Guns N' Roses: por causa deles, o Nirvana não se juntou ao Metallica
Por Bruce William
Postado em 04 de março de 2022
Começo dos anos noventa. Guns N' Roses, Metallica e Nirvana eram três gigantes em plena atividade. Nada mais natural que seus caminhos acabassem eventualmente se cruzando e, quem sabe, até alguma parceria surgisse desse encontro. E um deles quase aconteceu de fato.
Em 2004, Kirk Hammett contou para a NME que convidou Kurt Cobain para fazer alguma colaboração com o Metallica. "Kurt Cobain veio a um de nossos shows em Seattle, durante a turnê do 'Black Album'. Eu o conhecia bem, estive várias vezes com ele. Kurt era um grande fã do Metallica, eu me surpreendi ao saber o quão fã nosso ele era", disse Kirk para a NME em outra ocasião.
Mas então por qual motivo não rolou? A explicação parece vir de outra entrevista, também para a NME mas desta vez do baterista Lars Ulrich: "Em 1991 havia meio que um sentimento de rejeição na América - rejeição a aquelas bandas de Hair Metal de Los Angeles, e Kurt Cobain passava um sentimento de conexão com alguém real, não uma imagem construída, você sentia que ele era exatamente aquilo, algo que poucas pessoas conseguem transparecer".
Prossegue Lars: "Nunca encontrei Kurt pessoalmente, mas nosso guitarrista, Kirk Hammett, tinha amizade com ele. Estávamos fazendo uma turnê com o Guns N' Roses em 1992 e queríamos que o Nirvana se juntasse a nós. Kirk fez o convite mas Kurt respondeu que tocaria com o Metallica em qualquer parte do mundo e a qualquer momento, mas jamais subiria no mesmo palco que o Guns N' Roses - obviamente, ele achava que Axl Rose representava o oposto do que ele era".
Dito assim, parece que tudo era meio que uma questão conceitual, mas a treta na verdade era bem mais cabeluda e quase gerou uma confusão muito maior alguns meses mais tarde, conforme relatou Igor Miranda em um artigo publicado aqui no Whiplash, vale a pena conferir na íntegra.
No texto, Igor explica como aconteceu a briga entre Axl e Kurt nos bastidores do MTV Video Music Awards (VMA) de 1992, e novamente lá estava o guitarrista Kirk Hammett, do Metallica, assistindo tudo de camarote: "Eu estava conversando com Kurt quando Axl entra de repente, me vê, olha para Kurt e diz: 'qual é o seu problema, filho da p*ta?'. Kurt respondeu: 'tá bom, cara'. Axl saiu furioso, Kurt olhou para mim e eu estava tipo: 'isso foi insano'. Kurt disse não saber o que havia rolado e falou: 'esse cara é louco'", disse Kirk, que se sentiu incomodado com a situação e decidiu ir pra outro lugar.
Kurt deixou de lado, mas Axl foi atrás de Kirk Hammett pra perguntar que diabos estava acontecendo: "o que há com a p*rra do seu amigo?". Kirk disse que não sabia e que eles precisavam se entender, e Axl mandou de volta, "é, bem, vou resolver essa p*rra com ele".
Algo que Kirk não conta, conforme o próprio Igor aponta, e talvez o guitarrista não soubesse disso, é que antes daquilo Axl e Kurt já haviam se estranhado no evento, conforme relatou Krist Novoselic em outra ocasião.
"Kurt e Courtney estavam numa mesa com a recém-nascida filha deles, Frances. Me contaram que Axl Rose estava andando por ali e Courtney começou a provocá-lo. Ela gritou: "Axl, Axl – você é o padrinho!". Tendo escutado isso, Axl aparentemente ficou muito irritado, foi até Kurt e exigiu que ele mantivesse sua mulher na linha. Kurt se virou para Courtney e sarcasticamente pediu a sua mulher para ficar na linha e deixou isso pra lá. Axl então pirou. Claro, Kurt e Courtney estavam zoando a resposta de Axl no contexto das tendências patriarcais (machistas) da sociedade. Na minha opinião, Rose não deveria ter apelado. Ele deveria ter ido até eles e pedido para beijar o bebê ou qualquer outra coisa!"
Veja também:
FONTE: Rock Celebrities
https://rockcelebrities.net/kirk-hammetts-offer-to-kurt-cobain-that-was-rejected/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps