Os Excluídos: single "Não Passarão Jamais" está no ar
Por Fernando Hound
Postado em 20 de novembro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Os Excluídos lançaram nesta quinta-feira, 18 de novembro, o single "Não Passarão Jamais" em todas as plataformas de streaming. Veteranos do punk rock nacional, o quarteto paulistano apresenta o primeiro trabalho que fará parte de seu terceiro disco, "Filhos da Desilusão", com lançamento previsto para o início de 2022.
Com mais de vinte anos de estrada, os Excluídos retornam com um lançamento que mantém coesão com a postura da banda em toda sua trajetória. Com posicionamento crítico ao sistema e, principalmente no atual momento, contra o fascismo, a banda não foge da discussão e se coloca contra o atual governo.
"Em vista do que vimos acontecer nas eleições presidenciais de 2018, despertou em nós uma necessidade de externar claramente um posicionamento contrário e combativo ao ideal retrógrado, preconceituoso, tirânico e fascista que tomava o poder. Não passarão jamais!", afirma o baixista Caio Klassing.
Mantendo a qualidade que se tornou uma marca de seu som, os Excluídos apresentam um trabalho que foca na musicalidade, com muito cuidado na questão melódica tanto no instrumental, quanto na voz. O resultado é um som poderoso, que tem a energia e a fúria do punk rock em coesão com arranjos e riffs harmoniosos e bem estruturados.
Registrado pouco antes do início da pandemia, o novo trabalho dos Excluídos foi produzido no Estúdio Espaço Som, com gravação e mixagem de Henrique Khuory e abrirá o terceiro disco da banda.
Além de estar presente em todas as plataformas de streaming, o som também ganhará um videoclipe, que apresenta cenas atuais e antigas de luta contra a repressão e o autoritarismo. A produção será lançada na segunda-feira da próxima semana (22) no canal do Youtube da banda.
OS EXCLUÍDOS
Formado em 1998, na cidade de São Paulo, por Ronaldo Lopes, os Excluídos são uma das principais vozes do punk rock nacional do século 21. Parte da chamada "segunda geração" do estilo pelo jornalista e escritor Antonio Bivar, a banda foi incluída com destaque na reedição de 2001 do icônico livro "O Que É Punk" (Editora Brasiliense).
A angústia e a rebeldia, inerentes do espírito adolescente, aliadas ao gosto pela música, foram os principais combustíveis para o nascimento do grupo.
Influenciados por grandes nomes de bandas inglesas e norte americanas do final da década de 1970, como The Clash, Buzzcocks, Ramones, Damned, The Jam, Sex Pistols, entre outros, o grupo agregou uma nova linguagem ao punk brasileiro.
Aliando musicalidade à energia do estilo, os Excluídos trouxeram letras que exploram a individualidade com poesia, sem perder o lado questionador e combativo do punk rock.
A banda também se destaca na questão estética, com um visual mais sóbrio, que vem dessas influências. Assim, seus integrantes sempre se apresentam utilizando ternos, camisas, costeletas, topetes e, até mesmo maquiagem, com as lágrimas que se tornaram uma assinatura do quarteto.
Com apresentações ao vivo cheias de energia e que geram diferentes sensações, o quarteto incendeia o público que acompanha seus shows.
Não à toa, desde seu início a banda conquistou espaço em grandes eventos do rock independente nacional, como os festivais: A Um Passo do Fim do Mundo (2002), Rock em Sampa (2002), Grito das Mulheres no Ipiranga (2004), Rock nos Trilhos (2005), O Fim do Mundo, Enfim (2012), Outubro Independente (2016), Tomada Rock Festival (2017), Festival Oxigênio (2018), entre outros.
Além disso, os Excluídos já passaram por palcos importantes como Hangar 110, Carioca Club, diversas sedes da rede SESC, na capital paulista e no interior do Estado, Centro Cultural São Paulo, Fiesp, casas de cultura espalhadas pelo país e inúmeras casas de shows da cena underground brasileira.
Com essa bagagem o quarteto já dividiu o palco com grandes nomes da música tanto nacionais, como CPM 22, Ratos de Porão, Inocentes, Cólera, Garotos Podres, Lobão, entre muitos outros, quanto internacionais, como Stiff Little Fingers, GBH, Rezillos, The Adicts, Toy Dolls e TSOL.
Focada sempre em apresentar sons autorais, a banda fez seus primeiros lançamentos em coletâneas independentes. Em 2000 lançou o disco "Apostando Tudo", um split com a também paulista Flicts. O trabalho foi bastante impactante e muito bem recebido pelo público.
Em 2002, lançam seu primeiro trabalho completo, "Antes de Tudo", com oito canções. Já com um pouco mais de experiência, o trabalho apresenta um disco mais maduro e, provavelmente, um dos mais marcantes dos Excluídos, colocando-os como um dos grandes expoentes da nova geração do punk nacional.
Após um longo período sem lançamentos, mudanças na formação e quatro anos de um intenso processo de produção, em 2014, foi lançado o álbum "Meus Dilemas". Com 13 faixas, de diversos momentos da carreira da banda, o disco foi totalmente feito pelo quarteto, sem interferências externas. Um trabalho que explorou e ousou em sua construção de melodias, harmonias e temáticas de cada música.
O último lançamento do grupo é o single "Sua Vida Por Um Triz". No melhor estilo dos antigos singles lançados em vinil, o trabalho, apesar de ter sido lançado digitalmente, possui duas músicas. Além da faixa tema, também está presente o som "Só Mais um Degrau".
Atualmente, o quarteto se prepara para lançar seu terceiro disco full, "Filhos da Desilusão", que será disponibilizado nas plataformas digitais em 2022.
Após algumas mudanças de formação, atualmente os Excluídos são, além de Ronaldo (voz e guitarra), Caio Klasing (baixo e backing vocal), André Larcher (guitarra e backing vocal) e Raphael Menuzzo (bateria).
Facebook:
https://web.facebook.com/osexcluidos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Lacrimosa divulga atualização sobre o estado de saúde de Anne Nurmi
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026

Vale a pena conhecer: Os Excluídos, Mazzeron e Emphuria


