Líder do Behemoth é acusado de racismo após texto controverso em apoio a Ucrânia
Por Emanuel Seagal
Postado em 25 de abril de 2022
Nergal, líder do Behemoth, postou em seu perfil pessoal no Instagram um controverso texto em apoio a Ucrânia com um vídeo do grupo tocando "Conquer All", música que ele dedica ao povo ucraniano em todos os shows da turnê ao lado do Arch Enemy e Napalm Death. Confira o comunicado:
"Então, enquanto estamos finalmente em turnê pelo mundo e curtindo pra caralho… eu nunca esqueço do fato de que do outro lado do globo nossos vizinhos europeus derrotam a invasão da Rússia de Putin. Para ser completamente honesto com vocês, eu não acredito que a Rússia possa ser civilizada e se tornar um parceiro do resto do mundo ocidental. Pode haver um potencial, mas essa região SEMPRE esteve ligada ao despotismo e seu fanatismo cego e devocional a um líder (Tsar? Duce? Fuhrer?). Está profundamente enraizado em seu DNA. É por isso que aconselho fortemente a todos em um mundo de pensamento livre a apoiar a Ucrânia em sua corajosa luta pela liberdade, porque TAMBÉM é nossa luta. Todas as noites eu dedico nossa música 'Conquer All' aos ucranianos implacáveis que não apenas derrotam, mas lutam com sucesso contra esses bárbaros! Com todo o meu coração, eu espero que a Rússia acabe sendo colocada no lugar a que pertence: caverna de Neanderthal. É um choque de civilizações e DEVE ser vencido pela coalizão democrática. 'SLAVA Ukraini'. Apoie a Ucrânia!"
A postagem recebeu comentários positivos de fãs e músicos como Scott Ian (Anthrax) e Robb Flynn (Machine Head), mas também mensagens de fãs que criticaram como o músico generalizou os russos. "Fanatismo enraizado em seu DNA? Cara, você é melhor que isso", disse um fã, "Serei honesto cara, não estou gostando do essencialismo racial. Todo o continente europeu esteve sujeito a um fanatismo cego por centenas de anos. Muitos argumentariam que ainda não nos livramos disso. Trata-se de governantes e estruturas de poder, não de algumas pessoas serem inferiores a outras", disse outro. Um seguidor criticou Nergal dizendo: "Estranho quando alguém finge ter 'mente livre' e ser 'cientificamente esclarecido', mas diz uma bobagem como 'fanatismo no DNA'."
Sasha Boole, um dos músicos do Me And That Man, o projeto de blues do Nergal, está na Ucrânia defendendo seu país, de acordo com postagem do próprio Nergal no dia 30 de março, que diz: "Este cavalheiro estava dividindo o palco comigo em janeiro quando estava em turnê com o Me And That Man na Polônia. Sua única arma como artista até agora era um violão, mas devido à INVASÃO russa ele foi forçado a trocar um violão por… uma arma para defender seu LAR daqueles bárbaros. Ainda não tenho palavras para expressar o quão surreal é essa situação… e tudo devido às ambições criminosas do kremlin. Sinta-se à vontade para enviar palavras de coragem, amor e apoio a Sasha. Ele precisa muito disso, nestes tempos perigosos. Sasha Boole fique forte, FIQUE VIVO e tocaremos juntos em algum momento, eu acredito. Você já é um herói para mim."
O último disco do Behemoth foi o EP "A Forest", lançado em maio de 2020 pela Metal Blade, e cuja faixa-título é uma cover de um clássico do The Cure e contou com a participação do vocalista Niklas Kvarforth, da banda de DSBM Shining.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Árvore Genealógica do Metal e do Rock
A "música definitiva" do Rainbow, de acordo com Ritchie Blackmore; "Tenho orgulho dela"
Os hits de "Number of the Beast", "Piece of Mind" e "Powerslave" que Dave Murray odeia


Behemoth, Deicide, Rotting Christ e Immolation anunciam turnê conjunta
Nergal (Behemoth) celebra o Natal? O próprio responde
Slayer: Nergal achou muito barulhento e rejeitou a banda a princípio



