Crypta: "Já nos proibiram de entrar no nosso camarim achando que éramos acompanhantes"
Por Emanuel Seagal
Postado em 14 de julho de 2021
Fernanda Lira (ex-Nervosa), vocalista e guitarrista da banda de death metal Crypta, participou de uma matéria no SP1 durante a comemoração do dia mundial do rock, onde falou sobre as dificuldades e a representatividade da mulher no metal. Confira os trechos, transcritos pelo Whiplash.Net.
"Somos quatro mulheres apaixonadas por death metal. A maioria das minhas referências eram femininas, meu pai sempre ouviu muita banda com mulher e isso sempre foi muito importante pra mim, porque eu sempre me senti representada.
As pessoas tem essa concepção 'por ter uma banda só de menina, tudo se torna mais fácil', na verdade a gente encontra muitas dificuldades, como ser proibida de entrar no próprio camarim, porque confundiam a gente com as acompanhantes da banda. Aí você sobe no palco e o cara te ensina qual é o botão do volume, "olha, esse é o volume, você pôe pra cima...', eu sinto, sempre senti, como mulher subindo no palco, sempre uma necessidade de provar em dobro. Eu não escondo que eu defendo pautas feministas, por exemplo, ou que abordam os direitos das mulheres, não escondo que eu defendo pautas raciais, não escondo que eu defendo e gosto de questionar a pauta do veganismo. Para que as pessoas se conscientizem, ou pelo menos possam parar e pensar sobre aquilo.
Mulheres sabem tocar tanto quanto os homens sim. Vão desenvolver papeis que não foram aqueles que foram designados pra elas e é isso, então minha contribuição é subir no palco e arregaçar tudo toda vez que eu tenho oportunidade (risos)."
A Crypta lançou seu primeiro álbum, "Echoes of the Soul", no dia 11 de junho, pela Napalm Records.
Assista o vídeo clipe gravado para "From The Ashes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Lenda do heavy metal, Bill Ward afirma que Lars Ulrich é um baterista brilhante - e tagarela
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer


Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Sepultura marca último show na Europa e confirma Crypta entre as atrações de abertura
Sepultura anuncia último show na Europa
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm


