A visão de Roger Waters sobre a esquizofrenia de Syd Barrett
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de março de 2022
O músico Syd Barrett participou dos primórdios do Pink Floyd, na segunda metade da década de 1960, mas infelizmente deixou o grupo após o agravamento de sua saúde mental, agravada pelo uso extensivo de drogas.
Em entrevista ao apresentador Jimmy Fallon publicada pelo canal Podcast Cortes, seu ex-companheiro de banda Roger Waters deu sua visão a respeito da doença de Syd e explicou que o fato de seu amigo utilizar muitos entorpecentes teria contribuído para que ele se afastasse da realidade.
"Ele tinha esquizofrenia. Esse é o termo usado para descrever essa conjunção de sintomas que o Syd tinha. Ele ouvia vozes e tinha problemas em se manter na realidade de sua situação. Além disso, tomou muitos alucinógenos. Acho que se você está em uma posição de ser um esquizofrênico, usar qualquer alucinógeno não seria uma boa ideia. Isso foi muito triste. Ele se afastou da realidade e das nossas vidas", disse.
Perguntado sobre o episódio em que o Pink Floyd estava gravando a música "Shine On You Crazy Diamonds", que saiu no álbum "Wish You Were Here" (1975), e Syd Barrett visitou o estúdio, Roger Waters disse que no começo não reconheceu o antigo amigo e que a ocasião foi muito estranha.
"Uma vez, quando estávamos gravando 'Shine On You Crazy Diamonds', música que fiz para ele, o Syd surgiu no estúdio com um grande saco de doces. Eu não fazia ideia de quem era aquela pessoa que apareceu do nada. Era meu amigo de infância mais próximo, mas tinha engordado uns 45 kg. Eu não reconheci até que o David Gilmour me apontou quem era. Foi um momento muito estranho", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps