O curioso motivo que levou MPB a não falar mais sobre orixás, segundo Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de abril de 2022
Diversos artistas clássicos da MPB sempre falaram sobre orixás em suas letras, como é o caso de Clara Nunes, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e Moraes Moreira. Mas por que será que esse tema não é mais abordado nos dias de hoje? O assunto foi comentado por Rafael Bittencourt (Angra) enquanto entrevistava Lobão para seu podcast Amplifica.
O tema surgiu na conversa quando Rafael Bittencourt comentou que os artistas hoje em dia são escravos do algoritmo e Lobão endossou a crítica. "Com o celular, você fica jogando para a plateia o tempo todo. Tirando selfies e tudo mais. Se você não prestar atenção, fica escravo de precisar muito da aprovação externa. Tem gente que fica falando sobre likes, mas não estou nem aí. Muitos vivem em função disso", disse Lobão.
Sobre o assunto, Rafael Bittencourt complementou dizendo que, nos dias de hoje, o artista conhece muito seu público, mas isso tem um lado negativo.
"Hoje vemos uma escravidão ao algoritmo. Inclusive os artistas. Quando você começou ou eu comecei, você não sabe direito para quem está tocando, se a pessoa vai gostar ou não. Era algo mais vaga e a criatividade era mais honesta. Hoje, você sabe a faixa etária, quais outros interesses dos fãs. Isso faz com que artistas não toquem mais em certos assuntos. Já não vejo a MPB falar de orixás e da cultura afro-brasileira, porque pode incomodar os evangélicos. Antes tinha muito. Não tem mais também aquelas coisas que possam gerar comentários dizendo que é esquerdista ou reacionário. Existem assuntos que os artistas se esquivam, porque ele conhece tão bem o público, que começa a perder opinião", disse.
Por fim, Lobão comentou que sempre trai seu público com o objetivo de se manter autêntico. "Sempre traio meu público. É preciso manter a sua integridade do que você é. A pior forma de solidão é ser amado pelo que você não é. Quando saí da cadeia, sentia que as pessoas me amavam pelo que eu não era. Precisei desfazer isso, joguei fora uma parte do público. Recentemente, também parei de falar de política e muitos foram embora do meu Twitter", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Rodox sugere que deve voltar com Rodolfo (ex-Raimundos) e fãs vão a loucura nas redes
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"


Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
West Ham: o time do coração de Steve Harris
O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada


