O único álbum solo do Ozzy Osbourne que Kurt Cobain realmente gostava
Por Bruce William
Postado em 14 de junho de 2025
Mesmo sendo o rosto da geração que empurrou o hard rock de cabelos esvoaçantes para a aposentadoria, Kurt Cobain nunca se colocou como inimigo de todo som pesado. No meio de tanto grunge torto, punk barulhento e letras existencialistas, o líder do Nirvana sempre deixou claro que tinha reverência por certos nomes, e Ozzy Osbourne era um deles.
Mas entre toda a discografia solo do Madman, só um trabalho conseguiu realmente fisgar Cobain: "Bark at the Moon", lançado em 1983. Na época, Ozzy ainda carregava o peso de ter perdido Randy Rhoads, mas mostrou que podia se reinventar com Jake E. Lee na guitarra. O disco misturava riffs diretos, clima meio de filme B de terror e um ar oitentista que, curiosamente, não espantava Kurt.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

Quem resgata isso é o próprio Cobain, em um comentário sincero resgatado pela Far Out: "Eu respeito o cara. Sempre gostei da música dele, exceto pelos últimos cinco álbuns ou sei lá. Eu não dei atenção pra quase nada da carreira solo dele, além de 'Bark at the Moon'." Entre uma confissão e outra, Cobain admitia que não ligava para o que Ozzy escrevia depois, mas fazia questão de salvar aquele disco específico na estante mental.
Por trás desse gosto pontual, há uma pista: o apelo sombrio e cru de Ozzy sempre foi mais interessante para Cobain do que a pompa do glam metal. Não é à toa que ele, ao gravar o "Nevermind", quis Andy Wallace na mixagem, que era o mesmo engenheiro de som que trabalhava com Slayer, só para garantir que a parede de som batesse pesado de verdade, com sujeira controlada.
Em essência, Kurt não era fã de pirotecnia, solos intermináveis ou letras vazias sobre festas e carros velozes. Ele gostava do som que assustava, cutucava, mas ainda soava humano. Foi por isso que, mesmo a geração Nirvana tendo varrido do mapa várias bandas do hard farofa, Ozzy e Tony Iommi continuaram intocáveis na lista de referências que ele admitia sem vergonha.
No fim das contas, esse detalhe sobre "Bark at the Moon" mostra que, por trás da pose de anti-herói do rock alternativo, Cobain nunca deixou de ser o garoto do subúrbio que curtia um riff pesado e uma aura sombria, desde que fosse de verdade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Turnê nacional do Left to Die sofre mudanças na agenda
Baixista explica atitude do Anthrax ao não mudar o setlist e manter os clássicos
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Mike Patton admite que o Faith No More não volta mais
Tommy Aldridge explica ausência do show de despedida de Ozzy Osbourne
Vídeo de nova música do Arch Enemy atinge 1 milhão de visualizações

Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
O guitarrista que Lemmy disse ter ficado "ainda melhor" depois de morrer
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
Cinebiografia de Ozzy Osbourne tem linha do tempo redefinida
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A música de Ozzy que atingiu o topo das paradas, mas não aparece nas coletâneas "Best Of"
Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980


