A reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para o Angra
Por Igor Miranda
Postado em 12 de abril de 2021
Antes de se juntar ao Angra, em 2015, o guitarrista Marcelo Barbosa passou quase uma década tocando no Almah, banda criada pelo vocalista Edu Falaschi. A parceria, inclusive, começou quando Falaschi ainda era o cantor do famoso grupo de power metal.
Angra - Mais Novidades
Em 2012, Edu anunciou sua saída do Angra e focou em definitivo no Almah. Porém, três anos depois, Marcelo acabou se tornando o guitarrista da ex-banda do cantor, ao ocupar a vaga deixada por Kiko Loureiro.
O que Edu Falaschi achou de tudo isso? Em transmissão ao vivo realizada no canal de Rodrigo Flausino no YouTube, transcrita pelo Whiplash.Net, Marcelo Barbosa revelou qual foi a reação do vocalista ao saber que seu parceiro de Almah entraria justamente em sua antiga banda, o Angra.
Inicialmente, Marcelo se recordou que era "muito próximo" de Edu. "Não que a gente ainda não seja, tenho um lugar especial para o Edu no meu coração, mas éramos mais próximos, porque tínhamos um projeto juntos, nos falávamos sempre", declarou.
Por isso, o vocalista foi a única pessoa fora da família do guitarrista a saber sobre o convite para o Angra. Ele também foi avisado a respeito da possibilidade de Marcelo se juntar ao Guns N' Roses, após ser chamado para um teste em meados de 2014.
"Desde a primeira conversa, quando falei que fui à casa do Paulo (Baron), o empresário (do Angra), e também na situação do Guns N' Roses, a única pessoa fora da minha família que sabia era o Edu. [...] Ele falou: 'pô, será que vai rolar?'. Eu falei que não sabia, mas que estava contando", disse Barbosa.
As reações
O guitarrista notou duas reações diferentes por parte do cantor, antes e depois de tudo acontecer. Quando tudo era apenas uma possibilidade, Edu ficou "sem saber como reagir", pois ninguém tinha conhecimento sobre como seria o possível vínculo de Marcelo com o Angra - Kiko Loureiro deixou a formação para se juntar ao Megadeth, mas por ser um membro antigo, ele poderia manter seu envolvimento com a banda brasileira.
"Vi que ele ficou meio assim, sem saber como reagir. Em primeiro lugar: não era nem certeza que iria acontecer. Qualquer reação naquele momento era desnecessária. Em segundo lugar: se acontecesse, teria que ver se eu entraria no lugar do Kiko, se eu faria alguns shows ou se seriam todos", afirmou.
Quando Barbosa foi efetivado no Angra, houve certa chateação por parte de Falaschi. "Quando aconteceu... acho que ele não gostou muito. Não por mim. Acho que ele torcia por mim, para que acontecesse. Mas eu acho que incomodou, ele tinha as divergências com o Angra", explicou.
Tentativa de seguir com as duas bandas
Ainda durante o bate-papo, Marcelo Barbosa contou que tentou seguir com o Angra e o Almah. Uma série de shows chegou a ser realizada com as duas bandas juntas, o que representava uma "jornada dupla de trabalho" para o guitarrista, apresentando-se com ambos os grupos.
"A gente ainda tentou (seguir). Na época, o Almah lançou um disco, o 'E.V.O.' (2016), e o empresário do Angra nos convidou para entrar para a produtora dele e ele nos empresariar. Achamos perfeito. Até fizemos alguns shows que era Angra e Almah. Eu fazia jornada dupla de trabalho: tocava com o Almah, trocava de roupa rapidão e fazia show com o Angra", afirmou.
Acabou não dando certo e Marcelo deixou o Almah para focar no Angra. Edu, por sua vez, encerrou as atividades do projeto para trabalhar em sua carreira solo.
"Houve essa tentativa, mas a coisa não fluiu como a gente achou que iria fluir. Ele achou melhor seguir, tentar fazer o esquema da carreira solo dele cantando a fase dele no Angra - o que, claro, entendo perfeitamente também", disse.
Reuniões?
Por fim, Marcelo Barbosa revelou que sente falta do Almah, pois "só tinha amigo ali", e deixou em aberto a possibilidade de voltar a fazer um som junto de Edu Falaschi.
Rodrigo Flausino, que conduzia a live, ainda levantou a possibilidade de uma reunião de Edu Falaschi com o Angra. Marcelo comentou: "Não duvido. Se perguntar para eles agora, com eles chateados, eles vão dizer que não. Mas em algum momento, sempre tem, né? Toda banda teve em algum momento. Acho que com o Angra não vai ser diferente".
O momento em que Marcelo Barbosa fala sobre esse assunto pode ser conferido no vídeo a seguir (a partir de 26min).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor

Marcelo Barbosa, do Angra, conta como quase entrou no Guns N' Roses
Almah: por que a banda parou, segundo o baixista Raphael Dafras
Principal reclamação de Fabio Lione sobre Angra faz sentido? Especialista em Angraverso opina
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A curiosa história do vocalista que foi cogitado no Angra e no Shaman


