Greta Van Fleet: a pior parte de serem comparados ao Led Zeppelin, segundo baixista
Por Igor Miranda
Postado em 12 de abril de 2021
Desde que surgiu, o Greta Van Fleet vem sendo comparado ao Led Zeppelin, devido à sonoridade considerada bem similar. Porém, na visão de Sam Kiszka, baixista da jovem banda americana de hard rock, há aspectos dessa comparação que não se aplicam devidamente.
Greta Van Fleet - Mais Novidades
Em entrevista à Spin, o músico refletiu que o próximo álbum do Greta Van Fleet, "The Battle of Garden's Gate", oferece elementos musicais que fogem muito da influência do Led Zeppelin. Ele concordou, inclusive, com a visão do entrevistador Ryan Reed sobre o disco - o jornalista destacou que há aspectos "cinematográficos" e até progressivos no trabalho.
Inicialmente, Sam explicou que o álbum anterior do Greta, "Anthem of the Peaceful Army" (2018), não traz muitos desses elementos artísticos por ser um trabalho de transição. "A razão pela qual não fizemos antes é porque começamos com o EP duplo ('From the Fires', de 2017), com músicas rock and roll com uma pegada mais doce, folky, country. Era a dinâmica que tínhamos", comentou.
Ele completou: "'Anthem of the Peaceful Army' foi um bom ponto de partida para mostrar nossos diferentes interesses e estilos musicais: trazer coisas diferentes, ter uma power ballad, uma balada doce ao fim do disco. Foi um crescimento natural".
O jornalista, então, comentou que um bom subproduto desse escopo artístico maior é que "as pessoas não vão focar tanto na comparação ao Led Zeppelin". O baixista concordou: "As pessoas perguntam se foi difícil lidar com a pressão de lançar nosso segundo álbum full-length. Não, não foi. Foi exatamente o que queríamos fazer e nos divertimos muito".
Na visão de Sam Kiszka, "a pior coisa da comparação com o Led Zeppelin é que, no fundo, você pensa 'nós somos isso?'". "Não é algo que alguém deveria sentir, mas estava sempre ali: 'é isso que nós somos'. Daí, fizemos esse álbum e foi muito libertador, pois tínhamos algo para provar a nós mesmos: 'é disso que nós somos capazes, é isso que nós fazemos, isso é muito novo e é relevante'. Temos muito orgulho. Todos nos esforçamos ao máximo", completou.
Em outro momento, o baixista disse que "The Battle of Garden's Gate" tem músicas compostas ainda nos primórdios do Greta Van Fleet, mas que ainda não haviam sido consideradas para um lançamento oficial. Um exemplo é "Heat Above", feita junto das já conhecidas "Highway Tune" e "Flower Power".
"Pensamos em colocar em nosso primeiro EP, mas ela nunca encontrou seu lugar. Então, foi realocada para esse disco. Ela renasceu. Tem a mesma atitude e ideia, mas a modernizamos. Em vez de a termos com três ou quatro acordes, adicionamos algumas mudanças. Representa nossa maturidade. Não sei se conseguiríamos fazer isso dois anos atrás. Aprendemos muito ao fazer 'Anthem' e aprendemos muito agora também. Não acho que poderíamos ter feito esse disco do jeito que queríamos antes, acho que esperamos por isso", declarou Sam.
"The Battle of Garden's Gate", o novo álbum do Greta Van Fleet, será lançado nas plataformas de streaming nesta sexta-feira (16).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge

Greta Van Fleet: baixista revela por que opta por tocar descalço nos shows da banda
Steel Panther: Satchel repreende Michael Starr por citar Greta Van Fleet


