Alírio Netto: Por que ele não entrou para o Angra após saída de Edu Falaschi
Por Igor Miranda
Postado em 24 de agosto de 2021
Entre 2012 e 2013, o Angra ficou sem vocalista, oficialmente, após a saída de Edu Falaschi. Vários nomes foram especulados para a vaga, que acabou sendo conquistada em definitivo com Fabio Lione depois de ele fazer uma série de shows, como cantor convidado, junto da banda.
Antes da efetivação de Lione, um dos vocalistas cogitados para entrar no Angra foi Alírio Netto, que hoje integra o Shaman. Em entrevista ao Canal Ibagenscast, transcrita pelo Whiplash.Net, o cantor revelou que nunca chegou a ser chamado em definitivo para juntar-se à banda, porém, destacou que a possibilidade foi discutida internamente pelos membros do grupo.
Alírio relembrou que a ideia do Angra era promover uma espécie de reality show para encontrar um novo vocalista. "Eles queriam fazer um programa e o Rafa (Bittencourt, guitarrista) veio falar comigo. Sou muito próximo dos caras, na época também era. Ele pediu pra eu gravar alguns vídeos", declarou.
O cantor topou participar e gravou os vídeos solicitados. "Fiz diferente de todo mundo. Não sei o que os caras mandaram, mas eu gravei uma música da fase do Edu Falaschi, uma música da fase do Andre Matos e uma música em português que eu compus. Ele pediu para que eu falasse por que eu quero entrar pro Angra, algo assim. Daí, compus uma música. Foi bem legal", disse.
Na ocasião, o vocalista chegou a encontrar-se pessoalmente com os demais integrantes da banda. Todavia, nunca foi realizado um convite formal para sua entrada.
"Lembro que chegamos a sentar em uma mesa, bater um papo, trocar ideia, mas eles nunca chegaram assim: 'você é o vocalista'. Internamente, eu soube que isso chegou a ser cogitado mesmo", afirmou.
O que atrapalhou
Ainda durante a entrevista, Alírio Netto disse, sem citar nomes, que "algum gênio tentou dar um furo" ao tentar informar, em algum veículo de comunicação, que ele estaria entrando para o Angra. Ao que tudo indica, o caso fez com que o vocalista não fosse mais considerado para a vaga - embora ele próprio tenha dado uma entrevista, em maio de 2013, comentando sobre a possibilidade, quase um ano após ter negado o rumor, ainda em 2012.
"Acontece que algum gênio tentou dar um furo e atrapalhou a turnê dos caras com o Fabio Lione, que estava acontecendo na época. Isso acabou melando a coisa. [...] Na época, fiquei muito mal, muito chateado, porque não tive nem chance de me explicar. Eles não deram a chance de explicar, nem perguntaram para mim o que havia acontecido", declarou.
Por outro lado, na visão de Alírio, sua entrada para a banda não parecia tão possível justamente porque o convite definitivo nunca ocorreu. "Se eles que eu fosse o vocalista da banda, eles tinham me chamado e falado: 'não, ele é o vocalista e está acabado'. Isso não aconteceu, porque eles não quiseram. Um ou outro deve ter falado: 'prefiro esse', 'prefiro aquele'. Tinha muita gente f*da (concorrendo): Thiago Bianchi, Bruno Sutter, Nando Fernandes, uma galera que poderia estar lá tanto quanto eu ou qualquer um", disse.
No fim das contas, a escolha por Fabio Lione pareceu acertada para Alírio Netto, considerando o fato de que o ex-vocalista do Rhapsody of Fire permanece no Angra há quase uma década. "Óbvio, fiquei ilusionado como muitos ficaram. Mas eles escolheram o vocalista que eles queriam, estão juntos até hoje, já vão para o terceiro ou quarto disco juntos. O Fabio é um p*ta cantor, p*ta frontman, tem uma carreira internacional brilhante, p*ta cara gente fina", comentou.
Por fim, ele refletiu: "Houve apenas um contato para participar de um reality show, que acabou não acontecendo, porque eles viram que já tinha um vocalista, que era o cara que funcionava na época. Às vezes, olho para isso e parece que essa história foi em outra vida. Eu tinha convicção de que talvez isso pudesse ter rolado. Quando não rolou, foi tipo: 'p*ta, cara, não rolou por conta disso...', aí eu fiquei p*to, sabe? Fiquei chateado. Mas entendi o lado".
O trecho da entrevista em que Alírio Netto fala sobre o assunto pode ser conferido no player de vídeo a seguir.
A entrevista completa está disponível abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Baterista não descarta que o Poison faça turnê com outro vocalista
Tobias Forge revela estar gravando fora do Ghost


Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
A música do "Angels Cry" que o Angra não conseguiu tocar, então usaram gambiarra para gravar
Marcelo Barbosa opina sobre Nirvana e Alice in Chains e cita raiva de uma e amor por outra


