Kurt Cobain responde com qual integrante dos Beatles ele mais se identificava
Por André Garcia
Postado em 13 de abril de 2022
Os Beatles fizeram um sucesso sem precedentes nos tempos da beatlemania. Perseguido por um exército de fãs histéricas e fotógrafos aonde quer que fosse, o quarteto era obrigado a viver enclausurado no olho do furacão. A coisa era tão fora de controle que shows ao vivo se tornaram inviáveis, e a banda se despediu dos palcos apenas dois anos após conquistar os Estados Unidos.
Desde então, diversos outros artistas já foram alçados ao estrelato estratosférico que, como foi comprovado inúmeras vezes, cobra deles um preço muito alto — no caso do Nirvana, custou a vida de seu líder.
Kurt Cobain em questão de poucos dias foi de um (quase) totalmente anônimo a uma das personalidades mais conhecidas do mundo da música. Prova disso foi o "Nevermind" (1991) ter desbancado no topo das paradas da Billboard ninguém menos que Michael Jackson.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o guitarrista do Nirvana se identificava com as consequências nocivas da fama que os Beatles experimentaram três décadas antes. E ele se identificava sobre tudo com John Lennon.
Em entrevista para a Roling Stone em 1993, Cobain declarou: "John Lennon era com certeza meu beatle preferido, disparado. Eu não sei quem compôs que partes de quais músicas dos Beatles, mas McCartney me dá vergonha alheia. Lennon era claramente o problemático [risos]! Eu me identifico com isso."
"Pelo que li nos livros — e eu sou muito cético com o que leio nos livros, principalmente os de rock — eu realmente fiquei com pena dele. Ficar trancado num apartamento... Embora ele fosse totalmente apaixonado por Yoko e o filho deles, sua vida era uma prisão."
E era justamente nesse ponto que Kurt Cobain se identificava com John Lennon. "Ele vivia aprisionado", disse o guitarrista do Nirvana. "Isso não é justo. Essa é a questão do problema que eu tive em virar uma celebridade — o que as pessoas fazem com elas. Isso precisa mudar, precisa muito..."
"Não importa o quanto você tente, porque só faz parecer que você está reclamando de barriga cheia. Eu compreendo o que leva uma pessoa a se sentir assim, e se tornar obsessiva com aquilo. É tão difícil convencer as pessoas a caírem na real. Peguem levem, tenham ao menos um pouquinho de respeito. Todo mundo c*ga."
Em 2015 foi lançado "Montage of Heck: The Home Recordings", um álbum de gravações caseiras de Kurt Cobain. E, embora tenha dito sentir vergonha alheia de Paul McCartney, a única música dos Beatles presente na compilação é justamente de sua autoria, "And I Love Her". Confira abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps