Quais músicas do Sabbath eram mais difíceis de cantar? Ozzy ou Dio? Tony Martin responde
Por Emanuel Seagal
Postado em 31 de janeiro de 2022
David Slavković, da Ultimate Guitar entrevistou o ex-Black Sabbath Tony Martin, que falou sobre quais músicas ele considera mais difíceis de cantar, as da faze do Ozzy Osbourne ou do Ronnie James Dio no Black Sabbath. Confira um trecho da entrevista abaixo.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ultimate Guitar: "Há um show em Moscou em 1989. Foi um DVD pirata ou algo assim… Eu realmente gosto de como você cantou músicas do Ronnie James Dio. 'Children of the Sea' e 'Die Young' realmente se encaixam bem. O que você achou mais desafiador, músicas do Ozzy ou do Dio? Houve alguma música em particular que foi um desafio para o seu estilo de cantar, para a sua voz?"
Tony Martin: "Ok, bem, o material de Glenn Hughes estava fora do meu alcance. 'Heart Like a Wheel' foi ruim. A única que eu poderia tentar realmente cantar da era Glenn Hughes, então essa foi a mais difícil."
"O material do Ronnie James Dio era fantástico. Melodia, poder… Tem tudo o que você gosta de ouvir. Tentei, fiz o meu melhor para tentar retratá-lo da melhor maneira possível, e meio que cheguei lá, razoavelmente perto."
"As do Ozzy… são bem mais simples, mas ainda tem suas dificuldades. O alcance é bastante alto. 'Symptom of the Universe' era apenas uma constante… Acho difícil focar quando é tão constante, e acompanha o riff o tempo todo. Então, sabe, isso foi um trabalho bastante difícil, mas eu era jovem e tolo. Eu disse a eles que eu poderia fazer isso, e eles disseram 'Ok! Ele disse que poderia fazer qualquer música. Ok, o que mais podemos encontrar? 'Wizard'? Ok, faremos você cantar isso.' E então eles encontravam todas essas músicas obscuras do Black Sabbath que ninguém nunca tocou… 'Changes'. Eu fui o primeiro cantor a cantar isso no palco. Ninguém fez isso antes. — Bem, o que mais temos?'"
"Eu pensava, 'Oh, Deus, eu gostaria de não ter dito isso.' Agora, eu arranjei um problema de verdade. Por que você simplesmente não cala a boca e para de falar? Mas, você sabe, foi um trabalho árduo, realmente foi para mim. Para eles, foi muito mais fácil porque eles já faziam isso há anos e anos. Eles sabiam o que estavam fazendo e a direção em que tudo deveria estar."
Tony Martin esteve com o Black Sabbath de 1987 até 1991, e depois de 1993 até 1997. Seu novo álbum solo, "Thorns", foi lançado em 14 de janeiro pela Battlegod Productions e Dark Star Records. Entre os músicos convidados que aparecem no disco estão Scott McClellan, Danny "Danté" Needham (Venom), Magnus Rosén (Hammerfall), Greg Smith (Alice Cooper, Rainbow, Blue Öyster Cult) e o filho mais novo de Martin, Joe.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
O músico que para James Hetfield representava a própria América
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Por que Kerry King não chorou em cerimônia que aconteceu no mesmo dia que Jeff Hanneman morreu
Site britânico explica por que Rock in Rio Lisboa é "um festival como nenhum outro"
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Brasil viajará para a Copa do Mundo no avião dos Rolling Stones
O beatle favorito de Freddie Mercury: "Sempre preferi, gênio absoluto. Não sei por quê"
David Gilmour estava inseguro até uma música devolver sua confiança no Pink Floyd
Os 50 maiores solos de metal de todos os tempos, segundo Bradley Hall
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo


"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi
Ozzy e Geezer divergiam sobre qual foi o auge do Black Sabbath? Zakk Wylde explica
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
O clássico do Soundgarden onde Chris Cornell quis misturar Black Sabbath e música caipira
O álbum do Black Sabbath gravado com equipamentos de John Lennon
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
André Barcinski comenta semelhança entre "Sabbath Bloody Sabbath" e música de Vanusa
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
O disco clássico do Black Sabbath que foi uma "revelação" para Marty Friedman
Dez bandas que atingiram o ápice com a primeira música do primeiro disco de estúdio
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida


