A opinião sincera de Joe Perry e Steven Tyler, ambos do Aerosmith, sobre o Kiss
Por André Garcia
Postado em 01 de abril de 2022
Aerosmith e Kiss são duas bandas surgidas no começo dos anos 70. Ambas tiveram uma longa e bem sucedida carreira marcadas por altos e baixos, mas ainda assim gravaram seu nome entre as maiores da história do rock americano. Entretanto, as semelhanças param por aí.
Rumores sempre apontaram que a relação entre elas era de rivalidade, mesmo após fazerem uma turnê juntas em 2003. Mas, afinal de contas, o que realmente pensam sobre o Kiss os líderes do Aerosmith, Joe Perry e Steven Tyler? Isso é o que revelou o site rocknrollgarage.com.
Em entrevista à rádio The Bone, na Flórida, em 2012, Steven Tyler falou que o Kiss era uma "banda de histórias em quadrinhos [com] caras gozadas e uns dois hits". Essa animosidade é coisa antiga, como o vocalista revelou em outra entrevista, para o The Cowhead Show: "Eu lembro que quando nós tocamos com o Kiss, lá para 1976, por aí, um de nossos roadies entrou numa briga de faca com um cara deles. Eu odeio eles desde então."
Tyler até já declarou gostar de Paul Stanley e Gene Simmons como pessoas, e se referiu a eles como "gente boa", mas quando o assunto é música, a história é outra. "Um lick do Kiss e um lick de Joe Perry — dois mundos diferentes. E eu, dependendo do dia, fico até ofendido. Eu ouço aquilo e fico, tipo: 'Beleza, mas eles estão sendo realmente sinceros?' e 'Qual é a desses caras?' É por isso que o Aerosmith está aí desde sempre. Nós realmente nos levamos a sério."
O guitarrista Joe Perry não pegou tão pesado com o Kiss quanto seu parceiro, mas também não fez qualquer questão de esconder seu desprezo. "São dois animais diferentes", disse ele. "[Kiss] seguiu o caminho teatral e usava o rock n Roll como trilha sonora. Para o Aerosmith, a música é nosso show. São duas coisas totalmente diferentes", concluiu.
Paul Stanley responde
Em 2012 o guitarrista do Kiss Paul Stanley respondeu a essas declarações se esquivando do confronto. Em entrevista para a Rockline ele colocou panos quentes no assunto e compartilhou sua teoria sobre o motivo das palavras de Tyler:
"Olha, eu amo Steven e Joe, e o Aerosmith é uma grande banda. Talvez Steven esteja um pouco cheio de si porque ele está lançando um álbum. O fato é que fizemos uma turnê conjunta em 2003 e tudo foi dividido meio a meio. Mas Steven queria muito e fez questão de fechar o show. Eu realmente não ligo. Afinal de contas, de um jeito ou de outro você vai subir no palco e tocar."
"Então tanto faz se você toca antes ou depois de nós", continuou Stanley. "Dito isso, ele certamente ficou mordido na época. Há algum tipo de animosidade ou menosprezo pelo Kiss. O que posso dizer é que eu não me sentir mal em ver eles tocarem depois da gente para uma plateia desapontada, e ver as pessoas indo embora", alfinetou.
A turnê conjunta de 2003
O Aerosmith, que abriu alguns shows para o Kiss nos idos dos anos 70, em 2003 fez uma turnê conjunta com eles. No entanto, a falta de sintonia já ficava claro no nome da excursão: Enquanto o Kiss a chamava de "World Domination Tour", o Aerosmith chamava de "Rocksimus Maximus Tour".
Para promover as apresentações, os guitarristas Paul Stanley e Joe Perry deram uma entrevista juntos, e foram questionados sobre quem iria fechar o show. "É um show dividido", respondeu Perry. "É só uma questão técnica quem toca primeiro e quem toca depois. Nós vamos ter que suceder esses caras toda noite, o que é uma dureza."
Stanley complementou a resposta dizendo: "A Lei de Newton já dizia que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Então nós resolvemos isso, e o que realmente importa é que os fãs verão aquelas que provavelmente são as duas maiores bandas de rock dos Estados Unidos dos últimos 25 anos, e na mesma noite. Não tem como isso ser ruim! Ambas as bandas possuem um tremendo respeito mútuo. Sabe, nossas abordagens são diferentes, mas nossas raízes são as mesmas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Por que o Genesis nunca deve se reunir com Peter Gabriel, segundo Phil Collins
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Yungblud cancela turnê de 2025 por motivos de saúde
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Regis Tadeu explica como o Aerosmith gravou seus dois maiores álbuns
A banda que deixou o Aerosmith confuso em 1974; "É isso que o rock vai virar?"
Steven Tyler explica porque recusou ser vocalista do Led Zeppelin


