Quando Brian May levou Jimi Hendrix para tocar na escola por uma ninharia
Por Bruce William
Postado em 03 de abril de 2022
Há algumas semanas publicamos uma matéria sobre a obsessão de Freddie Mercury por Jimi Hendrix, que de acordo com seus colegas na escola de arte Ealing no final dos anos sessenta, mantinha contigo uma foto de seu ídolo Jimi Hendrix no espelho do quarto, e dizia que um dia seria tão famoso quanto o lendário guitarrista.
E agora eis que temos também a informação que Brian May contratou Jimi Hendrix para tocar na escola em que estudava em Londres em 1967: "Eu fazia parte do comitê de entretenimento da Imperial College", contou o guitarrista em entrevista para a Loudersound. "Trouxemos muitas grandes bandas como Steamhammer, America e Jimi Hendrix. Era meio que uma coisa de baile: você tinha três ou quatro bandas tocando em diferentes partes do salão. Pagamos mil libras para Jimi tocar naquela noite, e havia cerca de mil pessoas no lugar. Os ingressos custavam mais de uma libra, então a escola teve lucro", contou Brian.
Em seguida ele conta que também tocou no evento. "Foi antes do Smile (banda que seria o embrião imediatamente anterior ao Queen), na época de minha primeira banda, 1984. Tocamos numa salinha enquanto Jimi estava no salão principal, então de certa forma nós fomos uma de suas bandas de apoio. Eu lembro que estávamos no pequeno corredor nos bastidores entre o palco e o camarim de Jimi - que na verdade era a sala do clube de jazz onde eu e Roger Taylor tocamos juntos pela primeira vez. Havia meia dúzia de pessoas do lado de fora esperando e Jimi saiu do camarim de boa, perguntando: 'Onde é o palco, cara?' Nós conseguimos apenas apontar com o dedo. Ele era o cara mais maneiro do mundo, não há dúvida alguma sobre isso".
"Ficamos bem perto, na frente", continua Brian, descrevendo em seguida que Hendrix no palco absorvia a atenção de todos que estavam ali. "Ele começou tocando 'Foxy Lady', mexendo os dedos na corda muito, mas muito devagar, com aquilo construindo uma outra nota de feedback pra depois atingir um ponto onde estava tudo no volume máximo", prossegue o futuro guitarrista do Queen, que achou aquilo tudo, o riff fantástico, a performance, tudo simplesmente mágico, fantasmagórico.
Brian emenda: "Minha lembrança, de fato, é meio nebulosa. Eu fiquei um pouco assustado. Achava que podia tocar guitarra, achava que mandava até que bem, mas quando você vê Hendrix você pensa em desistir, ou em treinar muito mais", relembra Brian. "Olhei para ele, olhei o equipamento dele e pensei comigo mesmo 'Bem, ele é apenas um cara, e aquilo é apenas uma guitarra, e aquelas coisas são apenas os amplificadores'. Mas quando Jimi começava a tocar parecia um terremoto, e nem isso descreve o que era aquilo. Talvez fosse a fusão de um terremoto, uma orquestra e um turbilhão de sons. Parecia ser uma coisa mágica".
Curiosamente a reação da plateia não foi a reação que pensávamos, mas Brian explica: "Ninguém estava cantando junto. As pessoas não cantavam junto naquela época. Simplesmente isso não acontecia. Não era legal, em um show de rock, cantar junto com 'Purple Haze'. As pessoas eram bem mais inibidas, acho".
Por último, Brian diz: "Tocamos 'Purple Haze' naquela noite como uma espécie de homenagem a Jimi, e há rumores de que ele me viu tocando. Disseram que ele entrou, ficou na parte de trás e assistiu. Eu não fazia ideia disso", finaliza.
FONTE: Loudersound
https://www.loudersound.com/features/brian-may-i-paid-a-thousand-pounds-for-jimi-hendrix
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Vocalista do Sex Pistols detona o visual "clichê" dos punks: "Sempre fui contra"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O maior sobrevivente do rock, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
A música "ótima" que é a pior faixa de "Nevermind", de acordo com a Louder
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
Freddie Mercury era obcecado por Jimi Hendrix e se tornou rockstar por causa dele
O guitarrista dos anos oitenta que para Brian May estava acima de todos os outros
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
A música do Queen que Freddie Mercury achava difícil até para Brian May superar
O clássico do Queen que Freddie Mercury escreveu numa sentada
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
O dia em que Eric Clapton se sentiu insultado por dois grandes guitarristas
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
Queen: ouça a voz isolada de Freddie Mercury em clássicos
O adeus de Freddie Mercury: O último show do Queen com sua formação clássica


