Dream Theater: como surgiu o nome da maior banda de metal progressivo de todos os tempos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de fevereiro de 2022
A banda norte-americana Majesty foi formada na metade dos anos 1980, pelos músicos John Petrucci (guitarra), Mike Portnoy (bateria) e John Myung (baixo), que posteriormente, recrutaram Kevin Moore (teclado) e Chris Collins (vocal). Se você prestou atenção nos nomes dos envolvidos, sabem que essa banda mudou de nome algum tempo depois.
Dream Theater - Mais Novidades
Sim, o conjunto musical do parágrafo acima hoje é conhecido pelo nome que você imagina (e já não conta mais com Chris Collins, Kevin Moore e Mike Portnoy). A troca foi motivada por outra banda de jazz, que já se chamava Majesty e ameaçou mover uma ação legal contra os jovens músicos. Com medo do famoso processinho, os rapazes viram que mudar de nome seria a melhor opção.
O nome escolhido foi retirado de uma casa de espetáculos e sugerido por Howard Portnoy, pai do baterista Mike. Assim surgiu o Dream Theater (em português, "Teatro dos Sonhos"), que certamente, se tornou mais famosa do que a banda de jazz Majesty.
Sob o nome Dream Theater, o grupo trocou Chris Collins por Charlie Dominici e assinou contrato com a Mechanic/MCA. Em 1988, o grupo começou a gravar seu primeiro disco no Kajem/Victory Studios, localizado em Gladwyne, Pensilvânia (EUA), mesmo lugar que a banda Queensryche gravou o clássico "Operation: Mindcrime".
Intitulado "When Dream And Day Unite", o debut do Dream Theater foi lançado dia 6 de março de 1989 e é o único trabalho a contar com Dominici nos vocais. Uma das faixas do disco é a instrumental "Ytse Jam", cujo título é a palavra "Majesty" ao contrário.
Para ouvir "When Dream And Day Unite" via Spotify, acesse o player a seguir.
Álbum: "When Dream And Day Unite"
Banda: Dream Theater (EUA)
Data de lançamento: 6 de março de 1989
"A Fortune In Lies"
"Status Seeker"
"Ytse Jam"
"The Killing Hand"
"Light Fuse And Get Away"
"Afterlife"
"The One Who Help To Set The Sun"
"Only A Matter Of Time"
Charlie Dominici: vocal
John Petrucci: vocal
John Myung: baixo
Mike Portnoy: bateria
Kevin Moore: teclado
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps