Greta Van Fleet: por que guitarrista entende "lindas" reações de ódio à banda na web
Por Igor Miranda
Postado em 08 de junho de 2021
O Greta Van Fleet começou a fazer bastante sucesso ainda em 2017, com as músicas do EP "Black Smoke Rising". Com o tempo, a popularidade da banda só aumentou - assim como eventuais comentários odiosos sobre os músicos, pelas sonoridades que remetem ao Led Zeppelin.
Greta Van Fleet - Mais Novidades
Em entrevista à Guitar World, o guitarrista Jake Kiszka revelou compreender as reações de ódio contra o Greta Van Fleet, relativamente comuns nas redes sociais. Na visão do músico, "arte deve provocar reações fortes", o que justifica tais comentários contra - e também a favor - da banda.
"A arte deve provocar reações fortes, não é verdade? Na verdade, acho isso uma coisa linda. Há algo meio que perfeito em ter uma ou outra resposta direta com relação ao que estamos fazendo. É o ponto essencial, de verdade", afirmou.
Jake Kiszka interpreta essas reações como parte do que a música pode provocar nas pessoas. "A música pode afetar alguém de uma forma muito amorosa, pacífica ou inspiradora, ou pode seguir de outra maneira e você tem uma determinada reação oposta, na qual as pessoas ficam furiosas. Acho que esse é o objetivo de todos os artistas", declarou.
O guitarrista destacou que esse tipo de reação é "um tanto desconcertante". "Acho que é preciso estabelecer o fato de que somos comumente chamados de 'banda de rock clássico' ou 'banda nostalgia' para comentar isso. Sempre achei intrigante tentar nos identificar dessa forma, pois acho que somos resultado de nosso ambiente, sociopoliticamente", comentou.
Ainda durante a entrevista, Jake apontou que o Greta Van Fleet fica "honrado" com as comparações feitas ao Led Zeppelin. "Ficamos honrados com essa conexão, mas há um ponto dentro de partes da sociedade que é atraído pela crítica ignorante. É algo para o qual nunca iremos contribuir. A minoria barulhenta nunca irá falar pela silenciosa maioria. Joe Bonamassa citou isso para mim uma vez e acho que é real", afirmou.
Influências
Por fim, o guitarrista do Greta Van Fleet citou algumas de suas influências: Lightnin' Hopkins, Elmore James, Robert Johnson, Lead Belly, Muddy Waters, John Lee Hooker e Howlin' Wolf.
"A lista continua. O blues está no coração de minhas influências dominantes, assim como é para o restante da banda. Fazemos algo muito verdadeiro. Sinto como se estivéssemos lidando com coisas que outros artistas normalmente lidariam só depois de uma década de carreira. Não sentimos tanta pressão, pois somos quatro caras que criam o que querem. Não acho que o sucesso interfere em como fazemos música. Acho que está em segundo plano", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
O compositor que Paul McCartney admite jamais conseguir igualar: "Eu o invejo"
Kiko Loureiro relembra o dia que tocou música de Lô Borges com Marty Friedman
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Greta Van Fleet: o que aconteceu com o primeiro baterista deles, que saiu em 2013



