Quando Brian May levou Jimi Hendrix para tocar na escola por uma ninharia
Por Bruce William
Postado em 03 de abril de 2022
Há algumas semanas publicamos uma matéria sobre a obsessão de Freddie Mercury por Jimi Hendrix, que de acordo com seus colegas na escola de arte Ealing no final dos anos sessenta, mantinha contigo uma foto de seu ídolo Jimi Hendrix no espelho do quarto, e dizia que um dia seria tão famoso quanto o lendário guitarrista.
E agora eis que temos também a informação que Brian May contratou Jimi Hendrix para tocar na escola em que estudava em Londres em 1967: "Eu fazia parte do comitê de entretenimento da Imperial College", contou o guitarrista em entrevista para a Loudersound. "Trouxemos muitas grandes bandas como Steamhammer, America e Jimi Hendrix. Era meio que uma coisa de baile: você tinha três ou quatro bandas tocando em diferentes partes do salão. Pagamos mil libras para Jimi tocar naquela noite, e havia cerca de mil pessoas no lugar. Os ingressos custavam mais de uma libra, então a escola teve lucro", contou Brian.
Em seguida ele conta que também tocou no evento. "Foi antes do Smile (banda que seria o embrião imediatamente anterior ao Queen), na época de minha primeira banda, 1984. Tocamos numa salinha enquanto Jimi estava no salão principal, então de certa forma nós fomos uma de suas bandas de apoio. Eu lembro que estávamos no pequeno corredor nos bastidores entre o palco e o camarim de Jimi - que na verdade era a sala do clube de jazz onde eu e Roger Taylor tocamos juntos pela primeira vez. Havia meia dúzia de pessoas do lado de fora esperando e Jimi saiu do camarim de boa, perguntando: 'Onde é o palco, cara?' Nós conseguimos apenas apontar com o dedo. Ele era o cara mais maneiro do mundo, não há dúvida alguma sobre isso".
"Ficamos bem perto, na frente", continua Brian, descrevendo em seguida que Hendrix no palco absorvia a atenção de todos que estavam ali. "Ele começou tocando 'Foxy Lady', mexendo os dedos na corda muito, mas muito devagar, com aquilo construindo uma outra nota de feedback pra depois atingir um ponto onde estava tudo no volume máximo", prossegue o futuro guitarrista do Queen, que achou aquilo tudo, o riff fantástico, a performance, tudo simplesmente mágico, fantasmagórico.
Brian emenda: "Minha lembrança, de fato, é meio nebulosa. Eu fiquei um pouco assustado. Achava que podia tocar guitarra, achava que mandava até que bem, mas quando você vê Hendrix você pensa em desistir, ou em treinar muito mais", relembra Brian. "Olhei para ele, olhei o equipamento dele e pensei comigo mesmo 'Bem, ele é apenas um cara, e aquilo é apenas uma guitarra, e aquelas coisas são apenas os amplificadores'. Mas quando Jimi começava a tocar parecia um terremoto, e nem isso descreve o que era aquilo. Talvez fosse a fusão de um terremoto, uma orquestra e um turbilhão de sons. Parecia ser uma coisa mágica".
Curiosamente a reação da plateia não foi a reação que pensávamos, mas Brian explica: "Ninguém estava cantando junto. As pessoas não cantavam junto naquela época. Simplesmente isso não acontecia. Não era legal, em um show de rock, cantar junto com 'Purple Haze'. As pessoas eram bem mais inibidas, acho".
Por último, Brian diz: "Tocamos 'Purple Haze' naquela noite como uma espécie de homenagem a Jimi, e há rumores de que ele me viu tocando. Disseram que ele entrou, ficou na parte de trás e assistiu. Eu não fazia ideia disso", finaliza.
FONTE: Loudersound
https://www.loudersound.com/features/brian-may-i-paid-a-thousand-pounds-for-jimi-hendrix
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música do Red Hot Chili Peppers inspirada em uma das Spice Girls
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
O comportamento dos metaleiros que faz o metal diminuir, segundo Jimmy London
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
A música revolucionária que o Guns N' Roses começou a criar num porão em 1985
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
Freddie Mercury era obcecado por Jimi Hendrix e se tornou rockstar por causa dele
A canção de Jimi Hendrix que Brian May se recusou a regravar
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Guitarrista do Twisted Sister cita Queen e Van Halen ao defender shows sem Dee Snider
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
O álbum do Queen que Brian May considera um erro
A opinião de Paul Rodgers sobre Adam Lambert como vocalista do Queen


