Duff McKagan: ele não curtia hardcore, com carecas que agrediam e faziam sieg heil
Por Igor Miranda
Postado em 21 de abril de 2021
O baixista Duff McKagan nunca tentou esconder suas origens punk rock. Mesmo fazendo parte do Guns N' Roses, banda notória dentro do hard rock da década de 1980, o músico sempre deixou claro suas referências punk em termos de sonoridade e visual.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em recente entrevista ao podcast de Allison Hagendorf para o Spotify, transcrita pelo Blabbermouth, o músico se recordou dessas origens enquanto falava sobre o álbum de uma de suas primeiras bandas em Seattle, o The Living. O material, que traz Duff na guitarra, foi gravado em 1982 e lançado só agora.
Ao refletir sobre suas influências, Duff relembrou que descobriu o guitarrista Slash e o baterista Steven Adler, seus colegas de Guns N' Roses, em um anúncio de jornal. Por uma série de motivos, ele pensou que seriam dois músicos punk, mas longe disso: eles curtiam mais o hard rock e queriam fazer um som típico da cena oitentista de Los Angeles.
"Eu conheci Slash e Steven Adler na Canter's (loja de conveniência), um restaurante (em Los Angeles) que eu nunca tinha ido. Marc Canter (um dos donos) era amigo de infância de Slash, cresceram juntos em Los Angeles. Era tão estranho para mim. Eu tinha saído (de Seattle) e fiz shows de punk rock (em Los Angeles), mas eu não conhecia ninguém em Hollywood, e lá estava eu", afirmou.
Naqueles tempos, McKagan estava se distanciando um pouco de suas referências punk. Além do estilo ser visto como algo já "morto" naqueles tempos, a chegada do hardcore, cujo estilo de vida mais agressivo não agradava a Duff, provocaram tal afastamento.
"O nome no anúncio estava como Slash. Conversamos no telefone público e eu pensei que ele seria um cara punk como eu, pois era em 1984. O Green River (banda de Seattle) era um bom indicativo disso: em 1984, as pessoas estavam olhando, tipo: 'o que quer que venha a seguir é vai estar em nossos ombros, o punk acabou'", comentou.
Em seguida, Duff fez uma crítica específica aos tempos iniciais do hardcore dentro do punk. "O hardcore chegou e meio que estragou muitas cenas punk. Aqueles caras atléticos suburbanos que raspavam a cabeça, começaram a bater nas pessoas e a fazer 'sieg heil' (saudação nazista). Era, tipo: 'isso não é punk, pessoal'. Então, o que quer que viesse a seguir, seria o que rolaria", declarou.
Ao conhecer Steven Adler e especialmente Slash, o baixista ficou em choque no que diz respeito ao visual. "As influências de Slash eram Fear, Aerosmith, Alice Cooper. Pensei: ok, mas esse cara está meio que indo para onde estou, eu tinha cabelo azul curto e tal. Daí, encontrei esses caras e eram dois caras cabeludos e eu fiquei tipo: 'uau'. Foi uma espécie de choque cultural para mim e acho que para eles também", comentou.
Apesar desse estranhamento, todos se deram muito bem - e Duff se surpreendeu com a habilidade de Slash na guitarra. "Começamos a conversar sobre música. É algo universal. Fomos para a casa de Slash, o porão de sua mãe, e ele começou a tocar guitarra. Antes, eu havia tocado com esses caras (de Seattle). Stone (Gossard, guitarrista do Pearl Jam) mencionou Paul Solger, que era meu guitarrista na época. Era o melhor cara da Costa Oeste. Daí eu entrei neste porão com Slash e fiquei: 'uau'", pontuou o baixista.
A entrevista completa pode ser ouvida, em inglês e sem opção de tradução, no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
Nelson Motta reflete sobre genialidade de Rita Lee: "Ela tentou se destruir a vida inteira"
O cover do Guns N' Roses que Slash odeia: "Não poderia ter ficado mais desapontado"
Baixista do Nazareth opina sobre versão do Guns N' Roses para "Hair of the Dog"
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
Uruca: Os 9 mais azarados da história do Rock
O incrível álbum dos anos 80 com três músicas que bateram 1 bilhão no Spotify


