Andre Matos: ex-guitarrista relembra conversa com maestro; "o Shaman não foi normal"
Por Emanuel Seagal
Postado em 06 de novembro de 2021
O guitarrista André Hernandes (Capella, Andre Matos, ex-Angra) participou do Ibagenscast, com Manoel Santos e Caio Maranho Maia, onde falou sobre Andre Matos e os problemas que ocorreram em sua banda solo, fundada após a saída do Shaman, e as expectativas e decepções com os lançamentos dos primeiros discos "Time To Be Free", de 2007 e o "Mentalize", lançado em 2009. Confira alguns trechos transcritos pelo Whiplash.Net.
Andre Matos - Mais Novidades
Sobre o lançamento e expectativas do disco de estreia, "Time To Be Free".
"A banda estava numa situação complicada, pois a turnê do 'Time To Be Free' não foi o que a gente esperava. O mercado mudou, naquele momento, naquele espaço entre o que aconteceu no Shaman... aquilo que aconteceu com o Shaman você nunca mais vai ver no heavy metal. Tudo bem que era uma banda que tinha o Andre Matos, o Luís, o Ricardo, mas uma banda lançar o primeiro disco e estourar, DVD, Credicard Hall lotado, uma música na novela. O Andre (Matos) falava isso pra mim quando eu entrei, 'aquilo que aconteceu ali é fora da realidade, só aconteceu porque a música foi pra novela'. Não é normal para uma banda de heavy metal que acabou de lançar um disco alcançar esses números tão rapidamente. O Andre demorou um tempo pra conseguir chegar ao status que o Shaman conseguiu, e teve a mudança do mercado, a coisa do mp3, Internet e tal. Então a turnê do 'Time To Be Free' não foi uma turnê que atendeu as expectativas de todos na banda".
O lançamento do segundo disco, "Mentalize", em 2009 e o Symfonia, projeto paralelo do Andre Matos com Timo Tolkki (ex-Stratovarius).
"A gente começou o 'Mentalize' com problemas de orçamento, frustração de músico. O Andre foi para outros projetos, todo mundo tinha projetos, eu tinha vários, mas é claro, os do Andre pesavam mais, porque era o Symfonia... eu não conheço bem a linha do tempo, mas eram projetos que tomavam uma atenção do cara".
"Teve um período que a banda ficou um pouco de lado porque ele tinha esses outros projetos. Pra mim isso nunca me incomodou porque eu não dependia do dinheiro da banda pra viver e eu até achava legal porque eu falei 'cara, o 'Time To Be Free' não foi tão bem, será que se o Andre não sair numa turnê com o Avantasia num disco, enfim, ou o projeto com Timo Tolkki, será que isso não vai dar uma alavancada?' Então deixei ele ficar um ano lá e quando voltasse, voltaria melhor. Eu tinha essa teoria, então não me incomodou essa ausência dele, mas não foi assim com todo mundo".
A música do Shaman que André Hernandes se referiu no bate-papo foi "Fairy Tale", o primeiro single do disco "Ritual", e fez parte da trilha sonora da novela "O Beijo do Vampiro", da TV Globo.
Confira o bate-papo completo na íntegra abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse


Sander Gommans (After Forever, HDK, Trillium) presta homenagem a Andre Matos
Produtor gringo opina sobre Andre Matos: "Se você não gosta, é porque é true demais"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
Viper: "'tiramos' o Bruce Dickinson (Andre) e colocamos o Paul Di'Anno (Pit)"


