Greta Van Fleet: a pior parte de serem comparados ao Led Zeppelin, segundo baixista
Por Igor Miranda
Postado em 12 de abril de 2021
Desde que surgiu, o Greta Van Fleet vem sendo comparado ao Led Zeppelin, devido à sonoridade considerada bem similar. Porém, na visão de Sam Kiszka, baixista da jovem banda americana de hard rock, há aspectos dessa comparação que não se aplicam devidamente.
Greta Van Fleet - Mais Novidades
Em entrevista à Spin, o músico refletiu que o próximo álbum do Greta Van Fleet, "The Battle of Garden's Gate", oferece elementos musicais que fogem muito da influência do Led Zeppelin. Ele concordou, inclusive, com a visão do entrevistador Ryan Reed sobre o disco - o jornalista destacou que há aspectos "cinematográficos" e até progressivos no trabalho.
Inicialmente, Sam explicou que o álbum anterior do Greta, "Anthem of the Peaceful Army" (2018), não traz muitos desses elementos artísticos por ser um trabalho de transição. "A razão pela qual não fizemos antes é porque começamos com o EP duplo ('From the Fires', de 2017), com músicas rock and roll com uma pegada mais doce, folky, country. Era a dinâmica que tínhamos", comentou.
Ele completou: "'Anthem of the Peaceful Army' foi um bom ponto de partida para mostrar nossos diferentes interesses e estilos musicais: trazer coisas diferentes, ter uma power ballad, uma balada doce ao fim do disco. Foi um crescimento natural".
O jornalista, então, comentou que um bom subproduto desse escopo artístico maior é que "as pessoas não vão focar tanto na comparação ao Led Zeppelin". O baixista concordou: "As pessoas perguntam se foi difícil lidar com a pressão de lançar nosso segundo álbum full-length. Não, não foi. Foi exatamente o que queríamos fazer e nos divertimos muito".
Na visão de Sam Kiszka, "a pior coisa da comparação com o Led Zeppelin é que, no fundo, você pensa 'nós somos isso?'". "Não é algo que alguém deveria sentir, mas estava sempre ali: 'é isso que nós somos'. Daí, fizemos esse álbum e foi muito libertador, pois tínhamos algo para provar a nós mesmos: 'é disso que nós somos capazes, é isso que nós fazemos, isso é muito novo e é relevante'. Temos muito orgulho. Todos nos esforçamos ao máximo", completou.
Em outro momento, o baixista disse que "The Battle of Garden's Gate" tem músicas compostas ainda nos primórdios do Greta Van Fleet, mas que ainda não haviam sido consideradas para um lançamento oficial. Um exemplo é "Heat Above", feita junto das já conhecidas "Highway Tune" e "Flower Power".
"Pensamos em colocar em nosso primeiro EP, mas ela nunca encontrou seu lugar. Então, foi realocada para esse disco. Ela renasceu. Tem a mesma atitude e ideia, mas a modernizamos. Em vez de a termos com três ou quatro acordes, adicionamos algumas mudanças. Representa nossa maturidade. Não sei se conseguiríamos fazer isso dois anos atrás. Aprendemos muito ao fazer 'Anthem' e aprendemos muito agora também. Não acho que poderíamos ter feito esse disco do jeito que queríamos antes, acho que esperamos por isso", declarou Sam.
"The Battle of Garden's Gate", o novo álbum do Greta Van Fleet, será lançado nas plataformas de streaming nesta sexta-feira (16).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica


Greta Van Fleet: baixista revela por que opta por tocar descalço nos shows da banda
Steel Panther: Satchel repreende Michael Starr por citar Greta Van Fleet


