Kiko Loureiro conta quem foi o "guitarrista dos guitarristas"; "Van Halen tinha ele como Deus"
Por Bruce William
Postado em 02 de agosto de 2024
Kiko Loureiro é um guitarrista brasileiro mundialmente reconhecido por seu talento e versatilidade. Nascido em 16 de junho de 1972, no Rio de Janeiro, aos dezenove anos de idade ele foi convidado a se integrar ao Angra, onde suas habilidades técnicas e seu estilo melódico rapidamente chamaram a atenção do público e da crítica. Sua capacidade de mesclar elementos de música clássica e brasileira com o Metal ajudou a redefinir o gênero e a conquistar uma base de fãs internacional.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
Além de sua carreira com o Angra, Kiko Loureiro também mantém carreira solo, tendo lançado álbuns que exploram uma vasta gama de estilos musicais, desde o Jazz até a música latina. Em 2015, ele se juntou ao Megadeth, substituindo Chris Broderick como guitarrista. Com o Megadeth, onde ele permaneceu até 2023, Kiko continuou a mostrar seu virtuosismo, contribuindo para o álbum "Dystopia", que ganhou o Grammy de Melhor Performance de Metal.
Em 2021, Kiko postou online um vídeo onde falou de seus guitarristas favoritos, citando nomes como Van Halen, Randy Rhoads, Joe Satriani, Paul Gilbert, Greg Howe, Jeff Beck, Ritchie Blackmore, Stevie Ray Vaughan, Steve Morse, Vinnie Moore, Jason Becker e outros. Sobre Steve Vai Kiko disse: "Ele é um maestro, porque tem essa habilidade única de combinar sofisticação. Ele é sofisticado, maduro e complexo, mas ao mesmo tempo acessível. Isso é bem difícil de conseguir, ter a profundidade e ser acessível". Já sobre Dimebag Darrell ele comentou: "Pra mim ele sempre foi mais um mestre dos riffs, então sempre que penso nele eu penso nos riffs, mas ele foi um incrível guitarrista. Ele tinha um estilo único, mas eu sempre penso mais nos riffs, e nas músicas".
Quando Kiko Loureiro conheceu Allan Holdsworth, o "guitarrista dos guitarristas"
E em 2024, durante participação no podcast Ciência Sem Fim, apresentado por Sérgio Sacani, um internauta perguntou para Kiko Loureiro como foi conhecer Allan Holdsworth. "Já ouviu falar nesse cara aí?", respondeu Kiko com uma pergunta para o Sacani, que respondeu que sim e comentou que eles (Kiko e Allan) fizeram uma jam juntos. "Eu fiquei alguns dias com ele num camp na Itália, acho que por isso já falei algumas vezes sobre ele. Porque ele é o guitarrista dos guitarristas, né? O [Eddie] Van Halen tinha ele como Deus e muita coisa que o Van Halen faz era por causa do Allan, que é um inglês super cerebral assim, de certa forma".
Prossegue Kiko: "Eu entendi a música dele conhecendo ele. Porque era um cara assim, diferentão, né? Sei como explicar, diferentão, muito inteligente e tal. E a música dele estava sempre fugindo do óbvio, sem referências nenhuma do que a gente tem de guitarristas. Ele não tem uma referência de guitarrista, tanto que os guitarristas vão lá tentar estudar porque o cara vem de outro planeta, toca de um jeito de outro planeta, não tem nada a ver com o que veio antes. E aí acabou virando essa referência para todos os guitarristas. Ele era o guitarrista dos guitarristas".
Depois de uma pausa, Kiko conclui: "O mais legal de conhecer essas pessoas é sempre o papo normal, não é o papo da música. É o cara, você entender como é que é a pessoa, a personalidade". Ele conheceu Allan em 2012. Anos mais tarde, em 2021, Kiko postou no instagram fotos relembrando daquele encontro, junto com a legenda: "Essa foi na Itália com o meu maior guitar hero, Allan Holdsworth. Ele me falou que o cachorro dele olhava sempre dessa forma pra ele, daí eu pedi pra gente fazer uma foto juntos com o mesmo olhar. Esse era gênio!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps