Quando Brian May levou Jimi Hendrix para tocar na escola por uma ninharia
Por Bruce William
Postado em 03 de abril de 2022
Há algumas semanas publicamos uma matéria sobre a obsessão de Freddie Mercury por Jimi Hendrix, que de acordo com seus colegas na escola de arte Ealing no final dos anos sessenta, mantinha contigo uma foto de seu ídolo Jimi Hendrix no espelho do quarto, e dizia que um dia seria tão famoso quanto o lendário guitarrista.
E agora eis que temos também a informação que Brian May contratou Jimi Hendrix para tocar na escola em que estudava em Londres em 1967: "Eu fazia parte do comitê de entretenimento da Imperial College", contou o guitarrista em entrevista para a Loudersound. "Trouxemos muitas grandes bandas como Steamhammer, America e Jimi Hendrix. Era meio que uma coisa de baile: você tinha três ou quatro bandas tocando em diferentes partes do salão. Pagamos mil libras para Jimi tocar naquela noite, e havia cerca de mil pessoas no lugar. Os ingressos custavam mais de uma libra, então a escola teve lucro", contou Brian.
Em seguida ele conta que também tocou no evento. "Foi antes do Smile (banda que seria o embrião imediatamente anterior ao Queen), na época de minha primeira banda, 1984. Tocamos numa salinha enquanto Jimi estava no salão principal, então de certa forma nós fomos uma de suas bandas de apoio. Eu lembro que estávamos no pequeno corredor nos bastidores entre o palco e o camarim de Jimi - que na verdade era a sala do clube de jazz onde eu e Roger Taylor tocamos juntos pela primeira vez. Havia meia dúzia de pessoas do lado de fora esperando e Jimi saiu do camarim de boa, perguntando: 'Onde é o palco, cara?' Nós conseguimos apenas apontar com o dedo. Ele era o cara mais maneiro do mundo, não há dúvida alguma sobre isso".
"Ficamos bem perto, na frente", continua Brian, descrevendo em seguida que Hendrix no palco absorvia a atenção de todos que estavam ali. "Ele começou tocando 'Foxy Lady', mexendo os dedos na corda muito, mas muito devagar, com aquilo construindo uma outra nota de feedback pra depois atingir um ponto onde estava tudo no volume máximo", prossegue o futuro guitarrista do Queen, que achou aquilo tudo, o riff fantástico, a performance, tudo simplesmente mágico, fantasmagórico.
Brian emenda: "Minha lembrança, de fato, é meio nebulosa. Eu fiquei um pouco assustado. Achava que podia tocar guitarra, achava que mandava até que bem, mas quando você vê Hendrix você pensa em desistir, ou em treinar muito mais", relembra Brian. "Olhei para ele, olhei o equipamento dele e pensei comigo mesmo 'Bem, ele é apenas um cara, e aquilo é apenas uma guitarra, e aquelas coisas são apenas os amplificadores'. Mas quando Jimi começava a tocar parecia um terremoto, e nem isso descreve o que era aquilo. Talvez fosse a fusão de um terremoto, uma orquestra e um turbilhão de sons. Parecia ser uma coisa mágica".
Curiosamente a reação da plateia não foi a reação que pensávamos, mas Brian explica: "Ninguém estava cantando junto. As pessoas não cantavam junto naquela época. Simplesmente isso não acontecia. Não era legal, em um show de rock, cantar junto com 'Purple Haze'. As pessoas eram bem mais inibidas, acho".
Por último, Brian diz: "Tocamos 'Purple Haze' naquela noite como uma espécie de homenagem a Jimi, e há rumores de que ele me viu tocando. Disseram que ele entrou, ficou na parte de trás e assistiu. Eu não fazia ideia disso", finaliza.
FONTE: Loudersound
https://www.loudersound.com/features/brian-may-i-paid-a-thousand-pounds-for-jimi-hendrix
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
Incite - banda de Richie Cavalera lança vídeo para "Chucked Off"
Carach Angren - Entre na floresta por sua conta e risco em "Lammendam"
Phil Collins diz que passou perto da morte; "Meus rins e fígado estavam dando sinais de falência"
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Aos 76 anos, Carl Palmer admite ter medo de morrer na estrada
Freddie Mercury era obcecado por Jimi Hendrix e se tornou rockstar por causa dele
As três músicas do Queen que Brian May coloca entre suas favoritas da banda
Brian May não considera o álbum mais vendido do Queen um trabalho comercial
A música emocionante dos anos 2000 que foi considerada a nova "Bohemian Rhapsody"
O clássico do Queen que melhor representa a banda, segundo Brian May
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
O solo mais complexo de Brian May segundo análise que vai além da dificuldade técnica
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
O cantor que gostaria de ser uma mistura entre Bon Scott e Freddie Mercury
Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilos


