo ser visto como algo já "morto" naqueles tempos, a chegada do hardcore, cujo estilo de vida mais agressivo não agradava a Duff, provocaram tal afastamento.
"O nome no anúncio estava como Slash. Conversamos no telefone público e eu pensei que ele seria um cara punk como eu, pois era em 1984. O Green River (banda de Seattle) era um bom indicativo disso: em 1984, as pessoas estavam olhando, tipo: 'o que quer que venha a seguir é vai estar em nossos ombros, o punk acabou'", comentou.
Em seguida, Duff fez uma crítica específica aos tempos iniciais do hardcore dentro do punk. "O hardcore chegou e meio que estragou muitas cenas punk. Aqueles caras atléticos suburbanos que raspavam a cabeça, começaram a bater nas pessoas e a fazer 'sieg heil' (saudação nazista). Era, tipo: 'isso não é punk, pessoal'. Então, o que quer que viesse a seguir, seria o que rolaria", declarou.
Ao conhecer Steven Adler e especialmente Slash, o baixista ficou em choque no que diz respeito ao visual. "As influências de Slash eram Fear, Aerosmith, Alice Cooper. Pensei: ok, mas esse cara está meio que indo para onde estou, eu tinha cabelo azul curto e tal. Daí, encontrei esses caras e eram dois caras cabeludos e eu fiquei tipo: 'uau'. Foi uma espécie de choque cultural para mim e acho que para eles também", comentou.
Apesar desse estranhamento, todos se deram muito bem - e Duff se surpreendeu com a habilidade de Slash na guitarra. "Começamos a conversar sobre música. É algo universal. Fomos para a casa de Slash, o porão de sua mãe, e ele começou a tocar guitarra. Antes, eu havia tocado com esses caras (de Seattle). Stone (Gossard, guitarrista do Pearl Jam) mencionou Paul Solger, que era meu guitarrista na época. Era o melhor cara da Costa Oeste. Daí eu entrei neste porão com Slash e fiquei: 'uau'", pontuou o baixista.
A entrevista completa pode ser ouvida, em inglês e sem opção de tradução, no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith

25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Tecladista do Guns N' Roses defende "Chinese Democracy"
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda
Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
Slash: Saul Hudson explica qual a origem de seu apelido
O disco que salvou o rock'n'roll, de acordo com Gene Simmons


