Ronnie James Dio: em autobiografia, ele conta por que quase não entrou no Black Sabbath
 Por Igor Miranda
Por Igor Miranda
Postado em 20 de julho de 2021
A passagem de Ronnie James Dio pelo Black Sabbath fez com que a banda mantivesse seu alto patamar de qualidade. O vocalista era um grande nome para a vaga deixada por Ozzy Osbourne, no fim da década de 1970, ainda que os estilos de ambos fossem bem diferentes.
Todavia, soa mais fácil poder dizer tudo isso depois que Dio fez história ao lado do Sabbath. Na época do convite, em 1979, nem mesmo o cantor acreditava que entrar para a banda seria uma boa ideia.
Black Sabbath - Mais Novidades
 
Em um trecho da autobiografia "Rainbow in the Dark: The Autobiography by Ronnie James Dio", escrita pelo próprio Dio, mas concluída por sua viúva, Wendy Dio, e pelo jornalista Mick Wall, o lendário vocalista, que nos deixou em 2010, conta que quase decidiu por não entrar no Black Sabbath. As razões, evidentes, giram em torno da insegurança do artista com relação a substituir alguém como Ozzy Osbourne.
O trecho da obra em que Dio fala sobre o início de sua relação com o Sabbath foi transcrito pelo site da revista Rolling Stone e traduzido pelo Whiplash.Net. No fragmento, o artista contou, inicialmente, que foi cotado para entrar na banda após Wendy Dio, que ainda não gerenciava sua carreira, fazer amizade com Sharon Arden, filha do empresário Don Arden e futura esposa e manager do próprio Ozzy - eles ainda não estavam juntos na época.
 
"Foi através da conexão de Wendy com Sharon que fui convidado para conhecer os caras do Sabbath. Foram todos muito simpáticos e educados. Quando fomos embora, não pensei mais no assunto. Eles estavam se preparando para fazer seu próximo álbum com Ozzy e eu ainda estava pensando em meu próximo passo (após sair do Rainbow)", diz Ronnie.
O vocalista admite que, de início, "evitou a perspectiva" de se juntar ao Black Sabbath. "Eu estava desesperado para fazer minhas próprias coisas novamente, depois de anos trabalhando sob as regras de Ritchie Blackmore (guitarrista do Rainbow). Eu também não tinha certeza de como eu deveria substituir Ozzy Osbourne no Black Sabbath", refletiu.
Na época, de acordo com Dio, não era comum que bandas substituíssem seus vocalistas. "Ao contrário dos anos seguintes, quando grupos como Van Halen, Bad Company, Iron Maiden e até Queen podiam trazer um novo frontman impunemente, no final dos anos 70, a ideia de um grupo superfamoso como o Sabbath substituindo seu frontman era considerada impensável. Led Zeppelin sem Robert Plant, Rolling Stones sem Mick Jagger? Sacrilégio", destacou.
 
Don Arden jogou contra
Em meio a tudo isso, a situação interna do Black Sabbath não colaborava. Don Arden, que estava empresariando a banda na época, era contra a entrada de Ronnie James Dio. Ele acreditava que o grupo poderia se reconciliar com Ozzy Osbourne, já que o vocalista original havia saído e voltado do projeto em algum momento do fim da década de 1970. "A certa altura, ele até sugeriu que eu criasse músicas com Tony (Iommi, guitarrista) e cantasse no álbum, mas que levassem Ozzy para a turnê", revelou Ronnie.
Essa situação, inclusive, fez com que o Sabbath não fosse mais empresariado por Arden. "Quando Tony disse a Don onde ele poderia enfiar aquela ideia estúpida, isso foi o fim do Sabbath para Don. Ele cancelou o aluguel da casa que estava pagando para eles e vendeu o contrato de gerenciamento para um cara chamado Sandy Pearlman, então empresário do Blue Öyster Cult, uma das muitas bandas americanas nos anos 1970 a ser diretamente influenciada pelo Sabbath em seu auge. Ele então disse a Sharon para começar a cuidar de Ozzy como um artista solo: o início de uma estrada longa e incessantemente sinuosa que merece um livro próprio", disse.
 
O que fez Dio mudar de ideia
Dois elementos cruciais fizeram Ronnie James Dio mudar de ideia e se juntar ao Black Sabbath. O primeiro foi a sua boa relação com o guitarrista Tony Iommi - os dois se deram bem desde o primeiro dia. O segundo, claro, foi a qualidade das músicas que eles acabaram criando juntos.
"O destino interferiu nas coisas. Certa noite, eu estava no Rainbow quando o guitarrista alto e taciturno do Sabbath, Tony Iommi, entrou. Gostei de Tony imediatamente. Eu sabia que ele era o líder musical do Sabbath, o mentor por trás de alguns dos riffs de guitarra mais clássicos da história do rock", descreveu, inicialmente.
 
Nessa época, antes mesmo da tal visita descrita nos primeiros parágrafos deste texto, Tony já sondava Ronnie para cantar no que seria um álbum do guitarrista. Na verdade, um trabalho conjunto. Uma nova banda, talvez. Nada de Sabbath até então.
"Começamos a conversar e descobrimos que ambos estávamos pensando em fazer um álbum solo. Tony confidenciou que a banda havia acabado de expulsar Ozzy. Ozzy foi o primeiro a admitir que era seu pior inimigo naquela época, em uma época em que seu alcoolismo e drogas estavam fora de controle. Ele não foi o único astro do rock a sofrer esse destino. Tony explicou que o baixista da banda e letrista usual, Terry 'Geezer' Butler, também estava passando por alguns problemas familiares. Daí a inclinação de Tony para considerar algum tipo de projeto solo", revelou.
 
Toda a situação se desenrolou e mesmo com Don Arden jogando contra, Ronnie James Dio foi efetivado como vocalista do Black Sabbath. No fim de tudo, o cantor ainda estava inseguro com a decisão de se juntar à banda. Fora a boa relação com Tony Iommi, ele foi convencido pelas músicas criadas até então, que acabaram entrando no lendário álbum "Heaven and Hell" (1980).
"Para ser justo com Don, eu ainda não estava totalmente convencido também. O que me inclinou no final foi a pura qualidade das canções que Tony e eu estávamos escrevendo. Isso, mais o fato de que Tony me garantiu que não seria como a minha situação em Rainbow, onde Ritchie era o chefe e ponto final. Se eu me juntasse a ele no Sabbath, seria como um parceiro igual com a mesma palavra, musicalmente e no que diz respeito aos negócios", pontuou.
 
Ao todo, Ronnie James Dio teve duas passagens pelo Black Sabbath, entre 1979 e 1982, e de 1991 a 1992, gravando os álbuns "Heaven and Hell", "Mob Rules" (1981) e "Dehumanizer" (1992), além do ao vivo "Live Evil" (1982). De 2006 até sua morte, em 2010, ele ainda esteve na banda Heaven & Hell, que basicamente era o Sabbath com Dio. O projeto rendeu o disco "The Devil You Know" (2009).
A autobiografia "Rainbow in the Dark: The Autobiography by Ronnie James Dio" será lançada no fim deste mês de julho no exterior. A obra será disponibilizada no Brasil, por meio da editora Estética Torta, no dia 20 de agosto. O site da empresa já disponibiliza pré-venda.
 
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps












 A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem" Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados" As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar" Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima" Marillion anuncia show no lendário Anfiteatro de Pompeia
Marillion anuncia show no lendário Anfiteatro de Pompeia

 Black Sabbath: "Vocês não podem ter esse anão do Dio na banda", dizia Don Arden
Black Sabbath: "Vocês não podem ter esse anão do Dio na banda", dizia Don Arden



 Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May O choque de Geezer Butler ao ver Ozzy nos ensaios; "não sabia o quanto ele estava doente"
O choque de Geezer Butler ao ver Ozzy nos ensaios; "não sabia o quanto ele estava doente" A música mais pesada que Slash ouviu, e que Bruce Dickinson se envergonha de ter gravado
A música mais pesada que Slash ouviu, e que Bruce Dickinson se envergonha de ter gravado Fotos de Infância: Ozzy Osbourne
Fotos de Infância: Ozzy Osbourne



)