Alírio Netto: Por que ele não entrou para o Angra após saída de Edu Falaschi
Por Igor Miranda
Postado em 24 de agosto de 2021
Entre 2012 e 2013, o Angra ficou sem vocalista, oficialmente, após a saída de Edu Falaschi. Vários nomes foram especulados para a vaga, que acabou sendo conquistada em definitivo com Fabio Lione depois de ele fazer uma série de shows, como cantor convidado, junto da banda.
Antes da efetivação de Lione, um dos vocalistas cogitados para entrar no Angra foi Alírio Netto, que hoje integra o Shaman. Em entrevista ao Canal Ibagenscast, transcrita pelo Whiplash.Net, o cantor revelou que nunca chegou a ser chamado em definitivo para juntar-se à banda, porém, destacou que a possibilidade foi discutida internamente pelos membros do grupo.
Alírio relembrou que a ideia do Angra era promover uma espécie de reality show para encontrar um novo vocalista. "Eles queriam fazer um programa e o Rafa (Bittencourt, guitarrista) veio falar comigo. Sou muito próximo dos caras, na época também era. Ele pediu pra eu gravar alguns vídeos", declarou.
O cantor topou participar e gravou os vídeos solicitados. "Fiz diferente de todo mundo. Não sei o que os caras mandaram, mas eu gravei uma música da fase do Edu Falaschi, uma música da fase do Andre Matos e uma música em português que eu compus. Ele pediu para que eu falasse por que eu quero entrar pro Angra, algo assim. Daí, compus uma música. Foi bem legal", disse.
Na ocasião, o vocalista chegou a encontrar-se pessoalmente com os demais integrantes da banda. Todavia, nunca foi realizado um convite formal para sua entrada.
"Lembro que chegamos a sentar em uma mesa, bater um papo, trocar ideia, mas eles nunca chegaram assim: 'você é o vocalista'. Internamente, eu soube que isso chegou a ser cogitado mesmo", afirmou.
O que atrapalhou
Ainda durante a entrevista, Alírio Netto disse, sem citar nomes, que "algum gênio tentou dar um furo" ao tentar informar, em algum veículo de comunicação, que ele estaria entrando para o Angra. Ao que tudo indica, o caso fez com que o vocalista não fosse mais considerado para a vaga - embora ele próprio tenha dado uma entrevista, em maio de 2013, comentando sobre a possibilidade, quase um ano após ter negado o rumor, ainda em 2012.
"Acontece que algum gênio tentou dar um furo e atrapalhou a turnê dos caras com o Fabio Lione, que estava acontecendo na época. Isso acabou melando a coisa. [...] Na época, fiquei muito mal, muito chateado, porque não tive nem chance de me explicar. Eles não deram a chance de explicar, nem perguntaram para mim o que havia acontecido", declarou.
Por outro lado, na visão de Alírio, sua entrada para a banda não parecia tão possível justamente porque o convite definitivo nunca ocorreu. "Se eles que eu fosse o vocalista da banda, eles tinham me chamado e falado: 'não, ele é o vocalista e está acabado'. Isso não aconteceu, porque eles não quiseram. Um ou outro deve ter falado: 'prefiro esse', 'prefiro aquele'. Tinha muita gente f*da (concorrendo): Thiago Bianchi, Bruno Sutter, Nando Fernandes, uma galera que poderia estar lá tanto quanto eu ou qualquer um", disse.
No fim das contas, a escolha por Fabio Lione pareceu acertada para Alírio Netto, considerando o fato de que o ex-vocalista do Rhapsody of Fire permanece no Angra há quase uma década. "Óbvio, fiquei ilusionado como muitos ficaram. Mas eles escolheram o vocalista que eles queriam, estão juntos até hoje, já vão para o terceiro ou quarto disco juntos. O Fabio é um p*ta cantor, p*ta frontman, tem uma carreira internacional brilhante, p*ta cara gente fina", comentou.
Por fim, ele refletiu: "Houve apenas um contato para participar de um reality show, que acabou não acontecendo, porque eles viram que já tinha um vocalista, que era o cara que funcionava na época. Às vezes, olho para isso e parece que essa história foi em outra vida. Eu tinha convicção de que talvez isso pudesse ter rolado. Quando não rolou, foi tipo: 'p*ta, cara, não rolou por conta disso...', aí eu fiquei p*to, sabe? Fiquei chateado. Mas entendi o lado".
O trecho da entrevista em que Alírio Netto fala sobre o assunto pode ser conferido no player de vídeo a seguir.
A entrevista completa está disponível abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Rafael Bittencourt conta tudo: confira entrevista exclusiva ao Whiplash.Net
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes

Como político Arthur do Val aprendeu a tocar "Rebirth", do Angra, segundo o próprio
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
A música sobre melancia e infância que fez Ricardo Confessori voltar ao Angra
Kiko Loureiro celebra aniversário de "Aurora Consurgens", disco do Angra
O álbum do Angra que fez Herman Li ficar perplexo com performance de Aquiles Priester


