Olho Seco: disco "Olho por Olho" é relançado em CD + bônus
Por Mário Pescada
Postado em 26 de maio de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A gravadora mineira Cogumelo Records continua relançando discos do seu vasto catálogo. Dessa feita, o escolhido foi "Olho por Olho" (1989), registro da banda punk paulista OLHO SECO.

"Olho por Olho" (1989) foi um disco que acabou enfrentando resistência dos próprios fãs da banda por dois motivos: não tinha a presença de Fabião (vocais) e, de uma sonoridade punk típica, a banda partiu para uma sonoridade mais extrema, remetendo ao grindcore mais primário (como o estilo ainda estava incipiente, fato é que, o som acabou não sendo bem compreendido na época).
Para divulgação do material, a Cogumelo Records publicou em sua página no Facebook um texto escrito por Wilson Alviano Júnior (baixista, OLHO SECO, BRIGADA DO ÓDIO), confira:
"Olho por Olho" é, definitivamente, um álbum apócrifo do Olho Seco. Não foi elaborado com esse intuito, mas certamente foi um "risco calculado".
O OLHO SECO já vinha alterando seu som desde a entrada do Luizão, tornando-o mais cru, mais cheio e mais veloz. Algumas poucas apresentações, a participação na coletânea "Contra Ataque" e o EP "Fome Nuclear" já atestavam isso. Entretanto, a saída do Fabião por questões pessoais e meu ingresso no baixo, transformando a banda em trio, o Luiz assumindo os vocais, e o Sartana encabeçando a condição de único membro da formação original da banda e livre para experimentar e tocar de forma absurdamente veloz, cristalizaram a condição de um OLHO SECO sob suspeita. Eu e Luiz já vínhamos de um período com o BRIGADA DO ÓDIO que gerou o split com o mesmo OLHO SECO alguns anos antes, e tínhamos passado a experiência de registrar um som que praticamente ninguém se interessou naquele momento. Então, para nós, não seria problema lidar com isso novamente. Afinal, quais as possibilidades? Fazer um som ligado ao legado do OLHO SECO do álbum "Botas, Fuzis e Capacetes"? Para nós, soaria como um pastiche, uma falsificação do original. Então optamos por buscar novos caminhos. Afinal, esse era o legado: buscar originalidade.
Obviamente o público não gostou. E entendemos que não gostariam mesmo. Acho que, especialmente no underground, é bem forte essa relação de pertencimento do público com a banda. As comparações com o BRIGADA DO ÓDIO também foram inevitáveis, mas entendo que existem diferenças significativas, reconhecendo a grande proximidade. Enfim, foi uma busca por um som que traduzisse o momento e que, principalmente, nos deixasse satisfeitos. A experiência que trouxemos nos fez entender que seria fundamental um registro do que estávamos tocando. Fizemos uma breve gravação e utilizamos duas músicas que sobraram da gravação da coletânea "Contra Ataque" e bancamos 500 cópias do EP "Fome Nuclear". Mas havia material suficiente para um LP.
O ano era 1989 e a Cogumelo se destacava como selo independente voltado para som mais extremo. Conversamos, liguei para a loja, falei com o João e marquei um papo pessoalmente para o sábado seguinte. Sexta à noite peguei um busão em SP, desci de manhã em BH, fui à loja, entreguei umas cópias do "Fome Nuclear", conversamos cerca de uma hora, voltei para rodoviária e retornei a SP. Semana seguinte conversamos por telefone e já estava tudo agendado – data de estúdio, hotel e orientações para a arte. Com essas condições o álbum "Olho por Olho" nasceu. Ironicamente o álbum menos identificado com o Olho Seco é o primeiro álbum exclusivo da banda.
Enfim, pouco mais de três décadas após esse lançamento, temos essa edição em digipack. Posso dizer hoje que tenho muito orgulho de ter dividido com o Luiz e com o Sartana os percalços para esse registro, e dizer que o "Olho por Olho" não foi pensado acima nem além de julgamentos. Ele foi pensado ignorando as limitações criadas pela expectativa do que deveria ser e é o que é. Somente isso".
O relançamento é no formato CD digipack com as 15 faixas originais remasterizadas. Como bônus, 2 faixas extraídos do compacto "Fome Nuclear" (1988).
Interessados já podem fazer seu pedido através do e-mail [email protected] ou através do site da Cogumelo Records.
Faixas:
- "Olho por Olho" (1989)
01 Vencer
02 Regras
03 Condenado
04 Sintomas Dementes
05 Erupção
06 Canibais
07 Johnny Black
08 A Vingança (De Johnny)
09 Olho Por Olho
10 Pó Em Ruína
11 Fome Nuclear
12 Desintergração
13 Olho Seco
14 Vai Tomar
15 Besta Humana
- EP "Fome Nuclear" (1988) bônus
16 Vencer/Regras
17 Sintomas Dementes
Matéria relacionada
FONTE: Cogumelo Records
https://cogumelorecords.loja2.com.br/7171728-CD-Olho-Seco-Olho-por-Olho-digipack
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Dregen nega que saída do Hellacopters tenha ocorrido em comum acordo
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
30 anos de "Antichrist Superstar", de Marilyn Manson - 5 curiosidades
"Lucifer III" ganha nova vida em edição brasileira em vinil
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Marty Friedman: "Prefiro mastigar vidro que ouvir Jimi Hendrix"
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado
A fortuna de Axl Rose, vocal do Guns N' Roses, é a mais fácil do mundo
Pink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR
Ave, Satan!: As dez melhores músicas sobre o Inferno


