Rush: Geddy Lee não escolheu tocar baixo nem estava na banda quando foi fundada
Por Bruce William
Postado em 05 de julho de 2021
Durante entrevista postada no canal "Lefty Guitarist" do youtube, Geddy Lee conta, dentre outras coisas, como foi seu início de carreira na música, incluindo o surgimento de sua amizade com Alex Lifeson, que o chamaria para fazer parte da banda em que tocava, o Rush.
"Eu cresci no subúrbio de Toronto, no norte da cidade", conta Geddy. "Venho de uma família judia de poucas posses, meus pais foram sobreviventes do holocausto, vieram pra cá em 1947/1948, meu pai montou uma pequena loja de variedades e infelizmente faleceu quando eu estava com cerca de doze anos de idade. Minha mãe passou a tomar conta do negócio, minha avó - que também sobreviveu ao holocausto - veio morar conosco, morávamos no subúrbio e tentávamos assimilar ao máximo a cultura local, enquanto minha mãe saía todo dia para ir trabalhar. Por ela não estar perto o tempo todo, eu acredito que tinha mais liberdade que a maioria dos garotos da minha idade, então passei a viver com más companhias (risos), pessoas que amavam rock e isso foi meu primeiro contato com a música, fui mordido por isso desde bem novo".
Veja também:

Depois Geddy prossegue falando sobre como tudo começou de fato: "Primeiro eu comprei um violão. Pedi pra minha mãe me emprestar dinheiro pra eu fechar negócio com um cara que vivia na vizinhança. Ele estava vendendo um violão que tinha três palmeiras pintadas e eu precisava ter aquilo. Então ela me emprestou o dinheiro e eu tive que trabalhar na loja aos sábados (Nota: os pais de Geddy imigraram para o Canadá em 1947 e montaram uma loja de variedades). E eu aprendi por conta própria a tocar 'Pretty Woman' do Roy Orbison, o que me deixou extasiado. Eu estava com doze anos e comecei a tocar numa pequena banda dos arredores, acho que nosso nome era The Dusty Coconuts. Nos encontrávamos na casa de nosso amigo até que ficamos sabendo que a mãe de um dos garotos que deveria tocar baixo não deixou ele entrar na banda pois ele não se dava bem com aglomeração de pessoas. Então fizemos uma votação e eu acabei sendo escolhido como o novo baixista. Voltei pra minha mãe, implorei que ela me emprestasse dinheiro para comprar um baixo. Ela concordou e fui até a loja de instrumentos local. Claro que tive que continuar trabalhando aos sábados na loja. Foi assim que comprei meu primeiro baixo".
Em maio, Geddy Lee fez o post abaixo em seu instagram: "Feliz Dia das Mães para minha linda mãe, Mary! Chegando aos 96 e ainda agitando! E ela já foi vacinada também! Tomara que ainda continue por aí durante muito tempo!"
Depois Geddy conta como conheceu seu futuro parceiro de banda, Alex Lifeson: "Eu estava no ensino médio e havia um cara na minha sala, se chamava Alex Živojinovic (cuja tradução aproximada em inglês é 'son of life', que acabou virando Lifeson) e nós ficávamos nas últimas fileiras, e ele era muito divertido. Meio que nos conectamos e ele tocava guitarra. Começamos a ensaiar juntos. Naquela época, não fazia ideia que eu passaria o resto da minha vida com este cara maluco da Sérvia. E ele estava em uma banda chamada Rush, então eu não fui um membro fundador (Nota: a banda tecnicamente foi fundada pelo então vocalista e baixista Jeff Jones, que ficou apenas um mês nela). Eles tinham um show marcado num lugar que era meio que um porão de uma igreja, e o baixista não podia ir por um motivo qualquer, daí Al me ligou em pânico 'Você acha que poderia tocar pra gente?' Disse 'Sim, certamente'. Fui lá, aprendi as músicas naquela tarde, acho que eram quatro músicas apenas que a gente tocava várias vezes. Fizemos o show, e dali saímos para comemorar numa lanchonete que servia batatas fritas com molho, que era uma coisa típica da banda naqueles tempos. Foi assim que começou minha carreira ao lado do Al".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse


O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Como um médico fã de Rush salvou a pele de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
O maior disco de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush


