Confira entrevista de 1989 com os então anônimos Kurt Cobain e Krist Novoselic, do Nirvana
Por André Garcia
Postado em 06 de abril de 2022
Em 1991, em pouquíssimo tempo o Nirvana foi de banda promissora de Seattle para o topo do mainstream, com "Nevermind" (1991) desbancando nada menos que "Dangerous" (1991), de Michael Jackson".
O líder da banda, o guitarrista e vocalista Kurt Cobain, quase que da noite para o dia se tornou um dos rostos mais conhecidos do mundo da música. No entanto, em 1989, a realidade que ele vivia não poderia ser mais distante daquilo.
Conforme publicado pela NME em 2018, uma entrevista realizada em 1989 com o Nirvana até então desconhecida finalmente veio à tona. Pouco a assinatura com o selo independente Sub Pop, Kurt e Krist falando sobre as cidades onde nasceram — e o desejo de fugir delas —, sobre suas apresentações ao vivo e seu processo de composição.
De volta a 1989
Em 1989, o Nirvana ainda nem sonhava com o sucesso que o "Nevermind" faria, e ainda era uma banda praticamente anônima. Seu disco de estreia, "Bleach", teve uma repercussão tímida e, por mais que tenha ótimas músicas, não o sucesso merecido.
O jornalista John Robb, em Nova Iorque, reuniu Kurt Cobain e Krist Novoselic para uma entrevista que durou 20 minutos. "Eu passei quatro dias com o Nirvana e Tad, que estavam excursionando juntos. Nós estávamos num minúsculo e muito quente apartamento na Avenue B, em Nova Iorque, dormindo no chão. Eu até mesmo ajudava eles a carregarem os amplificadores para cima e para baixo pelos três andares de escadas!"
Para a NME Robb falou que o "Nirvana agora é uma das mais icônicas bandas na história da música. Mas lá em 1989, quando eu os entrevistei, eles estavam tocando para 20 pessoas no Maxwells, e ninguém fazia ideia de quão grande eles se tornariam."
"Eu conduzi a entrevista naquele apartamento quente e claustrofóbico na noite seguinte ao show no Maxwells. Nela, eles falaram sobre ambição, o trabalho deles, e sobre uma música nova que eles tinham acabado de escrever, que parece que eles se referiam a "Smells Like Teen Spirit", concluiu Robb.
A entrevista
"Eu escrevo músicas nesse estilo faz seis anos", disse Kurt, salientando que nos últimos dois anos ele e Krist começaram a "levar realmente a sério".
Se não tivesse formado o Nirvana, Cobain disse que "eu teria continuado tentando com outra banda. Eu posso dizer que nunca dominei a arte da madeira", disse ele se referindo à principal atividade econômica de sua cidade natal, Aberdeen.
Ao falar sobre seu material mais recente, o vocalista o descreveu como sendo sobre "ódio e negatividade" com a "típica atitude punk rock". No entanto, ele confessou que experimentar aquele tipo de sentimento se tornou mais difícil depois que ele saiu de casa.
"Eu imagino que eu esteja ficando mais feliz porque eu estou escapando. Às vezes me pego dificultando as coisas para mim mesmo para eu ainda sentir um pouco de ódio."
Ainda sobre seu material mais recente, ele continuou: "Eu escrevi a maior parte do material desse álbum fora de Aberdeen. Todo o material do disco foi escrito em Olympia. As músicas estão ficando cada vez mais pop, e eu estou me sentindo cada vez mais contente.
Elas são provavelmente sobre relacionamento conflituosos, emoções, sentimentos... Quando eu faço uma música, a letra é o de menos, então definitivamente não esquento muito com isso. Na verdade, eu posso falar de duas ou três coisas numa mesma música, e o título não ter nada a ver com a música."
Primeira menção a "Smells Like Teen Spirit"?
Sobre a tal música nova que, pela descrição parecia ser "Smells Like Teen Spirit, Kurt disse o seguinte: "Eu acho que estamos conseguindo uma boa combinação com o peso. É tipo os dois extremos de nosso estilo juntos. Em vez de ser apenas pesada, é uma música pauleira, monstruosa e assustadores, e também uma leve canção pop."
Sobre a agressividade de suas apresentações, Kurt e Krist definiram como uma "válvula de escape" e uma "extravasamento" da raiva no palco. Eles disseram também que estavam "amando tocar pelos Estados Unidos" e que adoravam destruir os instrumentos após os shows. Rindo, Cobain contou que "uma noite dessas eu me joguei na bateria e Krist estava pegando garrafas de cerveja e jogando na gente, elas estouravam em tudo que era lugar!"
Naquela época, o Nirvana era um quarteto, com a recente entrada de Jason Everman como guitarrista base. Kurt disse que a chegada dele adicionou "muito mais força" ao som da banda e permitiu a ele "concentrar mais no vocal".
Sobre o motivo dessa entrevista ter levado tanto tempo para ver a luz do dia, Robb disse que "eu acreditava que tinha perdido a fita, mas uma tarde eu achei uma bolsa enorme cheia de fitas, e ela foi a primeira que eu peguei".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl


Site lista 3 bandas de rock clássico que fizeram sucesso nos anos 1990 e depois sumiram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify


