Quando Brian May levou Jimi Hendrix para tocar na escola por uma ninharia
Por Bruce William
Postado em 03 de abril de 2022
Há algumas semanas publicamos uma matéria sobre a obsessão de Freddie Mercury por Jimi Hendrix, que de acordo com seus colegas na escola de arte Ealing no final dos anos sessenta, mantinha contigo uma foto de seu ídolo Jimi Hendrix no espelho do quarto, e dizia que um dia seria tão famoso quanto o lendário guitarrista.
E agora eis que temos também a informação que Brian May contratou Jimi Hendrix para tocar na escola em que estudava em Londres em 1967: "Eu fazia parte do comitê de entretenimento da Imperial College", contou o guitarrista em entrevista para a Loudersound. "Trouxemos muitas grandes bandas como Steamhammer, America e Jimi Hendrix. Era meio que uma coisa de baile: você tinha três ou quatro bandas tocando em diferentes partes do salão. Pagamos mil libras para Jimi tocar naquela noite, e havia cerca de mil pessoas no lugar. Os ingressos custavam mais de uma libra, então a escola teve lucro", contou Brian.
Em seguida ele conta que também tocou no evento. "Foi antes do Smile (banda que seria o embrião imediatamente anterior ao Queen), na época de minha primeira banda, 1984. Tocamos numa salinha enquanto Jimi estava no salão principal, então de certa forma nós fomos uma de suas bandas de apoio. Eu lembro que estávamos no pequeno corredor nos bastidores entre o palco e o camarim de Jimi - que na verdade era a sala do clube de jazz onde eu e Roger Taylor tocamos juntos pela primeira vez. Havia meia dúzia de pessoas do lado de fora esperando e Jimi saiu do camarim de boa, perguntando: 'Onde é o palco, cara?' Nós conseguimos apenas apontar com o dedo. Ele era o cara mais maneiro do mundo, não há dúvida alguma sobre isso".
"Ficamos bem perto, na frente", continua Brian, descrevendo em seguida que Hendrix no palco absorvia a atenção de todos que estavam ali. "Ele começou tocando 'Foxy Lady', mexendo os dedos na corda muito, mas muito devagar, com aquilo construindo uma outra nota de feedback pra depois atingir um ponto onde estava tudo no volume máximo", prossegue o futuro guitarrista do Queen, que achou aquilo tudo, o riff fantástico, a performance, tudo simplesmente mágico, fantasmagórico.
Brian emenda: "Minha lembrança, de fato, é meio nebulosa. Eu fiquei um pouco assustado. Achava que podia tocar guitarra, achava que mandava até que bem, mas quando você vê Hendrix você pensa em desistir, ou em treinar muito mais", relembra Brian. "Olhei para ele, olhei o equipamento dele e pensei comigo mesmo 'Bem, ele é apenas um cara, e aquilo é apenas uma guitarra, e aquelas coisas são apenas os amplificadores'. Mas quando Jimi começava a tocar parecia um terremoto, e nem isso descreve o que era aquilo. Talvez fosse a fusão de um terremoto, uma orquestra e um turbilhão de sons. Parecia ser uma coisa mágica".
Curiosamente a reação da plateia não foi a reação que pensávamos, mas Brian explica: "Ninguém estava cantando junto. As pessoas não cantavam junto naquela época. Simplesmente isso não acontecia. Não era legal, em um show de rock, cantar junto com 'Purple Haze'. As pessoas eram bem mais inibidas, acho".
Por último, Brian diz: "Tocamos 'Purple Haze' naquela noite como uma espécie de homenagem a Jimi, e há rumores de que ele me viu tocando. Disseram que ele entrou, ficou na parte de trás e assistiu. Eu não fazia ideia disso", finaliza.
FONTE: Loudersound
https://www.loudersound.com/features/brian-may-i-paid-a-thousand-pounds-for-jimi-hendrix
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Os discos do Dream Theater que são os preferidos do baterista Mike Portnoy
"Enter Sandman", do Metallica, completa 800 semanas em parada britânica
A primeira música que Lars Ulrich, do Metallica, tocou ao vivo
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
Rafael Bittencourt diz que estava se reaproximando de Andre Matos antes da morte do vocalista
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich

Freddie Mercury era obcecado por Jimi Hendrix e se tornou rockstar por causa dele
Rob Dukes, do Exodus, gosta muito de álbum clássico do Queen
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
Queen revela conteúdo da caixa celebrando o álbum "Queen II"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
A ligação de Brian May com o Guns N' Roses que Slash desconhecia; "se eu soubesse..."
A "brilhante ideia" de Freddie Mercury que o Queen fez de conta que levou a sério - só que não
Cinco clássicos do Rock que ultrapassaram 2 bilhões de plays no Spotify
O álbum do Queen considerado "o mais bem gravado da história do rock" por Axl Rose em 87


