RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Aos 62 anos de idade, Kirk Hammett sente-se como se estivesse com trinta e poucos

O relançamento dos Beatles que Noel Gallagher odiou: "Eu odeio tudo nele… É ridículo!"

O dia que o guitarrista dos Sex Pistols roubou equipamentos de um show do David Bowie

Paul McCartney relembra seu desastroso único show como guitarrista solo dos Beatles

Yngwie Malmsteen anuncia turnê pela América Latina sem show no Brasil

Gene Simmons assume responsabilidade por álbum controverso do Kiss

A inesperada canção do Metallica que traz lágrimas aos olhos de Kirk Hammett

A curiosa origem de "Smells Like Teen Spirit", título de clássico absoluto do Nirvana

O clássico imortal dos anos 1980 que produtor queria trocar por um cover

O que Raul Seixas diz em "chuva voltando para terra traz coisas do ar" em "Medo da Chuva"

A música do Megadeth que é mais sombria que "The Conjuring"

O guitarrista que o lendário Hans Zimmer recrutou para trabalhar com ele em blockbuster

Ritchie Blackmore sofreu ataque cardíaco e teve seis stents inseridos nas artérias

O disco do Megadeth que fez a cabeça de vocalista do Avenged Sevenfold (e do pai dele)

Como história da Anitta se assemelha à do Sepultura, segundo Andreas Kisser


Bangers Open Air
Linkin Park

Volúpia: Single "Poderes e Forças" prepara terreno para o primeiro álbum

Por Mateus Rister
Fonte: Insanity Records
Postado em 14 de outubro de 2021

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

A VOLÚPIA é uma banda de Hard Rock e Heavy Metal formada por amigos na metade da década de 1980. Durante seus primeiros anos de atividade fez diversos shows e conseguiu um feito raro para grupos de som pesado da época, registrar uma de suas músicas em um álbum oficial, a coletânea IV Festival da Música Viamonense. Quase 15 anos após a sua dissolução, o que era para ser uma ação para celebrar a história da banda virou a fagulha para um retorno às atividades. Agora, Marco Canto (voz), Luciano Reis (guitarra), Ricardo Lampert (baixo) e César "Five" Louis (bateria), estão prestes a lançar o primeiro álbum oficial e já planejam os próximos anos para a VOLÚPIA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em meio aos preparativos finais do vindouro disco, incluindo o lançamento do single "Poderes e Forças", os músicos nos concederam a entrevista que pode ser conferida abaixo:

Mateus Rister: Ricardo, na primeira fase da banda, de 1985 até 1989, você era guitarrista. No retorno, você passa para o baixo. Por que aconteceu essa mudan~ca?

Ricardo Lampert: Foi uma eventualidade, um verdadeiro acaso. Na verdade, eu saí da banda em 1988 e fiquei 28 anos completamente parado e longe da música. Em 2016, quando decidimos retornar, o Gustavo Canals, que era o baixista original da Volúpia, recusou o convite por não poder conciliar a música com as atividades dele. Por isso eu decidi assumir o baixo e deixar a guitarra com o Márcio Superti, que foi quem me substituiu na banda em 1988. E outra, tocar baixo sempre foi um sonho meu, desde a década de 1980, então eu não pensei duas vezes em assumir o baixo quando decidimos retornar com a banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mateus Rister: Como foi o processo para que a banda retornasse em definitivo?

César Louis: Em 2014, eu reuni todo o material que eu tinha sobre a Volúpia e criei uma fanpage da banda no Facebook e isso acabou atraindo várias pessoas e entre elas, alguns ex-membros, como o Ricardo. No ano seguinte começamos a conversar sobre a possibilidade de nos reunirmos para um show em celebração ao lançamento do livro "A História do Rock Pesado Gaúcho", do qual fazemos parte. Chegamos a nos encontrar pessoalmente no Galera’s Rock Bar, em Lajeado, em um show que eu toquei com a Sabotage Black Sabbath Cover e, naquele dia, "batemos o martelo" sobre o retorno da banda que acabou ocorrendo no em 2016, em um primeiro ensaio com Marco Canto na voz, Márcio Superti na guitarra, o Ricardo no baixo e eu na bateria. Tempos depois, decidimos colocar uma segunda guitarra e chamamos o Luciano Reis, ex- companheiro do Canto na Spartacus. Infelizmente o Márcio Superti não conseguiu conciliar a banda com as atividades dele, o Luciano assumiu sozinho o posto de guitarrista e voltamos a ser um quarteto. A nossa ideia inicial era de fazermos somente um show, mas tudo fluiu muito bem e acabamos ampliando o nosso projeto realizando vários shows e a gravação do nosso primeiro álbum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mateus Rister: Temos conhecimento da dificuldade de gravar na década de 1980, ainda mais se tratando de Hard Rock ou Heavy Metal. Além de alto custo, poucos produtores entendiam e sabiam gravar música pesado. Mas vocês conseguiram registrar uma canção na coletânea em LP IV Festival da Música Viamonense. Como foi essa gravação?

César Louis: Aquela foi uma das primeiras gravações de uma banda de heavy metal em um LP. Naquela época, poucas bandas gaúchas de metal tinham gravado material em discos e essa nossa participação numa coletânea musical foi algo inusitado porque nós éramos os "patinhos feios" e a única banda de heavy metal em um disco que tinha basicamente MPB. Foi uma experiência importante para a banda ter ido ao estúdio e gravado essa música. Foi um marco importante que acabou abrindo os nossos caminhos e não só na cidade de Viamão, mas também em outros locais. Pretendemos regravar a Princípio de Uma Nova Era, que fez parte dessa coletânea, com uma nova roupagem para o próximo CD.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mateus Rister: Sobre a gravação do álbum oficial, será de músicas da primeira fase retrabalhadas, novas canções ou um misto de toda a história da banda?

Marco Canto: Em primeiro lugar, é importante destacar que trazer de volta estas músicas é como desenterrar um tesouro que foi guardado por mais de duas décadas e funciona como uma cápsula do tempo. E, ao analisar o material, se constata que é de qualidade inestimável e atemporal, confirmada pela reação do público nos shows que fizemos até antes da pandemia. Este primeiro álbum vai contar com 10 músicas. Da primeira fase, com o Ricardo Lampert na guitarra, temos dua músicas retrabalhadas. Da segunda fase, com o Márcio Superti na guitarra, se completam mais sete músicas, sendo 5 retrabalhadas e duas originais. Pra fechar as 10 músicas do álbum, decidimos colocar uma música nova apenas, porque ela trata justamente sobre esse nosso momento atual de reencontro após quase 30 anos e de toda a adrenalina que passou a rolar nos ensaios e shows que realizamos desde o primeiro ensaio em 2016.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mateus Rister: As músicas "Rebelião" e "Você Também Pode Ver", que ganharam lyrics vídeos, estarão presente no álbum?

Ricardo Lampert: A "Rebelião" e a "Você Também Pode Ver" foram gravadas em 1989 e 1988, respectivamente, e estavam guardadas. Decidimos realizar um lyric vídeo dessas duas músicas para resgatar um pouco e poder divulgar a banda nas redes sociais. A Rebelião estará no álbum, mas a "Você Também Pode Ver" não. Decidimos deixar ela de fora desse primeiro e incluir ela em um segundo álbum que terá basicamente composições feitas agora e algumas regravações que pretendemos fazer de material individual e também da própria banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mateus Rister: No caso de gravações das músicas da primeira fase, como foi esse processo de resgate? Existia um arquivo de demos e gravações da época ou tiveram de puxar pela memória para lembrar trechos ou músicas inteiras?

César Louis: Sim, nós tínhamos todas essas músicas gravadas em fitas K7 e também em MP3. O processo de resgate foi muito fácil. Apesar de ser de quase 30 anos atrás, tudo continuava bem claro em nossas memórias. O primeiro ensaio fluiu muito bem e parecíamos que não estávamos há tanto tempo assim sem tocar essas músicas. O que fizemos foi, a cada ensaio, trocar ideias sobre o que cada música poderia ser modificada ou melhorada e fizemos isso. Temos algumas músicas que foram bem modificadas e outras que foram muito pouco ou quase nada. Basicamente, estamos mantendo nelas a mesma pegada "oitentista" que caracteriza o som da banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mateus Rister: A banda acaba de lançar o single "Poderes e Forças", como a produção dessa canção?

Luciano Reis: Estamos realizando toda a gravação no estúdio Casa dos Gatos, o meu estúdio que possuo aqui na minha casa em São Leopoldo, exceto as baterias que foram gravadas pelo César em Porto Alegre, no estúdio Green Room e com o apoio do Marlon Steindorff, guitarrista da Epitaph. A "Poderes e Forças" foi à primeira música do álbum a ser finalizada e decidimos que ela seria um excelente single, pois é uma música direta que mostra bem essa personalidade forte e marcante da banda. A mixagem dela foi feita pelo Lucas Sontorum da LST Produções, que, aliás, fará a mixagem de todo o álbum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mateus Rister: Voltando ao álbum, já existe uma previsão de lançamento? E qual será o nome do trabalho?

Marco Canto: Inicialmente tínhamos a ideia de lançar o álbum em 2020 ou 2021, mas a pandemia alterou completamente os nossos planos. Nesse momento, estamos trabalhando forte para terminar as gravações até o final desse ano e lançar o disco em 2022. Sobre o nome do álbum, já temos um nome mas preferimos não divulgar ainda. Em uma outra oportunidade poderemos estar divulgando o nome do primeiro álbum assim como o setlist completo dele.

Mateus Rister: Sairá em formato físico ou apenas nas plataformas digitais?

Ricardo Lampert: Esse álbum será a realização de um sonho para nós, porque poderemos registrar o nosso trabalho que estava esquecido e guardado desde 1989. Então faremos sim um CD com capa e encarte que ficará muito bem registrado para sempre e também nas plataformas digitais, afinal todos viemos de uma época onde os discos, fitas e CDS é que mandavam (risos).

[an error occurred while processing this directive]

Mateus Rister: Do retorno às atividades até o início da pandemia, a banda fez diversas apresentações pelo estado. Como foi a recepção do público nestes shows?

César Louis: Foi sensacional. Tivemos um retorno muito positivo em todas as nossas apresentações e, o principal, nos divertimos muito a cada show realizado. A Volúpia faz uma música bem acessível a todos os gostos musicais. Temos um bom público feminino, ao contrário da primeira fase da banda de 1985 a 1990 onde era predominantemente masculino. As mulheres adoram as nossas músicas e isso nos deixa muito felizes porque não queremos atingir somente um público específico.

Mateus Rister: Vocês estão planejando um show de lançamento do álbum?

Ricardo Lampert: Sim, não planejamos apenas um mas vários shows de lançamento em várias cidades do estado e até de fora. Queremos percorrer o máximo possível de cidades e divulgar o nosso álbum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mateus Rister: Como vocês enxergam o cenário pós pandemia para bandas independentes? Conseguem projetar um retorno aos palcos em definitivo?

Luciano Reis: A pandemia nos fez repensar sobre muitas coisas a respeito do nosso comportamento e claro que o cenário da música está tendo reflexos disso. Entendemos que tudo isso vai passar e em breve estaremos realizando shows normalmente como antes. É o que a gente espera para podermos realizar com tranquilidade a divulgação do nosso álbum."

Mateus Rister: Deixamos esse espaço para vocês enviarem uma mensagem direta ao público:

Ricardo Lampert: Em nome da Volúpia e à todos os nosso amigos e fãs da banda que estamos fazendo o nosso melhor nas gravações do álbum para entregarmos o melhor possível. Queremos agradecer à todos pela recepção que tem nos mostrado desde o nosso retorno as atividades. Essa força nos move a continuar ensaiando e realizando shows.

[an error occurred while processing this directive]

Fotos:
Duda Homem

Contatos:
https://www.facebook.com/BandaVolupia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


DTP
Stamp


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Mateus Rister

Jornalista, assessor de comunicação/imprensa e músico. Apaixonado por Rock And Roll, cinema e contracultura. Dono do blog insanityrecords.com.br e incentivador de cenário musical autoral.
Mais matérias de Mateus Rister.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS