Crypta: "Já nos proibiram de entrar no nosso camarim achando que éramos acompanhantes"
Por Emanuel Seagal
Postado em 14 de julho de 2021
Fernanda Lira (ex-Nervosa), vocalista e guitarrista da banda de death metal Crypta, participou de uma matéria no SP1 durante a comemoração do dia mundial do rock, onde falou sobre as dificuldades e a representatividade da mulher no metal. Confira os trechos, transcritos pelo Whiplash.Net.
"Somos quatro mulheres apaixonadas por death metal. A maioria das minhas referências eram femininas, meu pai sempre ouviu muita banda com mulher e isso sempre foi muito importante pra mim, porque eu sempre me senti representada.
As pessoas tem essa concepção 'por ter uma banda só de menina, tudo se torna mais fácil', na verdade a gente encontra muitas dificuldades, como ser proibida de entrar no próprio camarim, porque confundiam a gente com as acompanhantes da banda. Aí você sobe no palco e o cara te ensina qual é o botão do volume, "olha, esse é o volume, você pôe pra cima...', eu sinto, sempre senti, como mulher subindo no palco, sempre uma necessidade de provar em dobro. Eu não escondo que eu defendo pautas feministas, por exemplo, ou que abordam os direitos das mulheres, não escondo que eu defendo pautas raciais, não escondo que eu defendo e gosto de questionar a pauta do veganismo. Para que as pessoas se conscientizem, ou pelo menos possam parar e pensar sobre aquilo.
Mulheres sabem tocar tanto quanto os homens sim. Vão desenvolver papeis que não foram aqueles que foram designados pra elas e é isso, então minha contribuição é subir no palco e arregaçar tudo toda vez que eu tenho oportunidade (risos)."
A Crypta lançou seu primeiro álbum, "Echoes of the Soul", no dia 11 de junho, pela Napalm Records.
Assista o vídeo clipe gravado para "From The Ashes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A verdadeira opinião de Bill Ward do Black Sabbath sobre Lars Ulrich do Metallica
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações


Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Sepultura marca último show na Europa e confirma Crypta entre as atrações de abertura
Sepultura anuncia último show na Europa
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor


