Kirk Hammett: ele descreve com detalhes briga de Axl Rose e Kurt Cobain no VMA 1992
Por Igor Miranda
Postado em 17 de setembro de 2021
Guns N' Roses e Nirvana protagonizaram uma rivalidade, no início dos anos 90, especialmente após uma briga entre os líderes de ambas as bandas: Axl Rose e Kurt Cobain, respectivamente. A situação rolou nos bastidores do MTV Video Music Awards (VMA) de 1992 - e o guitarrista Kirk Hammett, do Metallica, acompanhou tudo de camarote.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista à Revolver Magazine, Hammett detalhou tudo o que aconteceu naquela ocasião. O músico era amigo de integrantes das duas bandas e tentou acalmar os ânimos dos envolvidos, sugerindo que eles se resolvessem de forma pacífica.
Antes, vale a pena abrir parênteses para explicar o motivo da treta, já que nem Kirk conta o que desencadeou a confusão. Em 2008, o baixista do Nirvana, Krist Novoselic, revelou: "Kurt e Courtney estavam numa mesa com a recém-nascida filha deles, Frances. Me contaram que Axl Rose passou ali e Courtney começou a provocá-lo: 'Axl, Axl, você é o padrinho!'. Ele ficou irritado, foi até Kurt e exigiu que ele a mantivesse na linha. Kurt, sarcasticamente, Courtney pediu a Courtney para ficar na linha e deixou pra lá. Axl pirou. Kurt e Courtney estavam zoando a resposta de Axl no contexto das tendências machistas da sociedade".
Embora não cite o que gerou a treta, Kirk Hammett recorda com detalhes do que aconteceu a partir do momento em que Axl Rose ficou irritado. "Eu estava conversando com Kurt quando Axl entra de repente, me vê, olha para Kurt e diz: 'qual é o seu problema, filho da p*ta?'. Kurt respondeu: 'tá bom, cara'. Axl saiu furioso, Kurt olhou para mim e eu estava tipo: 'isso foi insano'. Kurt disse não saber o que havia rolado e falou: 'esse cara é louco'", disse.
O integrante do Metallica ficou incomodado com a situação e preferiu ir para outro lugar. "Fiquei chocado. Falei: 'Kurt, cara, desculpe, preciso sair'. Ele falou: 'sim, cara, isso foi estranho'", afirmou.
Axl, então, foi atrás de Kirk para questioná-lo. "Em outro momento, eu estava lá, cuidando da minha vida, e Axl aparece de novo e pergunta: 'o que há com a p*rra do seu amigo?'. Eu falei: 'não sei, cara, vocês precisam se resolver'. Daí ele: 'é, bem, vou resolver essa p*rra com ele'. E eu dizia: 'cara, isso é entre vocês, não sei o que aconteceu contigo, nem com ele, apenas se resolvam'. E eu estava só tentando apaziguar, como de costume, mas acabei entrando no meio de tudo", declarou.
De acordo com Hammett, câmeras da MTV chegaram a flagrar alguns desses momentos nos bastidores. Porém, os cinegrafistas desligaram os aparelhos e pararam de filmar assim que perceberam que a situação era séria.
Amizade e turnês
Ainda durante a entrevista, Kirk Hammett reforçou que era amigo dos integrantes tanto do Guns N' Roses quanto do Nirvana. O Metallica chegou a excursionar com a banda de Axl Rose - e a ideia era trazer o grupo de Kurt Cobain como atração de abertura, mas eles rejeitaram justamente por conta do frontman do Guns.
"Tive que ligar para Kurt, pois queríamos o Nirvana abrindo a turnê do Guns N' Roses com o Metallica. Nosso empresário falou que Kurt não queria fazer, pois não queria ser 'filiado' ao Guns N' Roses, não aprovava o comportamento de Axl. Não tinha nada a ver com o Metallica, eles adoravam o Metallica e eu tinha uma boa relação pessoal com todos eles. Então, liguei para Kurt umas duas ou três vezes", afirmou.
No primeiro contato sobre esse assunto, Kurt disse a Kirk que não queria fazer a turnê, mas que pensaria no assunto. A segunda ligação foi descrita da seguinte forma pelo guitarrista do Metallica: "Liguei alguns dias depois e Courtney atendeu. Foi estranho, porque ela foi chamar Kurt e eu conseguia ouvi-la tagarelando ao fundo. Daí Kurt chega e diz: 'oh, realmente não posso fazer isso, não me sentiria bem, não me sentiria confortável'. Eu falei que entendia. Até liguei de novo outro dia para checar se era isso mesmo".
Vale destacar que o convite feito ao Nirvana para abrir a turnê conjunta de Guns N' Roses e Metallica ocorreu antes do incidente no VMA. Com a recusa de Kurt Cobain, o Faith No More foi trazido para a tour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps