Gojira: Joe Duplantier está no Brasil para protestar contra PL de demarcação de terras
Por Igor Miranda
Postado em 25 de agosto de 2021
O vocalista e guitarrista do Gojira, Joe Duplantier, está no Brasil - mais especificamente em Brasília, capital federal - para participar de manifestações relacionadas à causa indígena.
Os protestos são contrários ao Projeto de Lei 490, de 2007 (PL 490/2007), que altera o rito de demarcação de terras indígenas e permite, nelas, a realização de atividades econômicas por pessoas não indígenas. A possível aprovação do PL 490 determina que terras indígenas são todas aquelas áreas ocupadas em 5 de outubro de 1988, dia em que a Constituição Federal foi promulgada.

Caso o projeto torne-se lei, será necessário que os indígenas comprovem que as terras demarcadas onde vivem no momento estavam ocupadas em 5 de outubro de 1988. Tal ideia é criticada por especialistas na área, visto que seria difícil realizar esse tipo de comprovação por uma série de razões - uma reportagem do site G1 explica a situação com maior profundidade.
As manifestações ocorrem, de acordo com a Agência Senado, às vésperas de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado que discutirá o tema na manhã desta quarta-feira (25). Segundo o autor do requerimento da audiência, senador Jaques Wagner (PT-BA), presidente da comissão, o texto "significa a flexibilização ao entendimento referente à legalização de garimpos, a implantação de hidrelétricas, estradas, arrendamentos e grandes empreendimentos agropecuários".

A presença de Joe Duplantier
A vinda de Joe Duplantier ao Brasil ocasionou em sua participação em uma manifestação, realizada nesta terça-feira (24), que reuniu indígenas de todo o Brasil na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Outro protesto está marcado para acontecer na quarta (25).
Duplantier, por intermédio do Gojira, tem se envolvido em ações ligadas à causa indígena na América do Sul. Neste ano, a banda lançou uma música intitulada "Amazonia", que traz reflexões e críticas sobre como a preservação da Floresta Amazônica tem sido tratada pelas autoridades. Os lucros obtidos com a canção foram destinados à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que atua em defesa dos povos tradicionais brasileiros.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Em um texto divulgado na página de outra organização, a International Artists Solidarity (IAS), Joe Duplantier exaltou a manifestação ocorrida nesta terça-feira. "Hoje, em Brasília, a energia foi estrondosa. Todas essas almas, unidas em uma só, vindas de todo o Brasil. Um belo exemplo de união e de como transformar a raiva e o desespero em canções e dança. Estar com eles hoje em dia já é uma experiência inesquecível", disse.
O músico completou: "Esperamos que os indígenas ainda tenham um futuro em um mundo onde a união e a consciência estão sendo desafiadas e reprimidas por nós, humanos. Somos responsáveis e somos a solução".

Outra publicação na página, compartilhada pelo perfil do Gojira, confirmou que Joe Duplantier está em Brasília para participar da manifestação. O artista posou ao lado de uma criança indígena.
Em outra imagem, divulgada através da página do estúdio Silverchord, de Joe, é possível ver o músico ao lado da mesma criança em meio ao protesto.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
Torture Squad substituirá Fear Factory no Bangers Open Air
Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
Edu Falaschi anuncia Roy Khan e Veronica Bordacchini como cantores convidados de "MI'RAJ"
Pink Floyd: Stephen Hawking participou em música
A desconhecida música do Black Sabbath que conta com Eddie Van Halen na guitarra
Cinco músicas do ABBA que ganharam ótimas versões pesadas
Gojira: conheça a articulação indígena brasileira que receberá lucros de "Amazonia"
Os melhores álbuns de metal de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
60% dos melhores álbuns da década são dos EUA, aponta lista da Loudwire
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Joe Duplantier aponta o Mastodon como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos
Por que James Hetfield não ouve bateria de Lars Ulrich no retorno dos shows do Metallica

