Beowulf: falece o vocalista Sílvio César Barros
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 12 de julho de 2021
Não há quem seja fã fiel de Heavy Metal no Ceará que não conheça ou não tenha sido influenciado por Sílvio César Miranda Barros. O vocalista da BEOWULF se calou no dia 11 de junho, como consequência da Covid 19.
A praga que já levou tantos talentos desde o ano passado venceu o gigante que foi um dos percussores no metal cearense. Se o poema épico "Beowulf" aparece como uma das bases do idioma shakespereano, talvez não por desejo consciente de seu autor ou autora (que sequer sabemos quem é), a banda BEOWULF também aparece, de forma involuntária, como base de toda a cena metálica alencarina. Aqueles estudantes em sua época não queriam ser pioneiros em nada. Para a humildade de Sílvio César uma pretensão assim era algo incabível. Aqueles estudantes só queriam se divertir tocando o Heavy Metal, gênero que os havia recentemente conquistado.
E com muita melodia, muito peso, muito sonho e inspiração em bandas como IRON MAIDEN, MANOWAR e MERCYFUL FATE, a BEOWULF lança em 1990 a primeira demo, auto-intitulada, com faixas como "Angel Hammer", e "Destiny Visions", que logo tornaram-se sucesso, especialmente a primeira, um hino natural no underground cearense. "Falling Race" e "Flying Free" completavam a fita cassete gravada por Sílvio, Cláudio Barros (irmão de Sílvio - guitarra) e Tales Groo (hoje líder da DARKSYDE, na outra guitarra), André Rodger (FIRELINE - baixo) e Harold Junior (bateria).
Dois anos depois, com uma nova formação (Marcelo Romcy e Hélio substituindo Tales Groo e André Rodger), a banda lança sua segunda demo, "The Black Forest" com mais quatro faixas. Infelizmente, fora uma canção, "Another Way" lançada na coletânea Projeto Mythus (1995) não há mais registros de novas composições da banda, que enfrentou um longo hiato até ser reativada por Sílvio em 2015 e participar do evento Tempestade Metalica XXX, celebrando os 30 anos de um dos primeiros festivais realizados na capital do Ceará.
Além da música, Silvio se destacava pela extrema simpatia e gentileza. "Era uma das pessoas mais gentis que eu já conheci", posso dizer como se estivesse respondendo a uma entrevista. Sílvio recebia a todos com um sorriso acolhedor. E, calada agora, sua fala tranquila leva consigo uma infinidade de causos e relatos de como surgiu, se desenvolveu e resistiu o Heavy Metal neste estado sempre dominado por ritmos mais populares. Parabenizar cada personagem dessa cena com uma imagem personalizada por ocasião dos aniversários era também um costume que aproximava o gigante de cada um dos headbangers que o conheciam. As demos lançadas pelo BEOWULF jamais foram remasterizadas, mas não há um headbanger cearense que não tenha submetido o pescoço ao poder de "Angel Hammer".
Sílvio César Miranda Barros se junta agora a Carlinhos Perdigão, baterista, também vítima da Covid19, e outras 533 mil brasileiros que partiram desde o ano passado (e até quando e quantos mais?). Ele se junta também a seus amigos Andre Matos (VIPER, ANGRA, SHAMAN) e Mauro Linhares (DARK AVENGER) num coro metálico sobre as nuvens. Estejam em paz, Angel Hammers.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
76 brasileiros estão registrados com o nome Ozzy
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Como político Arthur do Val aprendeu a tocar "Rebirth", do Angra, segundo o próprio

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA
Dupla sertaneja desvirtua clássico do Pink Floyd
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza
Marilyn Manson: "Sou o monstro do Lago Ness! Sou o Bicho Papão!"
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
Avenged Sevenfold: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba


