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Resenha - Cleopatra VII - Medjay

Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 19 de março de 2022

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

Menos de um ano depois de sua sólida estreia Sandstorm, o quarteto mineiro de metal oriental Medjay já preparava seu segundo disco, àquela altura já batizado como Cleopatra VII - nome conveniente para nos lembrar de que diversas mulheres adotaram o nome "Cleópatra", mas foi a sétima que alcançou status de lenda conhecida por todo mundo.

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Se aquele primeiro lançamento nos dava um power/heavy/thrash metal temperado com aromas egípcios, este já se besunta todo em instrumentação típica, engrandecida com arranjos de cordas cinematográficos e ritmos diversos.

De quebra, temos um salto evolutivo na produção também: mais encorpado e polido, o som do Medjay fica bem próximo de nomes consolidados do gênero, como o Myrath.

Furiosas, as faixas são uniformemente pesadas e diretas, especialmente após a abertura mais orgânica "Stargate". Outras dialogam com o álbum anterior e abdicam do que os mais impacientes chamariam de "firula" para focar no básico do heavy metal: "Osiris and Seth" e "Book of the Dead" são exemplos.

Aqui neste lançamento, a balada da vez nos emociona antes mesmo de começar a tocar: vemos no título de "Magic of Isis" a indicação de uma participação de Oula Al Saghir, a cantora síria que se refugiou da guerra no Brasil e aqui ficou, seguindo carreira artística.

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Outras surpresas incluem a jovem cantora Mafra, que empresta sua voz para a ótima "Ankhesenamon", e a não tão surpresa assim May "Undead" Puertas, vocalista do Torture Squad que já havia participado do disco anterior e volta para nos oferecer um interessante contraponto ao vocalista (e guitarrista) Phil Lima em "Sarcophagus".

Preciso parabenizar novamente a cozinha rítmica da banda, assinada pelo baixista Samuka Vilaça e pelo baterista Riccardo Linassi, que garantiu uma fundação apropriada para a agressividade que as canções mais rápidas pediam.

Atingindo já um nível surpreendente para um grupo ainda pouco conhecido e que faz um gênero pouco explorado no mundo todo, muito menos no Brasil, o Medjay se firma com Cleopatra VII não mais apenas como grande nome do metal oriental no Brasil, mas como um nome relevante no cenário mundial da vertente.

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Abaixo, o clipe de "Shemagh in Blood".

FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2022/03/17/resenha-cleopatra-vii-medjay/

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Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 77507/SP) formado pela PUC-SP com extensões em Introdução à História da Música e Arte Como Interpretação do Brasil, ambas pela FESPSP, e estudante de Sistemas para Internet na FATEC de Carapicuíba, onde mora. É também membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e responsável pelo blog Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cultura pop, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados e misturas. Toca piano e teclado nas horas livres.
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