Matérias Mais Lidas

Slipknot: com vídeo emocionante, banda se pronuncia sobre morte de Joey JordisonSlipknot
Com vídeo emocionante, banda se pronuncia sobre morte de Joey Jordison

R.I.P.: lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressionaR.I.P.
Lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressiona

Metal Church: morte do vocalista Mike Howe declarada como suicídioMetal Church
Morte do vocalista Mike Howe declarada como suicídio

Joey Jordison: Amigos criticam site por divulgar ligação que ex-parceira fez para o 911Joey Jordison
Amigos criticam site por divulgar ligação que ex-parceira fez para o 911

Iron Maiden: veja Bruce Dickinson empolgado cantando ZZ TopIron Maiden
Veja Bruce Dickinson empolgado cantando ZZ Top

Whitesnake: por que Glenn Hughes nunca foi chamado para a banda, segundo CoverdaleWhitesnake
Por que Glenn Hughes nunca foi chamado para a banda, segundo Coverdale

Ozzy Osbourne: veja a reação dele ao ouvir solo isolado de Randy Rhoads em Crazy TrainOzzy Osbourne
Veja a reação dele ao ouvir solo isolado de Randy Rhoads em "Crazy Train"

Pearl Jam: por que Eddie Vedder sofreu mais com o sucesso do que os outros integrantesPearl Jam
Por que Eddie Vedder sofreu mais com o sucesso do que os outros integrantes

Corey Taylor: Não podíamos trabalhar junto com JordisonCorey Taylor
Não podíamos trabalhar junto com Jordison

Yes: lançada sua primeira música inédita em sete anosYes
Lançada sua primeira música inédita em sete anos

Rush: como eles dividiam grana das composições e como eram os egos, segundo Geddy LeeRush
Como eles dividiam grana das composições e como eram os egos, segundo Geddy Lee

Slipknot: bateria isolada de Psychosocial mostra criatividade e talento de JordisonSlipknot
Bateria isolada de "Psychosocial" mostra criatividade e talento de Jordison

Metallica: todos os álbuns da banda, do pior para o melhor, segundo o Ruthless MetalMetallica
Todos os álbuns da banda, do pior para o melhor, segundo o Ruthless Metal

Metallica: Lars Ulrich é um gênio do metal, diz Rodrigo OliveiraMetallica
"Lars Ulrich é um gênio do metal", diz Rodrigo Oliveira

Cradle Of Filth: próximo álbum será lançado em outubro; confira capa, tracklist e singleCradle Of Filth
Próximo álbum será lançado em outubro; confira capa, tracklist e single


Stamp

Ronnie James Dio: em autobiografia, ele conta por que quase não entrou no Black Sabbath

Por Igor Miranda
Em 20/07/21

A passagem de Ronnie James Dio pelo Black Sabbath fez com que a banda mantivesse seu alto patamar de qualidade. O vocalista era um grande nome para a vaga deixada por Ozzy Osbourne, no fim da década de 1970, ainda que os estilos de ambos fossem bem diferentes.

Todavia, soa mais fácil poder dizer tudo isso depois que Dio fez história ao lado do Sabbath. Na época do convite, em 1979, nem mesmo o cantor acreditava que entrar para a banda seria uma boa ideia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em um trecho da autobiografia "Rainbow in the Dark: The Autobiography by Ronnie James Dio", escrita pelo próprio Dio, mas concluída por sua viúva, Wendy Dio, e pelo jornalista Mick Wall, o lendário vocalista, que nos deixou em 2010, conta que quase decidiu por não entrar no Black Sabbath. As razões, evidentes, giram em torno da insegurança do artista com relação a substituir alguém como Ozzy Osbourne.

O trecho da obra em que Dio fala sobre o início de sua relação com o Sabbath foi transcrito pelo site da revista Rolling Stone e traduzido pelo Whiplash.Net. No fragmento, o artista contou, inicialmente, que foi cotado para entrar na banda após Wendy Dio, que ainda não gerenciava sua carreira, fazer amizade com Sharon Arden, filha do empresário Don Arden e futura esposa e manager do próprio Ozzy - eles ainda não estavam juntos na época.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Foi através da conexão de Wendy com Sharon que fui convidado para conhecer os caras do Sabbath. Foram todos muito simpáticos e educados. Quando fomos embora, não pensei mais no assunto. Eles estavam se preparando para fazer seu próximo álbum com Ozzy e eu ainda estava pensando em meu próximo passo (após sair do Rainbow)", diz Ronnie.

O vocalista admite que, de início, "evitou a perspectiva" de se juntar ao Black Sabbath. "Eu estava desesperado para fazer minhas próprias coisas novamente, depois de anos trabalhando sob as regras de Ritchie Blackmore (guitarrista do Rainbow). Eu também não tinha certeza de como eu deveria substituir Ozzy Osbourne no Black Sabbath", refletiu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na época, de acordo com Dio, não era comum que bandas substituíssem seus vocalistas. "Ao contrário dos anos seguintes, quando grupos como Van Halen, Bad Company, Iron Maiden e até Queen podiam trazer um novo frontman impunemente, no final dos anos 70, a ideia de um grupo superfamoso como o Sabbath substituindo seu frontman era considerada impensável. Led Zeppelin sem Robert Plant, Rolling Stones sem Mick Jagger? Sacrilégio", destacou.

Don Arden jogou contra

Em meio a tudo isso, a situação interna do Black Sabbath não colaborava. Don Arden, que estava empresariando a banda na época, era contra a entrada de Ronnie James Dio. Ele acreditava que o grupo poderia se reconciliar com Ozzy Osbourne, já que o vocalista original havia saído e voltado do projeto em algum momento do fim da década de 1970. "A certa altura, ele até sugeriu que eu criasse músicas com Tony (Iommi, guitarrista) e cantasse no álbum, mas que levassem Ozzy para a turnê", revelou Ronnie.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Essa situação, inclusive, fez com que o Sabbath não fosse mais empresariado por Arden. "Quando Tony disse a Don onde ele poderia enfiar aquela ideia estúpida, isso foi o fim do Sabbath para Don. Ele cancelou o aluguel da casa que estava pagando para eles e vendeu o contrato de gerenciamento para um cara chamado Sandy Pearlman, então empresário do Blue Öyster Cult, uma das muitas bandas americanas nos anos 1970 a ser diretamente influenciada pelo Sabbath em seu auge. Ele então disse a Sharon para começar a cuidar de Ozzy como um artista solo: o início de uma estrada longa e incessantemente sinuosa que merece um livro próprio", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Black Sabbath: Vocês não podem ter esse anão do Dio na banda, dizia Don ArdenBlack Sabbath
"Vocês não podem ter esse anão do Dio na banda", dizia Don Arden

O que fez Dio mudar de ideia

Dois elementos cruciais fizeram Ronnie James Dio mudar de ideia e se juntar ao Black Sabbath. O primeiro foi a sua boa relação com o guitarrista Tony Iommi - os dois se deram bem desde o primeiro dia. O segundo, claro, foi a qualidade das músicas que eles acabaram criando juntos.

"O destino interferiu nas coisas. Certa noite, eu estava no Rainbow quando o guitarrista alto e taciturno do Sabbath, Tony Iommi, entrou. Gostei de Tony imediatamente. Eu sabia que ele era o líder musical do Sabbath, o mentor por trás de alguns dos riffs de guitarra mais clássicos da história do rock", descreveu, inicialmente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nessa época, antes mesmo da tal visita descrita nos primeiros parágrafos deste texto, Tony já sondava Ronnie para cantar no que seria um álbum do guitarrista. Na verdade, um trabalho conjunto. Uma nova banda, talvez. Nada de Sabbath até então.

"Começamos a conversar e descobrimos que ambos estávamos pensando em fazer um álbum solo. Tony confidenciou que a banda havia acabado de expulsar Ozzy. Ozzy foi o primeiro a admitir que era seu pior inimigo naquela época, em uma época em que seu alcoolismo e drogas estavam fora de controle. Ele não foi o único astro do rock a sofrer esse destino. Tony explicou que o baixista da banda e letrista usual, Terry 'Geezer' Butler, também estava passando por alguns problemas familiares. Daí a inclinação de Tony para considerar algum tipo de projeto solo", revelou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Toda a situação se desenrolou e mesmo com Don Arden jogando contra, Ronnie James Dio foi efetivado como vocalista do Black Sabbath. No fim de tudo, o cantor ainda estava inseguro com a decisão de se juntar à banda. Fora a boa relação com Tony Iommi, ele foi convencido pelas músicas criadas até então, que acabaram entrando no lendário álbum "Heaven and Hell" (1980).

"Para ser justo com Don, eu ainda não estava totalmente convencido também. O que me inclinou no final foi a pura qualidade das canções que Tony e eu estávamos escrevendo. Isso, mais o fato de que Tony me garantiu que não seria como a minha situação em Rainbow, onde Ritchie era o chefe e ponto final. Se eu me juntasse a ele no Sabbath, seria como um parceiro igual com a mesma palavra, musicalmente e no que diz respeito aos negócios", pontuou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao todo, Ronnie James Dio teve duas passagens pelo Black Sabbath, entre 1979 e 1982, e de 1991 a 1992, gravando os álbuns "Heaven and Hell", "Mob Rules" (1981) e "Dehumanizer" (1992), além do ao vivo "Live Evil" (1982). De 2006 até sua morte, em 2010, ele ainda esteve na banda Heaven & Hell, que basicamente era o Sabbath com Dio. O projeto rendeu o disco "The Devil You Know" (2009).

A autobiografia "Rainbow in the Dark: The Autobiography by Ronnie James Dio" será lançada no fim deste mês de julho no exterior. A obra será disponibilizada no Brasil, por meio da editora Estética Torta, no dia 20 de agosto. O site da empresa já disponibiliza pré-venda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Black Sabbath: Robb Flynn relembra os 50 anos de Master Of RealityBlack Sabbath
Robb Flynn relembra os 50 anos de "Master Of Reality"

Van Halen: por que gravadora os colocou para abrir para um Black Sabbath em baixaVan Halen
Por que gravadora os colocou para abrir para um Black Sabbath em baixa

Rock e Olimpíadas: músicas que combinam com modalidades disputadas nos Jogos OlímpicosRock e Olimpíadas
Músicas que combinam com modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos

Ronnie James Dio: em autobiografia, ele conta por que quase não entrou no Black SabbathRonnie James Dio
Em autobiografia, ele conta por que quase não entrou no Black Sabbath

Brian May: aniversariante desta segunda-feira (19) recebe os parabéns de Tony IommiBrian May
Aniversariante desta segunda-feira (19) recebe os parabéns de Tony Iommi

Black Sabbath: Bill Ward escreve poema em homenagem às vítimas do COVID-19Black Sabbath
Bill Ward escreve poema em homenagem às vítimas do COVID-19

Black Sabbath: As 11 melhores letras de Geezer ButlerBlack Sabbath
As 11 melhores letras de Geezer Butler

Dio: vocalista deixou de tocar trompete por que instrumento não o ajudava na paqueraDio
Vocalista deixou de tocar trompete por que instrumento não o ajudava na paquera

Tommy Clufetos: baterista está 100% nem aí para os haters da InternetTommy Clufetos
Baterista está 100% nem aí para os haters da Internet

Black Sabbath: Todos os álbuns ranqueados, do pior ao melhor, pela Kerrang!Black Sabbath
Todos os álbuns ranqueados, do pior ao melhor, pela Kerrang!

Black Sabbath: Tony Iommi e a abominável capa do SabotageBlack Sabbath
Tony Iommi e a abominável capa do "Sabotage"

Black Sabbath: sobre o que fala a letra do clássico Iron Man?Black Sabbath
Sobre o que fala a letra do clássico "Iron Man"?

Rápidos: 20 álbuns gravados por bandas de heavy metal que duram menos de 45 minutosRápidos
20 álbuns gravados por bandas de heavy metal que duram menos de 45 minutos

Black Sabbath: Iommi acha originais e quer relançar material que horrorizou Ian GillanBlack Sabbath
Iommi acha originais e quer relançar material que "horrorizou" Ian Gillan

Pegadinha: 10 bandas que anunciaram turnês de despedida, mas continuaram na ativaPegadinha
10 bandas que anunciaram turnês de despedida, mas continuaram na ativa


Lista: 30 discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa - Parte 2Lista
30 discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa - Parte 2

1983: 15 grandes álbuns lançados no ano que o mundo conheceu o Metallica e o Slayer1983
15 grandes álbuns lançados no ano que o mundo conheceu o Metallica e o Slayer

Lista: Álbuns de estreia arrasadores que são clássicos até hoje - Parte ILista
Álbuns de estreia arrasadores que são clássicos até hoje - Parte I


Guns N' Roses: Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?Guns N' Roses
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.