Gojira: Joe Duplantier está no Brasil para protestar contra PL de demarcação de terras
Por Igor Miranda
Postado em 25 de agosto de 2021
O vocalista e guitarrista do Gojira, Joe Duplantier, está no Brasil - mais especificamente em Brasília, capital federal - para participar de manifestações relacionadas à causa indígena.
Os protestos são contrários ao Projeto de Lei 490, de 2007 (PL 490/2007), que altera o rito de demarcação de terras indígenas e permite, nelas, a realização de atividades econômicas por pessoas não indígenas. A possível aprovação do PL 490 determina que terras indígenas são todas aquelas áreas ocupadas em 5 de outubro de 1988, dia em que a Constituição Federal foi promulgada.
Caso o projeto torne-se lei, será necessário que os indígenas comprovem que as terras demarcadas onde vivem no momento estavam ocupadas em 5 de outubro de 1988. Tal ideia é criticada por especialistas na área, visto que seria difícil realizar esse tipo de comprovação por uma série de razões - uma reportagem do site G1 explica a situação com maior profundidade.
As manifestações ocorrem, de acordo com a Agência Senado, às vésperas de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado que discutirá o tema na manhã desta quarta-feira (25). Segundo o autor do requerimento da audiência, senador Jaques Wagner (PT-BA), presidente da comissão, o texto "significa a flexibilização ao entendimento referente à legalização de garimpos, a implantação de hidrelétricas, estradas, arrendamentos e grandes empreendimentos agropecuários".
A presença de Joe Duplantier
A vinda de Joe Duplantier ao Brasil ocasionou em sua participação em uma manifestação, realizada nesta terça-feira (24), que reuniu indígenas de todo o Brasil na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Outro protesto está marcado para acontecer na quarta (25).
Duplantier, por intermédio do Gojira, tem se envolvido em ações ligadas à causa indígena na América do Sul. Neste ano, a banda lançou uma música intitulada "Amazonia", que traz reflexões e críticas sobre como a preservação da Floresta Amazônica tem sido tratada pelas autoridades. Os lucros obtidos com a canção foram destinados à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que atua em defesa dos povos tradicionais brasileiros.
Em um texto divulgado na página de outra organização, a International Artists Solidarity (IAS), Joe Duplantier exaltou a manifestação ocorrida nesta terça-feira. "Hoje, em Brasília, a energia foi estrondosa. Todas essas almas, unidas em uma só, vindas de todo o Brasil. Um belo exemplo de união e de como transformar a raiva e o desespero em canções e dança. Estar com eles hoje em dia já é uma experiência inesquecível", disse.
O músico completou: "Esperamos que os indígenas ainda tenham um futuro em um mundo onde a união e a consciência estão sendo desafiadas e reprimidas por nós, humanos. Somos responsáveis e somos a solução".
Outra publicação na página, compartilhada pelo perfil do Gojira, confirmou que Joe Duplantier está em Brasília para participar da manifestação. O artista posou ao lado de uma criança indígena.
Em outra imagem, divulgada através da página do estúdio Silverchord, de Joe, é possível ver o músico ao lado da mesma criança em meio ao protesto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps