Angra: Alírio Netto foi vetado da banda em 2013? Felipe Andreoli dá sua versão
Por Igor Miranda
Postado em 01 de outubro de 2021
Em 2013, Fabio Lione foi oficializado como vocalista do Angra após realizar alguns shows, como integrante provisório, ao lado da banda. Antes do ex-Rhapsody of Fire ser efetivado na vaga, o grupo cogitou fazer um reality show para encontrar um novo cantor - e Alírio Netto, hoje no Shaman, foi um dos nomes cotados.
Em entrevista ao Canal Ibagenscast no YouTube, com transcrição do Whiplash.Net, o baixista Felipe Andreoli deu a versão do Angra para a situação e negou algumas declarações dadas pelo ex-empresário da banda, Paulo Baron, e pelo próprio Alírio Netto a respeito do caso. O músico negou que o grupo tenha efetivado Netto na vaga e também disse que Baron não teve influência na decisão tomada pelos integrantes.
Inicialmente, Andreoli apontou que "nunca se cogitou de fato tirar Fabio Lione do Angra". Houve, segundo ele, um período em que Fabio Lione havia acertado apenas para fazer alguns shows como convidado, sem entrar para a banda em definitivo. Em meio a tudo isso, o grupo planejou a realização do reality show para buscar um novo cantor efetivo, na vaga de Edu Falaschi, junto à MTV Brasil.
"Demoraria alguns meses para o projeto se concretizar e começamos a sondar alguns participantes. Nesse meio-tempo, a MTV foi vendida de volta para a Viacom e virou outra coisa. O projeto morreu. Ao mesmo tempo, estávamos fazendo shows com o Fabio e a coisa andou, se ajeitou, nos demos bem. Nesse momento, abandonamos a ideia de trocar o Fabio, que ficou na banda e está até hoje", disse.
Em seguida, ele completou: "Esse momento em que Paulo Baron e Alírio Netto falam que o Angra escolheu o Netto para substituir o Fabio e que o Baron vetou... isso nunca aconteceu. Nunca o escolhemos para ser vocalista do Angra".
Felipe deixa claro que Alírio é um vocalista muito talentoso - "um dos maiores do mundo e um grande amigo" - e seria candidato caso houvesse um reality show. "Mas isso nunca aconteceu. Até porque nunca chegamos e anunciamos Fabio Lione como novo vocalista do Angra. Ele foi ficando", declarou.
O baixista relembrou que a possível entrada do novo integrante foi discutida a partir de uma matéria, em tom de boato, divulgada na internet. O veículo de comunicação que reproduziu o rumor não foi mencionado, porém, em 2012, o Whiplash.Net publicou um contéudo similar ao descrito por Felipe.
"Na época em que a situação do Fabio estava indefinida, saiu uma matéria: 'seria Alírio Netto o novo vocalista do Angra?'. Havia áudios de um workshop onde ele cantava músicas do Edu Falaschi e do Andre Matos. Isso gerou um burburinho muito grande e um grande desconforto para nós com relação ao Fabio, como se estivéssemos armando para tirá-lo enquanto ele está cantando na banda, sem saber de nada", disse.
Oportunidade de se explicar
Ainda segundo Felipe Andreoli, Alírio Netto teve a oportunidade de se explicar para o Angra - e a versão dada pelo vocalista foi aceita sem problemas. A declaração do baixista é diferente da que o cantor deu, também em entrevista ao Ibagenscast, onde afirma que não pôde se explicar para os músicos da banda.
"O Netto disse que não tem nada a ver com isso, não foi ele quem soltou, mas um repórter enxerido. Pediu desculpas. Falamos: 'Netto, sem problemas, você é um grande amigo, sabemos que você não seria sem noção a ponto de minar o Angra'. Paulo Baron ficou p*to com a matéria, mas não houve veto, pois a banda não escolheu o Netto. Outra coisa que não aconteceu foi o Netto não poder se explicar para a banda. Pelo contrário: ele se explicou muito para todos. E ficou tudo bem", comentou.
Por fim, de acordo com Felipe Andreoli, a versão dada por Paulo Baron de que Alírio Netto foi escolhido para o Angra, porém teria sido vetado pelo empresário, foi negada diretamente ao vocalista. "Esclareci para o Netto que essa situação do Baron não tinha acontecido. Falei: 'isso que o Baron está te falando, que você iria entrar para a banda e ele não deixou... isso não aconteceu'", declarou.
Por fim, o baixista pontuou: "Baron é um grande empresário e grande amigo, mas se eu, Kiko e Rafa decidirmos um novo vocalista para o Angra, não seria ele que iria dizer: 'não'. O Baron trabalhava para o Angra, não o Angra trabalhava para o Baron. Se tivéssemos decidido, seria o Netto, mas decidimos pelo Fabio".
O trecho da entrevista em que Felipe Andreoli fala sobre o assunto pode ser assistido no vídeo abaixo.
A entrevista completa pode ser conferida a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
Ronnie Radke (Falling in Reverse) pede ordem restritiva contra esposa de Tommy Lee
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
A respeitosa opinião de Zakk Wylde sobre Lemmy Kilmister
Alírio Netto: Por que ele não entrou para o Angra após saída de Edu Falaschi
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Saída do Kiko do Angra custou muito, mas não pela razão que todos imaginam
Trollagem: quando as bandas decidem zoar com o playback


