Obscura Nuvem: projeto solo de Rick Flausino, baixista e vocalista da Máquina Monstro
Por Ricardo Dezerto
Postado em 01 de novembro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Pandemia, confinamento, desgovernos... o início da década de 2020 trouxe um turbilhão de sentimentos para todos. As sensações de solidão, desesperança e tédio foram a tônica dos últimos anos. Não haveria como isto não se refletir nas artes.
Neste contexto surgiu a Obscura Nuvem, projeto solo de Rick Flausino, baixista e vocalista da Máquina Monstro.
O projeto reforça as influências de Rock e MPB já aparentes na Máquina e acrescenta novas facetas refletindo a individualidade do agora compositor, arranjador e multi-instrumentista.
Gravado, mixado e masterizado por Rick e totalmente feito em casa, "Refúgio", o primeiro single, retrata a necessidade de se isolar e buscar um lugar, seja este físico ou mental, onde se possa respirar por um segundo e sentir que ainda estamos vivos e que há um significado para tudo que estamos passando.
O instrumental "viajante", com toques orientais e psicodélicos reforçam a necessidade de buscarmos nossa essência, corpo e alma, como diz a letra. O uso de afinação alternativa é mais um sintoma de que precisamos, por vezes, mudar nossa sintonia e encontrar outros caminhos para nos mantermos sãos.
Em contraste, "Skip Ad", o "lado B", traz um rock mais direto, questionando àqueles que nos circundam: quem é você de verdade, pule os anúncios. Por que age como age e defende o que é indefensável, de onde vem isso tudo? O que você quer de mim?
As duas canções são a primeira fase de uma sequência de lançamentos que, ao longo dos próximos meses, consistirá em um combo chamado "1922", formado por canções que se entrelaçam e tentam, de alguma forma, compreender esta fase que enfrentamos por esses dias tão insanos.
Refúgio é uma experiência profunda e pessoal, porém de fácil identificação. Todos estamos lidando com questões muito semelhantes e, talvez, a solução para esta angústia é buscar um refúgio até que amanheçam dias mais calmos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps