Kirk Hammett: ele descreve com detalhes briga de Axl Rose e Kurt Cobain no VMA 1992
Por Igor Miranda
Postado em 17 de setembro de 2021
Guns N' Roses e Nirvana protagonizaram uma rivalidade, no início dos anos 90, especialmente após uma briga entre os líderes de ambas as bandas: Axl Rose e Kurt Cobain, respectivamente. A situação rolou nos bastidores do MTV Video Music Awards (VMA) de 1992 - e o guitarrista Kirk Hammett, do Metallica, acompanhou tudo de camarote.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista à Revolver Magazine, Hammett detalhou tudo o que aconteceu naquela ocasião. O músico era amigo de integrantes das duas bandas e tentou acalmar os ânimos dos envolvidos, sugerindo que eles se resolvessem de forma pacífica.
Antes, vale a pena abrir parênteses para explicar o motivo da treta, já que nem Kirk conta o que desencadeou a confusão. Em 2008, o baixista do Nirvana, Krist Novoselic, revelou: "Kurt e Courtney estavam numa mesa com a recém-nascida filha deles, Frances. Me contaram que Axl Rose passou ali e Courtney começou a provocá-lo: 'Axl, Axl, você é o padrinho!'. Ele ficou irritado, foi até Kurt e exigiu que ele a mantivesse na linha. Kurt, sarcasticamente, Courtney pediu a Courtney para ficar na linha e deixou pra lá. Axl pirou. Kurt e Courtney estavam zoando a resposta de Axl no contexto das tendências machistas da sociedade".
Embora não cite o que gerou a treta, Kirk Hammett recorda com detalhes do que aconteceu a partir do momento em que Axl Rose ficou irritado. "Eu estava conversando com Kurt quando Axl entra de repente, me vê, olha para Kurt e diz: 'qual é o seu problema, filho da p*ta?'. Kurt respondeu: 'tá bom, cara'. Axl saiu furioso, Kurt olhou para mim e eu estava tipo: 'isso foi insano'. Kurt disse não saber o que havia rolado e falou: 'esse cara é louco'", disse.
O integrante do Metallica ficou incomodado com a situação e preferiu ir para outro lugar. "Fiquei chocado. Falei: 'Kurt, cara, desculpe, preciso sair'. Ele falou: 'sim, cara, isso foi estranho'", afirmou.
Axl, então, foi atrás de Kirk para questioná-lo. "Em outro momento, eu estava lá, cuidando da minha vida, e Axl aparece de novo e pergunta: 'o que há com a p*rra do seu amigo?'. Eu falei: 'não sei, cara, vocês precisam se resolver'. Daí ele: 'é, bem, vou resolver essa p*rra com ele'. E eu dizia: 'cara, isso é entre vocês, não sei o que aconteceu contigo, nem com ele, apenas se resolvam'. E eu estava só tentando apaziguar, como de costume, mas acabei entrando no meio de tudo", declarou.
De acordo com Hammett, câmeras da MTV chegaram a flagrar alguns desses momentos nos bastidores. Porém, os cinegrafistas desligaram os aparelhos e pararam de filmar assim que perceberam que a situação era séria.
Amizade e turnês
Ainda durante a entrevista, Kirk Hammett reforçou que era amigo dos integrantes tanto do Guns N' Roses quanto do Nirvana. O Metallica chegou a excursionar com a banda de Axl Rose - e a ideia era trazer o grupo de Kurt Cobain como atração de abertura, mas eles rejeitaram justamente por conta do frontman do Guns.
"Tive que ligar para Kurt, pois queríamos o Nirvana abrindo a turnê do Guns N' Roses com o Metallica. Nosso empresário falou que Kurt não queria fazer, pois não queria ser 'filiado' ao Guns N' Roses, não aprovava o comportamento de Axl. Não tinha nada a ver com o Metallica, eles adoravam o Metallica e eu tinha uma boa relação pessoal com todos eles. Então, liguei para Kurt umas duas ou três vezes", afirmou.
No primeiro contato sobre esse assunto, Kurt disse a Kirk que não queria fazer a turnê, mas que pensaria no assunto. A segunda ligação foi descrita da seguinte forma pelo guitarrista do Metallica: "Liguei alguns dias depois e Courtney atendeu. Foi estranho, porque ela foi chamar Kurt e eu conseguia ouvi-la tagarelando ao fundo. Daí Kurt chega e diz: 'oh, realmente não posso fazer isso, não me sentiria bem, não me sentiria confortável'. Eu falei que entendia. Até liguei de novo outro dia para checar se era isso mesmo".
Vale destacar que o convite feito ao Nirvana para abrir a turnê conjunta de Guns N' Roses e Metallica ocorreu antes do incidente no VMA. Com a recusa de Kurt Cobain, o Faith No More foi trazido para a tour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
O tema que Gene Simmons e Stewart Copeland debateram nos bastidores de um encontro de pais
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"

Guns N' Roses x Nirvana: o que ocorreu em 1992 segundo Krist Novoselic
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
O cantor de banda de metal que só passou a gostar de Guns quando se abriu para outros sons
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
As cinco músicas que Slash escolheria para ouvir se o mundo estivesse acabando
A banda que Pete Townshend e Patti Smith desprezaram e mudou a vida de Scott Ian
A banda glam americana que Slash comparou aos Sex Pistols e considerava diferente das demais
Cinco clipes de bandas de rock que ultrapassaram 1 bilhão de visualizações - Parte 1


