Por que no começo Eddie Van Halen tocava "Eruption" de costas para a plateia?
Por André Garcia
Postado em 20 de março de 2022
Bastaram 102 segundos para que Eddie Van Halen mudasse o mundo da música para sempre. No começo de sua carreira, ele deixava a todos de queixo caído com o incendiário instrumental "Eruption".
Combinando todo tipo de técnica em algo até então jamais ouvido, o resultado foi simplesmente revolucionário. Tanto que, conforme publicado pela Rolling Stone, seu irmão, o baterista Alex Van Halen, o convenceu a tocar ao vivo de costas para a plateia para que ninguém a "roubasse" antes que eles pudessem registrar num álbum.
Eddie passou a usar a música como seu exercício de aquecimento até a gravação de "Van Halen" (1977), em Hollywood. O produtor Ted Templeman um dia ouviu por acaso e ficou tão impressionado que insistiu que aquilo tinha que entrar no álbum.
"Eu toquei umas duas ou três vezes para o disco", relembrou Eddie, "e nós pegamos a versão que parecia fluir. Eu nem toquei certo, tem um erro no final dela. Enfim, toda vez que eu ouço ela, eu penso: 'cara, eu poderia ter tocado melhor!'"
"Eruption" é até hoje considerada um dos maiores solos de guitarra de todos os tempos. Bastaram poucos anos para que a maioria dos guitarristas de rock pesado soassem como Eddie, cujo impacto na música é comparado ao provocado 10 anos antes por Jimi Hendrix. Ouça a faixa no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps